Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Problema para acessar somente os roteadores em outra VLAN ou via VPN

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    11 Posts 2 Posters 2.3k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • L Offline
      LFCavalcanti
      last edited by

Olá!

O problema é na configuração dos roteadores.

O roteador vai recusar acesso a interface de gerenciamento via Browser se a subrede for diferente da dele. Ou seja, se o IP do roteador for 192.168.0.10 e sua estação estiver na VLAN200 com IP 10.150.10.50, ele interpreta como sendo uma tentativa de acesso externo.

A maioria dos roteadores possui uma configuração para acesso remoto, ali você pode configurar quais IPs de origem ele vai aceitar acesso.

–

Luiz Fernando Cavalcanti
      IT Manager
      Arriviera Technology Group

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • P Offline
        philippeliso
        last edited by

Olá Luiz,

Tem dois fatores que me fazem acreditar que não seja isso que vc falou:

1 - Eu subi um Linux com o OpenVpn instalado, direto, e através desse túnel eu consigo acessar todos dispositivos da minha rede, inclusive os roteadores. Pelo OpenVpn do PF não, acesso somente máquinas, impressoras, os roteadores não consigo acesso.

2 - Creio que não precise mexer nos roteadores pelo fato acima e também pq eu não utilizo a porta WAN destes roteadores, eu apenas desativo o dhcp deles, e coneto um cabo em uma das 4 LAN disponíveis.

Obs: Já tentei tudo q é config nos roteadores, desativando seus firewalls e filtros.

Vlw!

• L Offline
          LFCavalcanti
          last edited by

@philippeliso:

Olá Luiz,

Tem dois fatores que me fazem acreditar que não seja isso que vc falou:

1 - Eu subi um Linux com o OpenVpn instalado, direto, e através desse túnel eu consigo acessar todos dispositivos da minha rede, inclusive os roteadores. Pelo OpenVpn do PF não, acesso somente máquinas, impressoras, os roteadores não consigo acesso.

2 - Creio que não precise mexer nos roteadores pelo fato acima e também pq eu não utilizo a porta WAN destes roteadores, eu apenas desativo o dhcp deles, e coneto um cabo em uma das 4 LAN disponíveis.

Obs: Já tentei tudo q é config nos roteadores, desativando seus firewalls e filtros.

Vlw!

Meu caro, esse servidor Open VPN, são clientes que se conectam a ele direto certo? O IP deles não é na mesma subrede dos roteadores?

–

Luiz Fernando Cavalcanti
          IT Manager

• P Offline
            philippeliso
            last edited by

Sim, o OpenVpn do PF conecta pelo ip 192.168.15.0/24 na rede 192.168.0.0/24, sem problemas, acesso tudo, somente os Roteadores que não acesso.

Como disse anteriormente, Eu subi uma maquina Linux com o OpenVpn server para Linux, configurei pra conectar com esse ip tb 192.168.15.0/24 na rede 192.168.0.0/24 e eu consigo acessar tudo, inclusive os Roteadores entendeu?

Somente pelo Openvpn do PF ( e via VLAN 10.150.10.0/24) não consigo acessar os Roteadores, os outros dispositivos eu pingo e acesso normal sacou?

;)

• L Offline
              LFCavalcanti
              last edited by

Você não consegue ao menos resposta de ping desses roteadores pela VPN?

Se respondem a Ping, seu NAT está ok. Se você chega na tela de configuração dos roteadores via Browser, mas o roteador da acesso negado, é problema na configuração do roteador.

–

Luiz Fernando Cavalcanti
              IT Manager

• P Offline
                philippeliso
                last edited by

Cara, ele não responde ping e não é NAT.

Estou na rede VPN ou na VLAN200, tanto faz, ambas não acessam os roteadores, porem acessam os demais outros dispositivos.

Entendeu?

Na VPN e na VLAN200 eu tenho uma config de firewall para poderem acessar tudo ad LAN, só q os ips dos roteadores nao responde, somente eles!

• L Offline
                  LFCavalcanti
                  last edited by

Olá!

Olha, se você acessa tudo entre as redes, está claro que não é algo que possa ser configurado no PFSense. Volto a dizer, isso me parece configuração de segurança nas interfaces dos roteadores.

Abra eles, procure a configuração de acesso remoto a interface Web deles, coloque como permitida uma ou todas essas subredes fora a que eles fazem parte e ai faça o teste.

–

Luiz Fernando Cavalcanti
                  IT Manager

• P Offline
                    philippeliso
                    last edited by

Luiz, vc não está entendendo.

Pra fazer o teste, em outra rede, eu subi um servidor VPN, OPENVPN, diretemanete num Ubuntu Server 12.04.1 e através deste, eu acessei a rede COMPELTAMENTE, todos os servers, impressoras, ROTEADORES, ABSOLUTAMENTE TUDO!

Por isso continuo batendo na tecla que é o PFSENSE.

Porque raios funcionaria num openVpn puro no linux e não no openvpn do PF?

Ja verifiquei a configuração dos roteadores amigo, sem sucesso.

Espero que tenha entendido dessa vez.

• L Offline
                      LFCavalcanti
                      last edited by

Bom dia!

Em primeiro lugar, cuidado com o tom ao falar com as pessoas no fórum, ninguém aqui é empregado da ESF, mantenedora do PFSense, somos todos usuários e/ou colaboradores do projeto. Postar aqui é voluntário.

Segundo, se você está tão seguro que o problema é no PFSense, desenhe um diagrama de topologia de rede demonstrando suas subredes, os roteadores e o pfsense no meio. Poste também imagens das configurações do OpenVPN, de NAT Outbound, Regras de Firewall nas interfaces envolvidas, inclusive a da VPN.

EDIT: No diagrama, pelo menos um dos roteadores e seu IP.

–

Luiz Fernando Cavalcanti
                      IT Manager

• P Offline
                        philippeliso
                        last edited by

Acredito mesmo que seja alguma config específica do PF, por conta do teste que fiz num OpenVpn Server direto no Linux. O que reforça também que seja no PF é o fato do problema acontecer tb entre a comunicação entre LAN e VLAN, comunico com todos os ips, exceto os de roteadores.

Desculpe o "tom", realmente não foi a intenção.

Irei desenhar o diagrama para facilitar.

Vlw!

• First post
                          Last post
                        Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.