Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Ao Reiniciar o Modem roteado gateway do PFsense fica offline.

Portuguese
    4
    6
    1.4k
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • X
      Xpress
      last edited by

Bom dia a todos estou começando a mexer nessa fantástica distribuição e tenho gostado muito de estudar por ela.

Só que tenho corrido muito atrás da questão do modem que me despertou esses dias.

Ao reiniciar o modem com o PFsense ligado e quando o modem estabelece a conexão. O DHCP da wan do pfsense não carrega a única resolução foi eu reiniciar o pfsense com o modem já ligado e ae ele conseguiu estabelecer conexão com o dhcp, ou seja, ele conseguiu pegar o ip do modem roteado.

A minha grande preocupação é colocar em uma empresa que estou preste a colocar pois ficar fazendo esse procedimento de reiniciar o servidor do pfsense não ficará nada agradavel ao cliente.

Acredito no potencial de muitas pessoas aqui no forum do pfsense que irão poder me ajudar a dar uma solução dessa situação desde já fico no aguardo abraço a todos.

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • X
        Xpress
        last edited by

Poxa esperava ter uma atenção há dias venho tendo dificuldade com essa situação e ainda não obtive resposta de ninguém no fórum desde já agradeço a atenção.

• T
          tomaswaldow
          last edited by

Olá, em vez de usar DHCP na WAN não pode colocar um IP estático? Não sei se entendi bem seu problema, mas já aconteceu comigo, então sempre deixo IP fixo.

Tomas @ 2W Consultoria

• T
            tomaswaldow
            last edited by

Outra solução seria colocar o modem em bridge e fazer o PFsense autenticar. Se for ADSL ele faz o PPPOE em vez do modem.

Tomas @ 2W Consultoria

• B
              brunopinheiro
              last edited by

Bom dia Xpress,

1- Dependendo do tempo de conceção, voce não terá problemas quanto a reinicialização. Vamos supor que o tempo de concessão é de 24h e voce reinicia seu modem durante esse periodo, o modem permancerá com esse IP. Claro, para isso o IP entregue pelo provedor deve ser fixo (que não mude após a reinicialização do modem).

2- Outra opção que é possivel executar é solicitar a renovação de endereçamento da placa de rede. Para isso siga os seguintes passos:

No pfsense

• Navegue até "Status" > "Interfaces";
              • Localize a interface que está configurado o dchp_client;
              • Clique no botão "renew". (em anexo um exemplo)

Dessa forma ele enviara um dchp request em broadcast.

3- A solução que o nosso amigo Tomas Waldow citou é muito interessante. Estude a respeito sobre deixar o pfsense autenticar com seu provedor.

Desculpe-nos quanto a demora, continue confiando na comunidade.

Aguardamos sua interação aqui no forum.

Grande abraço.

att.

Bruno Pinheiro

• J
                juninhoandrade
                last edited by

Vai em System > Routing  e cria o Gateway da sua conexão no caso de NAT

Se for PPPOE

Interface > PPPs e cria o PPPOE e seleciona  na interface qual é o PPPOE para se conectar

• First post
                  Last post
                Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.