Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

O Traffic Graph não exibe alguns Hostnames

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    6 Posts 2 Posters 1.1k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • B Offline
      brunoverdi
      last edited by

Caros, bom dia

Utilizo o Pfsense na empresa e possuo o DNS Forwarder (masq) configurado, assim como utilizo o serviço de DHCP do meu próprio Pfsense.
      Porém, tenho observado que nos gráficos de tráfego, ele não exibe alguns hostnames e coloca o IP deles ao invés, sendo que eles já estão todos configurados com hostname na pŕopria máquina e também no DHCP (DHCP Leases mostra corretamente o IP vinculado a determinado hostname).

Segue imagem em exemplo.

Vocês sabem o que porque isto ocorre?

Aguardo

Atenciosamente
      ![Traffic Graph.png_thumb](/public/imported_attachments/1/Traffic Graph.png_thumb)
      ![Traffic Graph.png](/public/imported_attachments/1/Traffic Graph.png)

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • B Offline
        brunopinheiro
        last edited by

Bom dia

essa tradução nada mais é do que a consulta dns do tipo PTR (reverso). Como ele traz alguns e outros não, provavelmente seu pfsense está apontando para o seu servidor de dns interno. (deixe como primário do pfsense)

sabendo disso e supondo que voce utilize dhcp do windows integrado com o dns, verifique as configurações de escopo do seu servidor dhcp conforme a imagem 1

Se estiver parecido, altere as opções é faça os testes.

Outra forma de saber, se está ok o seu servidor dns e a culpa for do pfsense, é verificar as zonas de pesquisas inversas no seu servidor de DNS. Pegue um dos IPs que não resolveu para o nome e verifique se possui entrada no servidor. imagem 2. Se tiver entrada no dns então o problema não é dns.

Outra forma de verificar é a partir do terminal do pfsense, digitar o seguinte comando:

dig @ip_do_servidor_dns -x 192.168.101.115

O resultado deve ser o hostname.

att,

Bruno Pinheiro.

imagem1.JPG
        imagem1.JPG_thumb
        imagem2.JPG
        imagem2.JPG_thumb

• B Offline
          brunoverdi
          last edited by

Obrigado pelas sugestões e realmente não estava apontando para o primário (Pfsense)

Isso já solucionou praticamente todos (resolveu a maioria dos IPS, exibindo seu hostname). Os que não foram resolvidos foram os IPs que estão utilizando o Wireless… Mas creio que seja config do próprio router ou AP

Obrigado mais uma vez

Atenciosamente

• B Offline
            brunopinheiro
            last edited by

Obrigado voce por reportar a solução aqui no forum, essa interação é muito importante.

verifica quem é o dhcp da wireless. Qualquer coisa deixa o router como A.P. (bridge)

abraços.

att,

Bruno Pinheiro

• B Offline
              brunoverdi
              last edited by

Opa, faço questão de reportar sim pois eu sei como é quando estamos procurando algo e encontramos, porém não dizem a solução, rs

Bom, quanto ao Wireless, o DHCP é o próprio Pfsense… De fato, eu preciso atualizá-lo aqui na empresa.. Ele ainda está na 2.1-BETA1.

Posteriormente, se surgirem soluções quanto a esta parte, eu postarei aqui, sem dúvidas.

Obrigado!

• B Offline
                brunoverdi
                last edited by

Pessoal só para finalizar isso…

As sugestões do Bruno Pinheiro solucionaram o problema.
                Atualizei o Pfsense para a última versão e o problema também não ocorre mais

Atenciosamente

• First post
                  Last post
                Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.