LAN -> DMZ
-
Prezados Colegas, Boa noite. Quero saber se alguém pode me ajudar? Pois bem, estou tentando fazer comunicação com minha DMZ, como podem observar as regras no anexo, o que está acontecendo é o seguinte. Os hosts da DMZ se comunicam com minha LAN16 porém o inverso não acontece, sabem o porque isso está ocorrendo? A minha ideia é fazer exatamente o contrário, quero que todos os host da LAN16 se comunicam com DMZ e os os hosts da DMZ apenas saiam para WAN, como devo proceder? Obs: As interfaces estão no mesmo switch. Obrigado. ```![AcessoDMZ.png](/public/_imported_attachments_/1/AcessoDMZ.png) ![AcessoDMZ.png_thumb](/public/_imported_attachments_/1/AcessoDMZ.png_thumb)
-
- Possui VLAN?
- Esse é o unico gateway para ambas as redes?
- Os hosts da rede LAN16 estão com o gateway configurado?
- O acesso a partir dos hosts da rede LAN16 é feito via IP ou algum dns?
Post aqui o endereçamento de rede de suas redes. Se possível, post aqui a saída do seguinte comando:
netstat -rn
att,
Bruno Pinheiro.
-
Bruno, obrigado pelo retorno…vamos lá, respondendo o seu questionamento segue abaixo.
- Possui VLAN? (Não)
- Esse é o unico gateway para ambas as redes? (Não, Para LAN16 utilizo 172.16.0.1 e para DMZ 172.20.0.1)
- Os hosts da rede LAN16 estão com o gateway configurado? (SIM)
- O acesso a partir dos hosts da rede LAN16 é feito via IP ou algum dns? (VIA IP)
Obrigado!
-
- Esse é o unico gateway para ambas as redes? (Não, Para LAN16 utilizo 172.16.0.1 e para DMZ 172.20.0.1)
Voce tem um pfsense servindo como gateway para as duas redes (esses dois gateway se referem a mesma maquina), certo?
aguardo,
att,
Bruno Pinheiro
-
Olá Bruno, sim tenho um pfsense servindo como gateway para as duas redes e são da mesma máquina.
-
Entendi, vamos fazer assim, para tentar ajudar melhor precisamos compreender seu cenário. Se você achar cômodo, post aqui os arquivos route.txt, nat.txt, rules.txt. Para isso use os seguintes comandos:
netstat -rn > route.txt
pfctl -sn > nat.txt
pfctl -sr > rules.txt
abraços.
att,
Bruno Pinheiro.
-
Bruno,
Bom dia.
Antes de postar os arquivos solicitado, me tire uma dúvida. Porque que só nessa interface aparece essa primeira regra de Anti-Lockout? Acredito que seja isso que esteja interferindo. Veja o anexo.
Abraços.
-
Olá colega,
desculpa a demora, correria do trabalho.
A regra informada é criada por padrão na instalação inicial do pfsense. Esta regra é para garantir que você não bloqueie seu próprio acesso (anti lockout). Note que é pass, liberação. Isso é algo passivo, não altera nada. Pode-se ser desabilitado em "System > Advanced > Admin Access > Anti-lockout". Se deseja desabilitar, não esqueça de adicionar a liberação manual de seu acesso ao PFsense.
att,
Bruno Pinheiro
-
Boa tarde,
Iniciei os trabalhos com pfSense a pouco tempo, e estou com um problema parecido com este.
Tenho 4 interfaces de Rede, aonde uma é o Gateway, uma é a rede de servidores (DMZ), e as outras duas são LANs separadas, denominadas de LAN1 e LAN2.
Preciso que a LAN1 tenha acesso a DMZ porem a DMZ não pode acessar as LANs.
Criei diversas regras, inclusive como o colega tt0001 mostrou acima, porem sem nenhum sucesso.
Existe algum outro passo a ser feito antes?
Como está criada esta regra está correta?Desde já, muito obrigado!