Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Problema com Failover - HELP

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    17 Posts 3 Posters 2.7k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • C Offline
      cleio
      last edited by

JUnior, obrigado pela atencao.

Achei o erro hoje pela manha, o IP estava errado do  monitor IP na WAN1.
      As configuracoes de failover TIER estao corretas, [unica coisa que est[a diferente do que voce me orientou a fazer eh esta alteracao: System > advanced >Firewall NAT  marca a Disable reply-to on WAN rules

Nos teste que estou fazendo agora a tarde o failover esta se comportando bem, porem quando o segundo link assume algumas paginas apresentam erro, nao resolvem, estou verificando mas acho que e o squid.

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • V Offline
        vlcunes
        last edited by

Caro WTF_Cléio, seu failover está funcionando junto com o squid? Caso sim, me ajude informando como foi feito.

O failover trabalha com a troca dos links, porém aqueles usuários que passam pelo proxy, não conseguem navegar.

• C Offline
          cleio
          last edited by

vlcunes, at[e o momento nao tinha ciencia que o squid transparente nao funciona quando ocorre a troca dos links (pelo menos foi o que li em foruns ate o momento).
          Estou certo sobre est[a afirmacao? realmente nao funciona em modo transparente?

• J Offline
            juninhoandrade
            last edited by

@WTF_Cléio:

vlcunes, at[e o momento nao tinha ciencia que o squid transparente nao funciona quando ocorre a troca dos links (pelo menos foi o que li em foruns ate o momento).
            Estou certo sobre est[a afirmacao? realmente nao funciona em modo transparente?
            [/quote]

Funciona.

• C Offline
              cleio
              last edited by

Junior Andrade, poderia nos dar uma luz (mais uma), percebi que se reinicio o servi;o do squid, a internet funciona, navega normalmente com link de bkp ativo.
              Creio que seja alguma pequena configura;áo ja que voce disse que funciona..

• V Offline
                vlcunes
                last edited by

Junior,

Você sabe como como eu posso configurar failover com squid (não transparente) sem apresentar problemas? Se possível, me mande print.

Configurei o failover, mas só funciona bem para os clientes que estão fora do proxy.

• J Offline
                  juninhoandrade
                  last edited by

@vlcunes:

Junior,

Você sabe como como eu posso configurar failover com squid (não transparente) sem apresentar problemas? Se possível, me mande print.

Configurei o failover, mas só funciona bem para os clientes que estão fora do proxy.

Qual versão está usando?

• C Offline
                    cleio
                    last edited by

Alterei as configuracoes seguindo o passo a passo que o Lcavalcante descreve nesta postagem:

https://forum.pfsense.org/index.php?topic=63197.0

mesmo assim nao funcionou aqui, configurei como load e somente failover mas nao navega quando link de bkp assume..

• J Offline
                      juninhoandrade
                      last edited by

@WTF_Cléio:

Alterei as configuracoes seguindo o passo a passo que o Lcavalcante descreve nesta postagem:

https://forum.pfsense.org/index.php?topic=63197.0

mesmo assim nao funcionou aqui, configurei como load e somente failover mas nao navega quando link de bkp assume..

faz o que eu disse e renicie o PFsense.

• V Offline
                        vlcunes
                        last edited by

Junior,

A versão do PFsense que estou usando é 2.1.2 Release (i386).

• J Offline
                          juninhoandrade
                          last edited by

@vlcunes:

Junior,

A versão do PFsense que estou usando é 2.1.2 Release (i386).

eu to com a mais recente 64bits

• C Offline
                            cleio
                            last edited by

Montei um ambiente virtualizado para continuar testando, realizei algumas configurações que ainda nao havia testado como por exemplo do amigo FelipeOrtega neste tópico: https://forum.pfsense.org/index.php/topic,37776.0.html

…..e nada, continuo na saga, rs

• C Offline
                              cleio
                              last edited by

Passei o sábado revirando o fórum atrás de soluções, e eis que achei algo que funcionou no meu ambiente virtualizado.

Agora esperar até segunda pra fazer no cliente, confiante!

link do tópico que utilizei, amigo Brenouni: https://forum.pfsense.org/index.php?topic=72174.0

• C Offline
                                cleio
                                last edited by

Pessoal boa tarde!

Realizei as configura;óes conforme o Brenouni passou no topico do link, porem ainda continuo com problema..

Percebi o seguinte, quando derrubo o link principal, o de de bkp assume, e verificando as rotas, o link de bkp assume como sendo o default naquele instante, durante esse tempo (mais ou menos 60 seg.) as maquinas navegam normalmente, apos os 60 seg mais ou menos, o gw do link bkp some da tabela de roteamento e as maquinas param de navegar, fiz diversos testes e eh sempre assim.

Ja testei o squid, squid3, e mesma coisa, o que percebi tambem eh que o servidor tmb fica sem acesso a internet, e so volta a internet (link de bkp) caso restarte o squid, altere qualquer coisa, volta..

Testei o failover sem squid, (desinstalei o pacote) e funciona normalmente a troca dos links..
                                Nao tenho mais ideia do que testar, alguma luz?

1.JPG_thumb
                                1.JPG
                                2.JPG
                                2.JPG_thumb

• V Offline
                                  vlcunes
                                  last edited by

Estou usando a versão 2.1.2 release (i386) e sofro com o mesmo problema.

• First post
                                    Last post
                                  Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.