Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Problemas com acesso externo WAN

Portuguese
    3
    17
    5.5k
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • E
      ejales
      last edited by

Olá pessoal,

Estou com um problema que realmente não estou achando solução.

Configurei o servidor em minha residência. Tenho um link com a NET e acessava o pfsense diversas vezes pela wan address.
      Com o servidor já configurado fui colocá-lo em produção.
      Na empresa onde foi instalado o servidor, eles possuem um link adsl com a operadora OI. Configurei um DDNS e fiz o NAT para acessar determinados serviços de outros servidores que se encontram na DMZ.
      O DDNS apresenta o ip externo correto (ficando verde) e o servidor, ou quem esta atrás dele, navega conforme o planejado.
      O problema fica por conta de acessar a wan address de outro local. O protocolo que esta sendo usado é o https e já fiz o teste colocando qualquer protocolo e qualquer origem para acessar a wan address pelo ip ou pelo dns e nada. Engraçado é que o NAT faz correto(tudo que chegar na wan address na porta 3389 vai 172.20.0.2 na porta 3389) pelo ip ou pelo dns.
      Para acessar o pfsense eu tenho que acessar outro servidor pelo nat e deste servidor eu acesso o pfsense.

Fiz o teste também do modem ser roteado e o direcionamento de portas ficar por conta do modem, mas novamente só acesso atrás do NAT e nada para wan address.

Alguém já passou por isso?

Att,
      ejales

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • marcellocM
        marcelloc
        last edited by

Já monitorou via tcpdump se o pacote está chegando? Talvez exista bloqueio para a 443 na operadora.

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• E
          ejales
          last edited by

Pensei também que fosse isso.
          Instalei um apache na DMZ e fiz o redirecionamento: tudo q chegar na wan address:443 enviar 172.20.0.3:443 e funcionou, mas para a wan address ou mesmo dmz address (nat) não vai…

• marcellocM
            marcelloc
            last edited by

Pode postar um print das suas regras de wan(mascarando ips reais)?

• E
              ejales
              last edited by

Coloquei também as regras de nat. Essas regras estão funcionado.

rules-wan.png
              rules-wan.png_thumb
              nat.png
              nat.png_thumb

• J
                johnnybe
                last edited by

Nunca precisei fazer NAT para acessar o pfSense externamente. Basta regra na interface WAN.

you would not believe the view up here

• marcellocM
                  marcelloc
                  last edited by

Nem eu.

• J
                    johnnybe
                    last edited by

Só para ilustrar, nesse link abaixo tem print da configuração na interface WAN para acesso remoto:
                    http://forum.pfsense.org/index.php/topic,51829.msg277366.html#msg277366

• E
                      ejales
                      last edited by

Mas eu n fiz NAT para acessar o pfsense. Esse nat acessa outro servidor.
                      Como só tenho 1 ip público e serviços q eu quero acessar externamente fiz o NAT.
                      Supondo assim:
                      Pfsense - wan address do momento 187.22.44.55
                                     - dmz address 172.20.20.1

Servidor windows -ip 172.20.20.2 portas 3389 e 443.

O nat funciona para acessar essa máquina windows. Funciona perfeitamente, mas a wan address n acessa.
                      Achei muito estranho porque essa mesma configuração eu fiz na minha residência antes de levar para a empresa. A única mudança está em relação a operadora de internet…

• marcellocM
                        marcelloc
                        last edited by

Estranho mesmo.

Confere se você não habilitou(ou deixou de desabilitar) nada que possa atrapalhar a regra da wan como um nat por exemplo.

• E
                          ejales
                          last edited by

Marcello,

Não alterei nenhuma configuração na wan ao levar para empresa.
                          Onde posso ver se tem algo que estaja barrando algo na WAN?

Att,
                          ejales

• J
                            johnnybe
                            last edited by

@ejales:

Achei muito estranho porque essa mesma configuração eu fiz na minha residência antes de levar para a empresa. A única mudança está em relação a operadora de internet…

Então, pelo que entendi, antes na sua residência você usava NET, operadora a cabo. E agora, na sua empreesa? É ADSL? Se for, o modem está em bridge ou o modem está discando a conexão PPPOE?

• E
                              ejales
                              last edited by

johnnybe,

Exatamente. Quanto ao modem eu fiz dos 2 jeitos, tanto bridge como roteado.

Outra coisa interessante que acontecia:
                              Quando eu usava o modem roteado, o pfsense pegava dhcp normalmente. Só que acontecia o mesmo problema de não acessar a wan address mesmo redirecionando pelo modem. Ao retornar para modo brigde e fazer as configurações PPPoE no pfsense ele acusava que a interface estava ativa (seta verde na dashboard) mas com o IP 0.0.0.0. Mesmo indo em Status -> Interfaces e colocando para ele discar novamente não ia. Eu tinha tirar o cabo do pfsense q recebia do modem e colocá-lo diretamente no meu computador e fazer a configurações PPoE no mesmo. Assim, eu consegui conectar o meu computador. Quando retornava o cabo para o pfsense, ele conseguia fazer a conexão e assim pegar um ip real. Isso aconteceu por 2 vezes.

Detalhe que esse já é o segundo modem… :(

Att,
                              ejales

• J
                                johnnybe
                                last edited by

E nesse momento, afinal, quem está fazendo a conexão PPPOE? Se for o modem, então seu problema é de NAT, uma vez que o modem estará lhe entregando um IP privado na interface WAN.

Num de meus clientes com ADSL Gigabit, a máquina com o pfSense tem uma NIC onboard Atheros 10/100. Nem a pau eu consegui fazer essa NIC onboard estabelecer conexão PPPOE quando ela estava como interface WAN. Por sinal, logo que o pfSense começava a carregar, as luzes da placa apagavam e, pela GUI, dava pra ver essa interface como inexistente, desabilitada, ou algo assim. Me lembro que tinha um ícone "x", nessa interface. E no modem também se via as luzes apagadas.

A solução foi inverter a interface WAN pela segunda NIC que seria a LAN, no caso uma Realtek Gigabit. Pode ser que o seu caso seja o mesmo. Ou então, algum erro de configuração na conexão PPPOE do próprio pfSense. O caso é que, após configurar a interface WAN pela NIC Realtek, tudo funcionou como deveria. E olha, não sou nem um pouco fã de Realtek, pelo contrário.

Dá pra conviver com o modem fazendo a conexão PPPOE? Dá, mas requer "double NAT" na maioria dos casos. Ou seja, muitas regrinhas que poderiam ser evitadas e tornam a administração mais difícil.

• E
                                  ejales
                                  last edited by

Atualmente quem faz a conexão PPoE é o pfsense. :-
                                  Boa dica essa de trocar as NICs. Tenho 2 onboard (ao qual esta ligado o modem) e uma offboard (não me recordo a marca).
                                  Vou fazer esse teste da troca e posto aqui o resultado!

Att,
                                  ejales

• E
                                    ejales
                                    last edited by

Só mais uma dúvida.
                                    Existe algum bloqueio do pfsense em relação a WAN address ser PPP? Por causa da máscara 255.255.255.255?

Att,
                                    ejales

• marcellocM
                                      marcelloc
                                      last edited by

até onde sei não…

• First post
                                        Last post
                                      Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.