SQUID causando lentidão (RESOLVIDO)
-
Boa noite galera.
Seguinte, instalei o PFSense 2.1.5-RELEASE e adicionei os seguintes pacotes Squid e Lightsquid.
Já pesquisei aqui no fórum e por enquanto não consegui solucionar o problema. Estou há umas 4h pesquisando sobre isso e até agora nada. O problema é que com o Proxy habilitado a internet fica lenta, alguns sites demoram pra carregar, como o site da globo, hotmail não entra, facebook não carrega algumas imagens, sem o Proxy funciona 100%. -
Boa noite amigo qual as versões exatas dos pacotes Squid e Lightsquid???
tem uma opção no squid para suprimir relatórios, assim se naum me engano vai para o lightsquid….
-
Squid3.
Desinstei o Lightsquid e continua com a mesma lentidão. -
Se puder colocar suas configurações do Squid é bom. Pode ter um detalhe aí que não está vendo.
-
Boa tarde Tomaz. Como que faço para colocar a configuração do Squid aqui? Pode ser Print?
-
Você pode anexar as imagens usando a opção !Attachments and other options" logo abaxio da caixa de texto;
-
Vou fazer isso.
Primeiro preciso fazer meu Server subir, ontem estava fazendo vários testes e quando fui reiniciar ele estava com o seguinte erro ROOT MOUNT ERROR e não inicia o PFSense. Vou reinstalar o sistema, se souber como solucionar isso já me ajuda e eu não preciso reinstalar…rsrsrsObrigado Tomaz, já que eu posto as imagens das configurações do Squid aqui.
-
Tomaz reinstalei o PFSense.
Segue as configurações em anexo do Squid, veja se precisa de mais alguma informação.
-
Segue….
-
Segue….
-
Memory Cache Size: muito baixo, 8MB, pode colocar uns 25% da RAM total e vai vendo o consumo de memoria geral do PFSense, se ver que está baixo pode aumentar, no máximo até 50%;
Maximum object size: esse eu tenho bem mais alto, pode colocar uns 512, quer dizer que só objetos acima disso serão salvos no disco;
em System: Advanced: System Tunables: altere o vfs.read_max para 128;
Se não der certo faça um teste e desligue o cache em disco para ver se não é alguma coisa com ele;
-
Vou testar aqui Tomaz, obrigado pela atenção e pelas informações detalhadas.
-
Tomaz fiz os procedimentos. O que ajudou um pouco foi desabilitar o cache no disco. Os sites que eu percebi que estavam com problema era o hotmail que não abria e o site da globo que demora um eternidade. Testei no internet explorer e funciona normal com o Proxy habilitado, porém no google chrome não funciona. Se desabilitar o Proxy funciona normalmente nos 2 navegadores.
Acha que devo voltar para a versão mais antiga do PFSense? -
Vou atualizar um servidor que tenho proxy pra ver o que acontece, não sei te dizer que voltar resolve.
-
Tem algum canal para eu conseguir fazer o download da versão antiga do PFSense? Tentei procurar na internet e não encontrei, vou continuar tentando…..
De qualquer forma segue o erro que da no PFSense ao tentar acessar o site da globo....
-
Tente usar a versão squid3-dev, para ver se resolve, é a que estou usando.
-
Bom dia.
Vou instalar pra ver como que vai ficar com o squid3-dev
-
Eu cada dia uso menos cache em disco, muita coisa migrando para HTTPS, como não faz cache não adianta muito.
-
Sem chance Tomaz, não funcionou com o squid3-dev, mesmo problema.
Para desabilitar o cache é só setar 0 na opção Hard disk cache size né?
O micro é um Pentium 4, você acha que é falta de recurso que pode estar influenciando nisso?
-
Só colocar o parametro: Hard disk cache system como Null;
Depende da quantidade de máquinas pode ser sim, e depende das placas de rede, etc…