Cliente OpenVPN acessando VLAN
-
Boa tarde amigos.
Preciso de uma pequena ajuda, creio que seja algum detalhe que estou perdendo:
No meu pfSense, possuo algumas Vlans, e tenho configurado o OpenVPN para usuários remotos. A Vlan1 é a padrão (10.10.0.0/16) e tenho uma Vlan10 para servidores (10.100.1.0/24).
Quando o usuário conecta no OpenVPN, ele tem acesso normal a Vlan padrão (1), mas não consegue acessar nenhum recurso da Vlan10. Nas regras de firewall, tenho regras similares tanto na interface Vlan1, quando na Vlan10.
Meu ambiente:
Usuário Remoto –-------------------- Internet ---------------------pfSense----- Vlan1(padrão) - OK
-
------ Vlan10 (servidores) - Não acessaHá alguma "manha" ou regra que eu possa estar esquecendo?
Obrigado a todos! Abraços.
-
uma forma simples e rapida é criar uma bridge entre as vlans… pode nao ser o ideal.. mais funciona..
-
uma forma simples e rapida é criar uma bridge entre as vlans… pode nao ser o ideal.. mais funciona..
Você diz então para dar um assign interface na Open VPN e aí criar uma bridge com a Vlan 10?
-
nao necessariamente com a ovpn, você disse que a vlan padrão ele acessa.. então creio que bastaria entre essa vlan e as demais…
uma outra forma, creio que a mais correta, seria forçar rotas, na configuracao avançada do server/clientpush "route 10.0.0.0 255.255.255.0";
-
nao necessariamente com a ovpn, você disse que a vlan padrão ele acessa.. então creio que bastaria entre essa vlan e as demais…
uma outra forma, creio que a mais correta, seria forçar rotas, na configuracao avançada do server/clientpush "route 10.0.0.0 255.255.255.0";
Nada ainda.
No meu server já estava:
push "route 10.10.0.0 255.255.0.0";
adicionei
push "route 10.100.1.0 255.255.255.0";
E mesmo assim não chega. Já parei antivírus, reiniciei os serviços open vpn nos dois firewalls, nada. Tem algum log que posso ver onde tá indo os pacotes?
Obrigado!
-
O que eu percebi, é que mesmo colocando o push no openvpn server, quando eu entro no outro pfsense que é cliente, na Diagnostics > Routes, não tem a rota para a vlan 10, apenas para a vlan1 padrão. Consigo colocar isso manualmente?
-
sim, da mesma forma, no server client va em opevpn, na aba client, edite a conexao, la no final tem advanced.. ali voce coloca a rota
-
sim, da mesma forma, no server client va em opevpn, na aba client, edite a conexao, la no final tem advanced.. ali voce coloca a rota
Olá Lucas!
Gostaria de agradecer sua atenção no meu caso. Segui sua dica e dei mais uma pesquisada aqui e resolvi da seguinte forma:
1. No servidor em Advanced Configuration adicionei "push route 10.100.1.0 255.255.255.0";
2. No cliente em Advanced Configuration adicionei "route 10.100.1.0 255.255.255.0";Sei que só a configuração de push não funcionou, mas depois de configurar o cliente, na visualização de rotas, agora aparece a rota para a rede 10.100.1.0.
Valeu pelas dicas!
Abraço