Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

    Configurar corretamente o cache para youtube

    Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    3 Posts 2 Posters 1.4k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • V Offline
      viOleNt
      last edited by

      Bom dia Senhores,

      Tenho uma lan house com 13 pcs e infelizmente uma internet de 2mb (interior é tenso), depois de conversar com alguns amigos meu na area de TI, me deram uma dica no qual tinha até me esquecido, que era fazer um servidor proxy para melhorar a internet local, pois imaginem vocês seu tiver 10 dos 13 pcs acessando e vendo video no youtube ao mesmo tempo (que é rotineiro acontecer), os clientes reclamam muito que os videos travam e ou demoram a carregar.
      Alguns pontos ja analisados e descartados:

      • Outros links de internet (impossivel por a vivo não esta vendendo nem 1mb para meu bairro, dizem ja estarmos com todos os links disponiveis)
      • Outras operadoras (só funciona vivo speedy aqui, via radio não tem torre perto, e NET somente a 20km do meu bairro)
      • Aumentar a velocidade, impossível pois como comentei acima não tem como

      Então unica saida é um server proxy para melhor o uso da banda para que melhore um pouco minha vida :)

      Sendo assim, instalei o pfsense 2.1.5-RELEASE (i386), e configurei minha lan e wan tudo ok, de certa forma minha maquina ja atribui o ip para os clientes, internet tudo ok.
      O problema é no cache/proxy, no youtube não consegui de nenhuma forma fazer o cache certinho, e também não sei dizer nos outros sites se o cache efetivamente esta funcionando, pois aparentemente abrem normal e rapido, nos logs via shell ate aparece os hits mais não sei dizer se efetivamente esta funcionando 100% meu cache, a unica coisa que sei dizer é que para youtube não está.

      Abaixo irei postar img de como esta configurado meu squid:

      1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • T Offline
        tomaswaldow
        last edited by

        Olá, Youtube não faz cache por ser tráfego criptografado (HTTPS), o que é tráfego sem criptografia (HTTP) faz cache com as configurações padrão do Squid.

        É possível melhorar o cache fazendo ajustes nos parametros de "refresh_patterns" se esitver usando a versão squid3-dev, e habilitar o Cache Dynamic Content em Local Cache, da uma pesquisada sobre o assunto.

        Tomas @ 2W Consultoria

        1 Reply Last reply Reply Quote 0
        • V Offline
          viOleNt
          last edited by

          irei formatar a maquina para deixar 100% "limpa" e instalar o squid3 e posto resultado.

          1 Reply Last reply Reply Quote 0
          • First post
            Last post
          Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.