Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Sobre os problemas com Squid no PFSense 2.1.x

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    11 Posts 4 Posters 2.2k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • L Offline
      LFCavalcanti
      last edited by

Olá galera!

Tenho postado pouco aqui, estou envolvido em vários projetos aqui dentro da empresa, entre eles a implantação do OTRS.

No tempo livre tenho desenvolvido um software de acesso remoto que usa o protocolo VNC, logo postarei aqui um Link para o projeto, acredito que seja de interesse de muita gente uma opção ao Team Viewer, Ammy Admin e etc. E sim, o código será aberto.

Bom, voltando para o PFSense, desde o lançamento da versão 2.1 eu tenho enfrentado problemas, a ponto de decidir manter todos os clientes com a versão 2.0.1.

Deixo aqui links para dois tópicos que tratam dos problemas que mencionei:
      https://forum.pfsense.org/index.php?topic=76186.0
      https://forum.pfsense.org/index.php?topic=68118.0

Eu pesquisei no Fórum em Inglês, o que mais encontrei foram pessoas negando o problema a principio, depois uma enxurrada confirmando o problema, mas ninguém parece querer pelo menos admitir o problema.

Vocês que possuem contato com o "Core Team", porque dessa postura descompromissada? Isso está disponivel apenas para quem paga?

Sinceramente, se continuar assim, vou ter que trocar de solução. Tenho 31 clientes para atender, até agora o PFSense foi excelente, mas se as novas versões continuarem com problema, serei obrigado a "Atualizar" para outras distribuições.

–

Luiz Fernando Cavalcanti
      IT Manager
      Arriviera Technology Group

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • marcellocM Offline
        marcelloc
        last edited by

Luiz, quando você usa o squid, a console fo pfsense alerta sobre parâmetros de kernel perto do limite?

Estou com squid3-dev em produção(sem openvpn) integrado com captive portal e ad (sem samba ou kerberos) tudo transparente e a performance é melhor que qualquer squid com helpers ntlm ou kerberos.

O Gilmarcabral teve problemas com squid3 - dev+ openvpn por conta do ipv6 mas acho que ele já conseguiu resolver comentando as rotas ipv6.

Concordo que os pacotes não são prioridade para o core team e em algumas vezes vejo que tratam os pacotes como algo que tira a estabilidade da ferramenta.  Se está acompanhando o forum internacional,  vai ver que o clima está tenso entre a comunidade e os desenvolvedores.

Apesar de saber que você tem conhecimento suficiente para configurar um pfsense me diga como posso te ajudar com o squid3 - dev ja que a versão 2 é pacote "stable" e "mantida" pelo core team.

Hoje uso o pfsense 2.1.2 para rodar o squid3 - dev.

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• G Offline
          gilmarcabral
          last edited by

LFCavalcanti comecei a configurar um novo servidor com o pfsense 2.1.2 amd64.
          Este pfsense irá ter os serviços openvpn, squid3-dev, squidguard, traffic shapper, captive portal, loadbalance, snort.
          Por enquanto em testes de lab esta tudo normal mas estou apanhando do filtro do squidguard para consultar usuarios e grupos em base openldap.

• L Offline
            LFCavalcanti
            last edited by

Fala Macelloc!

Vamos lá…

@marcelloc:

Luiz, quando você usa o squid, a console fo pfsense alerta sobre parâmetros de kernel perto do limite?

Estou com squid3-dev em produção(sem openvpn) integrado com captive portal e ad (sem samba ou kerberos) tudo transparente e a performance é melhor que qualquer squid com helpers ntlm ou kerberos.

O Gilmarcabral teve problemas com squid3 - dev+ openvpn por conta do ipv6 mas acho que ele já conseguiu resolver comentando as rotas ipv6.

Como te disse, a questão de desempenho, pelo que eu testei foi resolvida com a versão 2.1.1, estou testando agora com a 2.1.2, mas como foi um update apenas para resolver o problema com SSL, não deve ter afetado.

@marcelloc:

Concordo que os pacotes não são prioridade para o core team e em algumas vezes vejo que tratam os pacotes como algo que tira a estabilidade da ferramenta.  Se está acompanhando o forum internacional,  vai ver que o clima está tenso entre a comunidade e os desenvolvedores.

A palavra tensão é modesta, do jeito que a coisa anda, teremos mais uma Cannonical. Depois que a empresa por trás do PFSense mudou de mãos e de local, parece que o comportamento deles com relação a comunidade mudou muito.
            Quantas vezes vi o Jimp negar algo que estava ali descrito e provado no tópico. Ou ainda esbravejar em debates sobre funções, defendendo a lógica de funcionamento de algo, simplesmente porque eles querem assim. Isso tem me desanimado sinceramente.

Minha sensação é que caminhamos para o lançamento de uma versão comercial do PFSense, pois vejo muita gente que paga o suporte conseguindo resolver esse Bugs que todos postam. Então se foi resolvido porque não divulgar em algum momento para o resto da comunidade?

@marcelloc:

Apesar de saber que você tem conhecimento suficiente para configurar um pfsense me diga como posso te ajudar com o squid3 - dev ja que a versão 2 é pacote "stable" e "mantida" pelo core team.

Hoje uso o pfsense 2.1.2 para rodar o squid3 - dev.

Estou usando exatamente essa versão de PFSense e Squid, só que o Squid não consegue "usar" o Grupo de Gateways, então balanceamento de carga entre os ISP não funciona, no máximo Fail Over.

–

Luiz Fernando Cavalcanti
            IT Manager

• L Offline
              LFCavalcanti
              last edited by

@gilmarcabral:

LFCavalcanti comecei a configurar um novo servidor com o pfsense 2.1.2 amd64.
              Este pfsense irá ter os serviços openvpn, squid3-dev, squidguard, traffic shapper, captive portal, loadbalance, snort.
              Por enquanto em testes de lab esta tudo normal mas estou apanhando do filtro do squidguard para consultar usuarios e grupos em base openldap.

Olá!

Aquela solução com NTLM e Samba não funciona no 2.1.2?

–

Luiz Fernando Cavalcanti
              IT Manager

• marcellocM Offline
                marcelloc
                last edited by

@LFCavalcanti:

Aquela solução com NTLM e Samba não funciona no 2.1.2?

Funciona sim.

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• G Offline
                  gilmarcabral
                  last edited by

Estou usando exatamente essa versão de PFSense e Squid, só que o Squid não consegue "usar" o Grupo de Gateways, então balanceamento de carga entre os ISP não funciona, no máximo Fail Over.

Sobre esta questão, acima utilizo a versão do squid3-dev tanto com loadbalance como Failover.
                  Um ambiente em produção utilizando o squid3-dev com pfsense 2.1.2 balanceando carga entre os 2 links adsl.
                  Outro ambiente ambiente ainda em laboratório com squid3-dev com pfsense 2.1.2 em modo failover.

Pelo que entendi você esta tendo problemas com este tipo de ambiente?

• L Offline
                    LFCavalcanti
                    last edited by

Olá!

Desculpem a demora.

Então gilmarcabral, como você conseguiu configurar o Fail-Over mais Load Balance COM Squid? Quais versões de pacotes, com ou sem regras de flutuação? Interface Groups?

–

Luiz Fernando Cavalcanti
                    IT Manager

• G Offline
                      gilmarcabral
                      last edited by

Luiz em ambos os casos utilizei o pfsense 2.1.3 com squid3-dev e squidGuard-squid3.

Para utilizar o pfsense 2.1.3 com o squid3-dev (proxy autenticado em openldap) e squidGuard-squid3 em modo Failover fiz o seguinte:
                      1 - Criei o Grupo de Gateway.
                      Link1 PrincipalTiear = 1
                      Link2 Reserva Tiear = 2

2 - Firewall: NAT: Outbound
                      Manual Outbound NAT rule generation        (AON - Advanced Outbound NAT)
                      Criei 2 regras any para source nas 2 interfaces que estão os links em Outbound.

3 - System: Advanced: Miscellaneous
                      Use sticky connections
                      Allow default gateway switching

4 - Proxy server: General settings
                      Integrations
                      tcp_outgoing_address 127.0.0.1 (antes da regra do squidguard)

Para utilizar o pfsense 2.1.3 com o squid3-dev (proxy transparente e squidGuard-squid3 em modo load balance fiz o seguinte:
                      1 - Criei o Grupo de Gateway.
                      Link1 Principal Tiear = 2
                      Link2 Reserva Tiear = 2

2 - Firewall: NAT: Outbound
                      Manual Outbound NAT rule generation        (AON - Advanced Outbound NAT)
                      Criei 2 regras any para source nas 2 interfaces que estão os links em Outbound.

3 - System: Advanced: Miscellaneous
                      Use sticky connections
                      Allow default gateway switching

4 - Proxy server: General settings
                      Integrations
                      tcp_outgoing_address 127.0.0.1 (antes da regra do squidguard)

5  Firewall: Rules
                      Defini o Gateway das regras o Roteador Load Balance que foi criado indicando os Tiar = 2.

Espero ter ajudado.
                      Duvida posta ai.

• W Offline
                        W.Albertoni
                        last edited by

Boa Tarde.
                        Grande gilmarcabral , no final da sua explicação do LoadBalance, vc pede para setar a interface para a gateway do loadbalance. Porem gostaria de sabe se devo somente setar na interface de Lan ou as interfaces de  Wan Tambem?

Grato,

w.a.

• G Offline
                          gilmarcabral
                          last edited by

Desculpe não entendi o seu questionamento.

• First post
                            Last post
                          Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.