Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Problemas com Regra NAT

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    9 Posts 3 Posters 1.4k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • P Offline
      phg_moura
      last edited by

Prezados, bom dia! estou tendo um problema esquisito com uma regra NAT, liberei qualquer IP para acessar meu IP da GVT (IP Fixo) com as portas 9000, 9001, 9002 e 9003 que são as cameras de segurança. Porém, somente as portas 9000 e 9001 estão funcionando. Gostaria de uma ajuda para tentar entender o que possa estar acontecendo. Segue os prints.

porta9000.jpg
      porta9000.jpg_thumb
      porta9001.jpg
      porta9001.jpg_thumb
      porta9002.jpg
      porta9002.jpg_thumb
      porta9003.jpg
      porta9003.jpg_thumb
      firewall-rules-gvt.jpg
      firewall-rules-gvt.jpg_thumb
      NAT.jpg
      NAT.jpg_thumb

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • G Offline
        guitarcleiton
        last edited by

Sugiro você criar uma Aliase com as  3 portas e chama-la nas regras, comigo funcionou perfeitamente.

att.

Analista de Sistemas
        Bacharel em Sistemas de Informação

https://cleiton.tech.blog/

• P Offline
          phg_moura
          last edited by

Na verdade, no meu entendimento, deveria funcionar do mesmo jeito. Ou não? independente de eu fazer por aliases ou não. Porém para não ficar na duvida, fiz um aliase e adicionei ele ao inves das portas na minha regra NAT, mas sem sucesso, as portas 9002 e 9003 ainda estão sem comunicar. Não estou entendendo isso.

![NAT x Rules.jpg](/public/imported_attachments/1/NAT x Rules.jpg)
          ![NAT x Rules.jpg_thumb](/public/imported_attachments/1/NAT x Rules.jpg_thumb)
          Aliases.jpg
          Aliases.jpg_thumb

• T Offline
            tomaswaldow
            last edited by

Essas portas internamente estão respondendo?

Tomas @ 2W Consultoria

• P Offline
              phg_moura
              last edited by

Faço este teste por telnet? qual seria o comando correto? telnet ip do firewall + porta (ex: telnet 192.168.5.1 9002) ?

• T Offline
                tomaswaldow
                last edited by

Sim, pode testar com telnet ou se tiver aí o Nmap é interessante;

Tomas @ 2W Consultoria

• P Offline
                  phg_moura
                  last edited by

Então, mas como faço pelo telnet, pois do jeito que coloquei não consegui telnet 192.168.5.1 9002

Instalei o NMap para windows, rodei o intensive scan, porém só me apresentou 2 portas 53 DNS e 80 HTTP, mas tenho muitas outras abertas no firewall como portas de email, https, e etc, não entendi se esse software realmente funcionou.

Poxa, realmente não estou entendendo isso. tentei ate mudar o redirecionamento, colocando uma porta diferente da real do equipamento e depois o firewall direcionasse para o ip e porta correta, porém qualquer porta que eu libere ele bloqueia, exemplo se eu colocar que meu ip fixo porta 1234 direcione para meu ip da lan 192.168.5.28:9002 tambem não funciona. a porta 1234 aparece que não esta aberta, ou seja, alguma coisa esta me amarrando nessa porta 9002 e 9003 pois para a 9000 e 9001 funciona normalmente, independente de colocar a porta real ou não com o ip fixo da GVT.

Isso ja esta me estressando.

• T Offline
                    tomaswaldow
                    last edited by

Confere se o telnet está instalado, por padrão no Windows não está;

Aponte o nmap para o IP interno do equipamento para ver quais portas ele está respondendo, não aponte para o firewall, você precisa saber se a porta está ativa no equipamento não no firewall.

Tomas @ 2W Consultoria

• P Offline
                      phg_moura
                      last edited by

No meu o telnet esta sim configurado. Na verdade, fiz o teste pelo Nmap direto no Ip do equipamento e realmente nem na minha lan a porta 9002 e 9003 não estão abertas. Fiz um teste no equipamento e inverti as configurações para que as portas 9002 e 9003 ficassem no lugar da configuração da 9001 e 9000, e funcionou, porém após fazer isso a 9000 e 9001 pararam de funcionar. Mas ja é um grande começo, porque eu estava crente que o firewall que estava bloqueando. Obrigado a todos.

• First post
                        Last post
                      Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.