Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

(RESOLVIDO) Qual versão instalar

Portuguese
    3
    12
    3.6k
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • F
      fpmazzi
      last edited by

Bom dia pessoal, minha duvida é a seguinte, tenho um intel xeon 64 bits com 4 megas de memória, gostaria de saber qual a melhor imagem para se instalar, o AMD64 ou i386?

O AMD64 não seria somente para processadores AMD onde encontro a versão 64 para intel?

Grato,

Fabio

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • T
        tomaswaldow
        last edited by

Creio que quis dizer 4GB;

Deve instalar o 64bits para aproveitar os 4GB ois a versão 32 vai reconhecer só 3.x alguma coisa….

Tenho instalado a 64bits rodando perfeitamente.

Tomas @ 2W Consultoria

• I
          Ivan Moreira
          last edited by

@fpmazzi:

Bom dia pessoal, minha duvida é a seguinte, tenho um intel xeon 64 bits com 4 megas de memória, gostaria de saber qual a melhor imagem para se instalar, o AMD64 ou i386?

O AMD64 não seria somente para processadores AMD onde encontro a versão 64 para intel?

Grato,

Fabio

Dando uma complementada na resposta do amigo.

O i386 é usado caso o seu processador só tenha suporte a SO de 32bits, que no caso são os modelos antigos da Intel como os Celeron e Pentium do soquete LGA775.

Mas se seu PC é de 2008 para cá, como a série Duo Core, Core2 Duo, Quad Core e todos Celeron e Pentium os modelos a parti do surgimento dos i3, i5 e i7 eles já tem suporte ao sistema de 64bits, então nesse caso você pode instalar a versão AMD64.

Lembrando que SO de 32bits só reconhece até 3,25GB, então se você tiver mais que esse tamanho em RAM, o SO só usará 3.25GB e o resto ficará inutilizável. Já a versão AMD64 "64bits", não se restringe à limite de memória.

i386 = 32bits  –-  AMD64 = 64bits

Também é possível usar um SO i386 em um processador AMD64, porem implicará em perda do potencial do processador.

I'm not on drugs, I'm not on drugs

• F
            fpmazzi
            last edited by

@Tomas:

Creio que quis dizer 4GB;

Deve instalar o 64bits para aproveitar os 4GB ois a versão 32 vai reconhecer só 3.x alguma coisa….

Tenho instalado a 64bits rodando perfeitamente.

hehehehe perdão realmente quiz dizer 4 Gb e não megas huahuahua … na hora de digitar

@Ivan:

Dando uma complementada na resposta do amigo.

O i386 é usado caso o seu processador só tenha suporte a SO de 32bits, que no caso são os modelos antigos da Intel como os Celeron e Pentium do soquete LGA775.

Mas se seu PC é de 2008 para cá, como a série Duo Core, Core2 Duo, Quad Core e todos Celeron e Pentium os modelos a parti do surgimento dos i3, i5 e i7 eles já tem suporte ao sistema de 64bits, então nesse caso você pode instalar a versão AMD64.

Lembrando que SO de 32bits só reconhece até 3,25GB, então se você tiver mais que esse tamanho em RAM, o SO só usará 3.25GB e o resto ficará inutilizável. Já a versão AMD64 "64bits", não se restringe à limite de memória.

i386 = 32bits  –-  AMD64 = 64bits

Também é possível usar um SO i386 em um processador AMD64, porem implicará em perda do potencial do processador.

Entendi, então quer dizer que AMD64 necessáriamente não precisar ser um processador AMD de 64 bits.

Aproveitando sabe me dizer por que o item temperatura marca de forma errada? O meu está marcando 8.3ºC

• I
              Ivan Moreira
              last edited by

@fpmazzi:

Entendi, então quer dizer que AMD64 necessáriamente não precisar ser um processador AMD de 64 bits.

Não, AMD64 é sinônimo da distro 64 bits, só é um meio de representação não tão conhecido. Todo mundo fala 64 bits, e não AMD64, mas é a mesma coisa…

@fpmazzi:

Aproveitando sabe me dizer por que o item temperatura marca de forma errada? O meu está marcando 8.3ºC

Depende do que estamos falando agora, se você não quer uma resposta concisa então não faça uma pergunta vaga…
              Reformule a pergunta e diga com detalhes sobre o que está falando...

• F
                fpmazzi
                last edited by

@Ivan:

@fpmazzi:

Não, AMD64 é sinônimo da distro 64 bits, só é um meio de representação não tão conhecido. Todo mundo fala 64 bits, e não AMD64, mas é a mesma coisa…

@fpmazzi:

Depende do que estamos falando agora, se você não quer uma resposta concisa então não faça uma pergunta vaga…
                Reformule a pergunta e diga com detalhes sobre o que está falando...

OK OK Caro colego, não precisa ser tão radical assim, poderia simplesmente pedir para reformular, enfim …

vamos lá

Primeiro gostaria de agradecer pela resposta agora sei o significado de AMD64, ficaria grato se pudesse me explicar melhor o porque da sigla AMD64.

-A segunda questão irei reformular que é o seguinte:
                Na Dashboard do pfsense tem o SYSTEM INFORMATION, um dos item dele é o temperatura, e o valor esta marcando como 8,3ºC e gostaria de saber o motivo deste valor fixo, sendo que tenho em outro prédio o pfsense 2.1.4 e o mesmo item varia de acordo com a temperatura, mas este está fixo em 8.3ºC.

O meu servidor que está com este "problema" está rodando o pfsense 2.1.5 (AMD64) e sua configuração é:
                Intel(R) Xeon(R) CPU E3-1240 V2 @ 3.40GHz
                8 CPUs: 1 package(s) x 4 core(s) x 2 SMT threads
                (modelo: proliant dl320 gen8)

O servidor que comparei e está marcando a temperatura correta está com pfsense 2.1.4 (i386), atualizei para a 2.1.5 via dashboard e tem a seguinte configuração:
                Intel(R) Xeon(R) CPU X3440 @ 2.53GHz
                (modelo: proliant dl120 g6)

PS: como é um servidor que estou implantando quando vi este problema resolvi instalar a versão 2.1.5 (i386) para comparar e mesmo assim continuou marcando os 8.3ºC na temperatura, então voltei para a versão correta de 64 bits.

se puder me ajudar agradeço.

• I
                  Ivan Moreira
                  last edited by

@fpmazzi:

Primeiro gostaria de agradecer pela resposta agora sei o significado de AMD64, ficaria grato se pudesse me explicar melhor o porque da sigla AMD64.

Vamos lá, não foi radical, foi conciso e direta o que lhe pedi. Quando a informação é concisa e direta se economiza tempo e diminui a quantidade de tópicos que podem ser considerados desnecessários(ex. já que muitas vezes 10 tópicos poderiam ser melhor formulados e passar a ser apenas 2)..

| AMD64, x64 ou x86-64, em informática, é o nome genérico dado à família de processadores baseados na tecnologia de 64 bit, utilizada pelos processadores da AMD e da Intel. É um superconjunto da arquitetura x86. Portanto, processadores x86-64 podem executar programas x86 (x86-80) de 32-bit ou 16-bit sem perder a velocidade ou compatibilidade, e apoiar novos programas escritos em um alargado conjunto de instruções, que inclui um espaço alocado de endereçamento de 64-bit e outras capacidades.

A arquitetura é chamada x64 por uma questão de similaridade com a arquitetura x86, e essa por sua vez é denominada assim pois os primeiros processadores desta família eram identificados somente por números terminados com a sequência "86": o 8086, o 80186, o 80286, o 80386 e o 80486. Como não se pode ter uma marca registrada sobre números, a Intel e a maior parte de seus competidores,começaram a usar nomes que pudessem ser registrados como marca, como Pentium, para as gerações de processadores posteriores, mas a antiga nomenclatura tinha forjado um termo para toda a família.

O x86-64 foi desenhado pela empresa Advanced Micro Devices (AMD), que o renomeou AMD64.

AMD64 foi criado como uma alternativa para Intel e a Hewlett Packard (HP) ter uma arquitetura IA-64 radical e diferente. Anunciado originalmente como "x86-64" em agosto 2000, a arquitetura foi posicionada por AMD do começo como uma maneira evolucionária de adicionar capacidades de computação 64-bit à arquitetura x86 existente, em oposição à da Intel de se criar uma arquitetura 64-bit inteiramente nova com o IA-64. O primeiro processador de AMD64-based, o Opteron(para servidores), foi liberado em abril 2003 e o Athlon 64 (para computadores de mesa - desktops) em setembro.
                  Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/AMD64 -  http://pt.wikipedia.org/wiki/X86 |

• I
                    Ivan Moreira
                    last edited by

@fpmazzi:

-A segunda questão irei reformular que é o seguinte:
                    Na Dashboard do pfsense tem o SYSTEM INFORMATION, um dos item dele é o temperatura, e o valor esta marcando como 8,3ºC e gostaria de saber o motivo deste valor fixo, sendo que tenho em outro prédio o pfsense 2.1.4 e o mesmo item varia de acordo com a temperatura, mas este está fixo em 8.3ºC.

O meu servidor que está com este "problema" está rodando o pfsense 2.1.5 (AMD64) e sua configuração é:
                    Intel(R) Xeon(R) CPU E3-1240 V2 @ 3.40GHz
                    (modelo: proliant dl320 gen8)

O servidor que comparei e está marcando a temperatura correta está com pfsense 2.1.4 (i386), atualizei para a 2.1.5 via dashboard e tem a seguinte configuração:
                    Intel(R) Xeon(R) CPU X3440 @ 2.53GHz
                    (modelo: proliant dl120 g6)

PS: como é um servidor que estou implantando quando vi este problema resolvi instalar a versão 2.1.5 (i386) para comparar e mesmo assim continuou marcando os 8.3ºC na temperatura, então voltei para a versão correta de 64 bits.

Definitivamente nunca ouvi falar sobre essa ocorrência… Ta com versão stable?
                    Vou ficar devendo alguma medida a ser tomada para você, porque não me vem nada na cabeça... To com a 2.1.3 ainda, então to por fora...

• F
                      fpmazzi
                      last edited by

@Ivan:

Definitivamente nunca ouvi falar sobre essa ocorrência… Ta com versão stable?
                      Vou ficar devendo alguma medida a ser tomada para você, porque não me vem nada na cabeça... To com a 2.1.3 ainda, então to por fora...

Caramba que explicação hein, agora entendi resumindo, a versão do pfsense para processadores de 64bits seja intel ou amd tem o nome de AMD64 por causa da explicação que me deu. Se não entendi errado começou com a amd.

bom voltando ao  tópico, estou sim com a versão stable, baixada do proprio site do pfsense.
                      2.1.5-RELEASE (amd64)
                      built on Mon Aug 25 07:44:45 EDT 2014
                      FreeBSD 8.3-RELEASE-p16

Tá certo vou aguardar ver se alguém se pronuncia, enquanto irei farei outros testes, como acabei de instalar ele, irei refazer a instalação mas agora com o a versão 2.1.4 para ver se o problema pode ser da versão do pfsense ou o sensor que está com problema.

Agradeço a atenção assim que identificar o problema retorno para informar ao pessoal qual solução encontrada.

[]s

• I
                        Ivan Moreira
                        last edited by

@fpmazzi:

Caramba que explicação hein, agora entendi resumindo, a versão do pfsense para processadores de 64bits seja intel ou amd tem o nome de AMD64 por causa da explicação que me deu. Se não entendi errado começou com a amd.

bom voltando ao  tópico, estou sim com a versão stable, baixada do proprio site do pfsense.
                        2.1.5-RELEASE (amd64)
                        built on Mon Aug 25 07:44:45 EDT 2014
                        FreeBSD 8.3-RELEASE-p16

Tá certo vou aguardar ver se alguém se pronuncia, enquanto irei farei outros testes, como acabei de instalar ele, irei refazer a instalação mas agora com o a versão 2.1.4 para ver se o problema pode ser da versão do pfsense ou o sensor que está com problema.

Agradeço a atenção assim que identificar o problema retorno para informar ao pessoal qual solução encontrada.

Você entendeu sim…
                        […]Agora que você citou realmente pode ser que seja hardware ao invés do software. Mas já que a instalação é recente vale a pena testar a 2.1.4. Testa ai depois trás feedback.

• F
                          fpmazzi
                          last edited by

@Ivan:

Você entendeu sim…
                          […]Agora que você citou realmente pode ser que seja hardware ao invés do software. Mas já que a instalação é recente vale a pena testar a 2.1.4. Testa ai depois trás feedback.

Meu caro consegui verificar o problema, na verdade é uma configuração que vem desativada no menu system > advanced na guia Miscellaneous.

Quando entra no item Thermal Sensors no meu estava marcado como: none/ACPI então tem duas opções lá fora essa: intel core e a outra AMD, escolhi a intel e funfou na hora.

Segue link abaixo de onde encontrei a documentação falando sobre isso.

https://doc.pfsense.org/index.php/What_Hardware_Monitoring_Is_Supported

[]s

• I
                            Ivan Moreira
                            last edited by

Show  ;)
                            Bom ficar sabendo

• First post
                              Last post
                            Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.