LIGHTSQUID - Relatório por DNS
-
Galera seguinte estou usando o Lightsquid em um cliente, porém os relatório são gerados por IP.
Fiz a alteração da configuração IP resolve method (future) - DNS, porém mesmo assim o relatório é gerado por IP.
Alguma configuração a mais para conseguir gerar por DNS. -
Você tem que apontar o DNS do PFSense para um servidor DNS que consiga resolver os nomes as maquinas na rede, por exemplo um AD/DNS.
-
Existem várias pessoas com dúvidas qto a configuração do DNS no pfsense sendo que este estando rodando no windows server. Seria legal se alguém postasse as imagens do pfsense configurado! Digo isso porque também configurei e ainda não tenho certeza se o que fiz está 100% correto.
Abraço! -
Eu tenho aqui um servidor DNS/DHCP no Windows Server que é o AD também.
Então todas as máquinas (hosts) estão registrados nele, então basta colocar o primeiro DNS no PFSense em:
System: General Setup, DNS serversPara mim está funcionando bem.
Creio que seja necessário também, tem que testar, mas no Squid a opção:
Proxy server: General settings, Use alternate DNS-servers for the proxy-server deve estar apontando para o mesmo servidor DNS. -
Fiz as configurações Tomas, por enquanto não esta funcionando.
Uma dúvida, neste caso iria trazer o relatório por nomes somente os micros que estiverem no domínio né?
-
Na verdade os que tiverem cadastrados no DNS Server, os do domínio são automáticos, ou outros você pode fazer manualmente.
No Squid coloque o DNS do AD também para ele consultar…
-
Boa tarde Tomas.
Use alternate DNS-servers for the proxy-server - 192.168.0.10
Nesta opção Tomas do squid Tomas, como você tinha mencionado acima?
-
Isso, depois tente fazer um refresh full para ver se resolve,
-
Eu fiz Brow…não vai mesmo.
-
Olha, não sei te dizer então, pra mim está funcionando.
Vamos revisar pra ver se está certo:
Em:
System: General Setup :
Opções:
Domain
DNS Server Use gatewayem:
Services: Proxy Reports (LightSquid, SQStat) -> Settings
IP resolve method (future)Confere como estão estes parametros;
Na opção Use Gateway está setado? Aqui não uso, pode ser esse detalhe.
-
Segue Tomas as configurações.
-
O campo dominio, ele está com o seu dominio AD?
Exemplo:
dominio: empresa.localPFSense seria: pfsense.empresa.local;
Não sei mas pode ser isso.
-
Consegui aqui Tomas, porém não é do jeito que eu queria, mais tudo bem.
Na tabela ARP percebi que não aparece os hostnames vinculado aos IPs, sendo assim adicionei manualmente uma entrada DNS forwarder, fui no relatório e estava funcionando. Fiz o teste de ping direto do PFSense para um dos micros da rede e não resolvia o DNS. A solução foi tirar o DHCP do meu ADDS e trazer para o PFSense, após isso esta funcionando os relatórios. -
Certo, mas e o dominio como estava?
-
Adicionei o dominio, porém mesmo assim não funcionava.
Hoje vou subir uma VM e fazer todas configurações novamente e testar item por item para ver se consigo fazer funcionar com o DHCP no meu ADDS, não quero deixar o DHCP do Firewall.
Obrigado pelas dicas ae…
-
Subi a VM e refiz todas as configurações, não consegui fazer funcionar com o DHCP no ADDS.
Por outro lado com o DHCP no próprio firewall esta funcionando 100%.
-
O nome do domínio do seu AD é qual?
-
mobilirotta.srv
-
Realmente não sei o que pode ser.