Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

PFsense + VMware ESXI travando

Portuguese
    6
    7
    1.5k
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • F
      ftz
      last edited by

Estou com dois pfSense virtualizados em um servidor ESXI 5.5, utilizo um pfsense para gateway/firewall e outro para squid. As configurações dos pfsense estão OK e tudo funcionando conforme o desejado, porém praticamente quase todo dia de madrugada o servidor trava, preciso reiniciar pelo botão reset e o funcionamento volta ao normal.
      Antes eu utilizava a mesma configuração só que com o XenServer para virtualizar e acontecia o msm problema, instalei o ESXI pensando ser problema no Xen mas eu estava enganado. Existe alguma possibilidade de algum problema em algum dos pfsense travar o host? Ou deve se tratar de um problema de hardware?
      Meu servidor está montado em um gabinete de rack, com um core i3, 6GB de Ram, HD 500 GB, 3 placas de rede D-Link 528T + Realtek onboard.

Obrigado

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • marcellocM
        marcelloc
        last edited by

Não é normal ou comum uma máquina virutal travar o host. Acredito que o seu problema esteja no hardware.

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• H
          helberttavares
          last edited by

Bom dia!

Ftz, por acaso vc está usando o backup do host do XenServer no ESXI?

Helbert Tavares
          OTNE - Gestão em TI

• L
            Leonardo Campos
            last edited by

Tenho uma appliance com Pfsense com o mesmo problema, as configurações estão ok, mas chega um momento no dia em que ela esta travavando, so volta a funcionar quando reiniciamos o equipamento.

• M
              mateus0032
              last edited by

Pessoal como o Marcello disse veja os Hardware… tenho um com 931 MB de RAM e passa a maioria do tempo com 30 a 50% de SWAP usage usado e memoria RAM em 70 a 85% e nunca travou nada...

Intel(R) Xeon(R) CPU E5-2430 v2 @ 2.50GHz
              2 CPUs: 1 package(s) x 2 core(s)

DELL POWER EDGE T420 16GB RAM 320GB SAS 15K

Isso tudo em um VMware ESXi 5.1 Com o guest instalado manualmente...

Lembrando com Filtro ssl e Bloqueio Geral liberação somente para algumas maquinas pelo SquidGuard3...

• W
                wesleycorrea
                last edited by

Já pensou em ver quais UPDATES estão disponivel para DELL T420 eu tive pequenos problemas relacionado aumento de CPU usando versão 5.1 ESXI Atualizei para 5.5 o ultimo Update de Dezembro de 2014 resolveu o aumento.

Usava 2 Cores e após atualização uso apenas 1 e está funcionando normalmente.

• F
                  ftz
                  last edited by

@helberttavares:

Bom dia!

Ftz, por acaso vc está usando o backup do host do XenServer no ESXI?

Desculpa a demora em responder pessoal, não recebi as notificações por e-mail…
                  Ainda continuo com o problema, estou acompanhando junto ao pessoal do fórum da VMWARE mas sem grandes resultados, já atualizei todos os drivers das placas de rede e nada. Segundo eles nos logs consta que é um problema com o adaptador Realtek. Testei deixando outro serviço rodando nesse servidor (uma instalação para câmeras de segurança usando windows 7 e utilizando somente o adaptador realtek e não tive nenhum problema durante dias), voltei as instalações do pfsense e os problemas voltaram. Porém deixei os dois pfsense rodando em outro servidor, também com ESXI e não tive nenhum problema, inclusive utilizei as mesmas imagens. Portanto acredito que o problema seja mesmo hardware.
                  No meu último teste deixei a placa realtek desativada e utilizei apenas as 3 D-link 528T PCI e mesmo assim travou, agora inverti as placas de slot e vou aguardar os resultados.

Com relação a sua pergunta, eu instalei o pfsense manualmente no ESXI e restaurei o backup da instalação que utilizava no XEN.

Valeu

• First post
                    Last post
                  Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.