Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Squid com autenticação integrada ao Captive Portal

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    88 Posts 35 Posters 49.8k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • G
      gomesrafa
      last edited by

boa noite pessoal.
      esse tópico é para o squid3-dev somente ou podemos postar sobre o squid3?
      pois estou com um problema com cp+squid3+wpad, ele não mostra a tela de login, alguém sabe o que pode ser?
      obrigado.

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • G
        gui.ap
        last edited by

@marcelloc:

@marcelloc:

Em breve começo os testes com o captive portal da 2.1

Acabei de subir o helper que integra a autenticação do captive portal com o squid.

A alteração na interface para o squid2 já está pronta mas vou deixar para publicar depois

Por enquanto:
        No squid3,  basta selecionar captive portal na aba authentication

No squid2, inclua estas configurações no campo custom options

external_acl_type check_filter children=5 ttl=60 %SRC /usr/pbi/squid-amd64/libexec/squid/check_ip.php;acl dgfilter external check_filter;http_access allow dgfilter;

E baixe este arquivo

fetch -o /usr/pbi/squid-amd64/libexec/squid/check_ip.php https://raw.github.com/pfsense/pfsense-packages/master/config/squid3/33/check_ip.php

Estou tentando utilizar, estou com o squid 3. Apareceu a autenticação do captive portal no squid. Porém não estou conseguido aplicar as regras do squid.

O captive esta utilizando usuário local, no squid tenho que criar o mesmo usuário?

• G
          gui.ap
          last edited by

Consegui, tinha que colocar o usuário entre aspas nas regras do squidguard.

• J
            juninhoandrade
            last edited by

@gui.ap:

Consegui, tinha que colocar o usuário entre aspas nas regras do squidguard.

gui, estou com uma dúvida..
            Esse usuário cria no squid ou cria no captive? ou em nenhum dos 2?

no registro está aparecendo assim :

http://uploaddeimagens.com.br/imagens/312312s12s12-jpg

é normal?

• J
              juninhoandrade
              last edited by

@calebepereira@hotmail.com:

o check_ip.php esta com erro. segue o forum que achei o erro:

https://forum.pfsense.org/index.php?topic=72443.msg395218#msg395218

Troque o seu check_ip por este por este em anexo

vlw, mas ainda está dando erro na versão 2.1.3 AMD64

• Y
                yurimpn
                last edited by

olá a todos, fiz uma instalação nova da versão 2.1.5 com squid3-dev utilizando de forma não transparente. A opção "Patch captive portal" não está funcionando, alguem passou por esse problema?

• V
                  vcasali
                  last edited by

Boa noite a todos desculpem a pergunta

Bem estou instalando a ultima versão do Pfsense e gostaria de utilizar o captive portal integrado ao squid. Só estou com uma duvida, usando esta integração do squid com o patch do captive portal mesmo assim eu terei que ter um wpad na rede para indicar ao navegador o proxy ou então configurar o squid de forma transparente seria isso? esse patch ele apenas informa o usuario para o squid ele não vai jogar as conexões para o squid ja ir liberando navegação aos usuarios.

Obrigado

• M
                    maxwbr
                    last edited by

Pessoal, estou com o seguinte cenário.

squid3-dev
                    squidGuard-squid3
                    Captive Portal

Nas configurações do Captive Portal a autenticação está sendo feito por Radius e está funcionando 100%, o servidor Radius é um windows 2008 R2.
                    No Squid3-dev eu configurei como proxy transparente mas com autenticação via Captive Portal, funciona, tanto que nos logs do squid pega todos os acessos do usuário que logou no Radius pelo Captive Portal.

Minha dúvida começa agora, eu queria criar filtros através do GroupsACL, mas não consigo por nada fazer funcionar, não filtra nada, nem eu colocando o usuário entre aspas, e nem colocando o ldapusersearch.

Alguém já conseguiu trabalhar com um cenário desse modelo?

Obrigado.

• M
                      marcelfreitas
                      last edited by

Existe alguma forma de fazer com que o sistema não peça mais o usuario e senha depois da integração feita com o AD.
                      No meu caso fiz a integração com o AD e toda vez que o usuario tenta navegar na internet o sistema pede login e senha..

• U
                        utikawa
                        last edited by

Esta integração ainda funciona com a versão 2.2 ??
                        Eu já tinha a versão 2.1.5 mas eu ainda não havia usado essa integração. Acabei de atualizar para o 2.2 e não está funcionando!
                        Captive portal está funcionando corretamente, pegando informação do freeRadius. Aparece a tela de login e tudo…
                        Mas se eu habilito a autenticação pelo Captive Portal, o squid não inicia e fica aparecendo este erro no System Logs:

(squid-1): The check_cp helpers are crashing too rapidly, need help!

Aqui o log completo:

Feb 24 11:10:28	php-fpm[55242]: /pkg_edit.php: [Squid] - Squid_resync function call pr: bp: rpc:no
                        Feb 24 11:10:29	check_reload_status: Syncing firewall
                        Feb 24 11:10:30	php-fpm[55242]: /pkg_edit.php: [squid] xmlrpc sync is enabled but there is no system backup hosts to push squid config.
                        Feb 24 11:10:30	php-fpm[55242]: /pkg_edit.php: Starting Squid
                        Feb 24 11:10:30	squid[99834]: Squid Parent: will start 1 kids
                        Feb 24 11:10:30	squid[99834]: Squid Parent: (squid-1) process 769 started
                        Feb 24 11:10:31	check_reload_status: Reloading filter
                        Feb 24 11:11:35	php-fpm[28155]: /pkg_edit.php: [Squid] - Squid_resync function call pr:1 bp: rpc:no
                        Feb 24 11:11:37	check_reload_status: Syncing firewall
                        Feb 24 11:11:38	php-fpm[28155]: /pkg_edit.php: [squid] xmlrpc sync is enabled but there is no system backup hosts to push squid config.
                        Feb 24 11:11:38	php-fpm[28155]: /pkg_edit.php: Reloading Squid for configuration sync
                        Feb 24 11:11:38	(squid-1): The check_cp helpers are crashing too rapidly, need help!
                        Feb 24 11:11:38	squid[99834]: Squid Parent: (squid-1) process 769 exited with status 1
                        Feb 24 11:11:38	check_reload_status: Reloading filter
                        Feb 24 11:11:41	squid[99834]: Squid Parent: (squid-1) process 87836 started
                        Feb 24 11:11:42	(squid-1): The check_cp helpers are crashing too rapidly, need help!
                        Feb 24 11:11:42	squid[99834]: Squid Parent: (squid-1) process 87836 exited with status 1
                        Feb 24 11:11:45	squid[99834]: Squid Parent: (squid-1) process 13763 started
                        Feb 24 11:11:46	(squid-1): The check_cp helpers are crashing too rapidly, need help!
                        Feb 24 11:11:46	squid[99834]: Squid Parent: (squid-1) process 13763 exited with status 1
                        Feb 24 11:11:49	squid[99834]: Squid Parent: (squid-1) process 39794 started
                        Feb 24 11:11:50	(squid-1): The check_cp helpers are crashing too rapidly, need help!
                        Feb 24 11:11:50	squid[99834]: Squid Parent: (squid-1) process 39794 exited with status 1
                        Feb 24 11:11:53	squid[99834]: Squid Parent: (squid-1) process 63746 started
                        Feb 24 11:11:54	(squid-1): The check_cp helpers are crashing too rapidly, need help!
                        Feb 24 11:11:54	squid[99834]: Squid Parent: (squid-1) process 63746 exited with status 1
                        Feb 24 11:11:57	squid[99834]: Squid Parent: (squid-1) process 88494 started
                        Feb 24 11:11:57	(squid-1): The check_cp helpers are crashing too rapidly, need help!
                        Feb 24 11:11:57	squid[99834]: Squid Parent: (squid-1) process 88494 exited with status 1
                        Feb 24 11:11:57	squid[99834]: Squid Parent: (squid-1) process 88494 will not be restarted due to repeated, frequent failures
                        Feb 24 11:11:57	squid[99834]: Exiting due to repeated, frequent failures
                        Feb 24 11:17:50	php-fpm[44032]: /pkg_edit.php: [Squid] - Squid_resync function call pr: bp: rpc:no
                        Feb 24 11:17:52	check_reload_status: Syncing firewall
                        Feb 24 11:17:53	php-fpm[44032]: /pkg_edit.php: [squid] xmlrpc sync is enabled but there is no system backup hosts to push squid config.
                        Feb 24 11:17:53	php-fpm[44032]: /pkg_edit.php: Starting Squid
                        Feb 24 11:17:53	squid[2306]: Squid Parent: will start 1 kids
                        Feb 24 11:17:53	squid[2306]: Squid Parent: (squid-1) process 2691 started
                        Feb 24 11:17:53	check_reload_status: Reloading filter
                        Feb 24 11:17:54	(squid-1): The check_cp helpers are crashing too rapidly, need help!
                        Feb 24 11:17:54	squid[2306]: Squid Parent: (squid-1) process 2691 exited with status 1
                        Feb 24 11:17:57	squid[2306]: Squid Parent: (squid-1) process 30730 started
                        Feb 24 11:17:57	(squid-1): The check_cp helpers are crashing too rapidly, need help!
                        Feb 24 11:17:57	squid[2306]: Squid Parent: (squid-1) process 30730 exited with status 1
                        Feb 24 11:18:01	squid[2306]: Squid Parent: (squid-1) process 54908 started
                        Feb 24 11:18:01	(squid-1): The check_cp helpers are crashing too rapidly, need help!
                        Feb 24 11:18:01	squid[2306]: Squid Parent: (squid-1) process 54908 exited with status 1
                        Feb 24 11:18:04	squid[2306]: Squid Parent: (squid-1) process 78167 started
                        Feb 24 11:18:05	(squid-1): The check_cp helpers are crashing too rapidly, need help!
                        Feb 24 11:18:05	squid[2306]: Squid Parent: (squid-1) process 78167 exited with status 1

Eu já vi outras pessoas com esse problema. Pode ser alguma configuração? Eu posso fazer alguma coisa?
                        Existe algum outro arquivo de log que eu possa ver para tentar identificar o problema?

Obrigado,
                        Marcelo

• marcellocM
                          marcelloc
                          last edited by

@utikawa:

Esta integração funciona com a versão 2.2 ??

Por conta das dependencias e do pseudo jail do pbi ainda não.

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• U
                            utikawa
                            last edited by

Obrigado pela resposta!
                            Vou manter essa opção desativada por enquanto.

• R
                              rribeirorj
                              last edited by

@marcelloc:

@utikawa:

Pessoal, nada ainda? Testei na 2.2 e realmente ocorre o erro… Alguém conseguiu alguma coisa?

Abraços

• V
                                victorfmaraujo
                                last edited by

@rribeirorj:

@marcelloc:

@utikawa:

Pessoal, nada ainda? Testei na 2.2 e realmente ocorre o erro… Alguém conseguiu alguma coisa?

Abraços

Creio que somente na próxima versão do Squid.

• S
                                  Slackwarez
                                  last edited by

Estou com o mesmo problema!
                                  Só agora vi que não funciona na ultima versão do Pfsense…
                                  O me squidGuard nao iniciou de forma alguma...

Ficamos no aguardo entao!

• G
                                    gumergs
                                    last edited by

Não está funcionando.

PfSense 2.2.1
                                    Squid 2.7.9 pkg v.4.3.6

• T
                                      tomaswaldow
                                      last edited by

@gumergs:

Não está funcionando.

PfSense 2.2.1
                                      Squid 2.7.9 pkg v.4.3.6

Autaliza para o Squid 3 e veja se funciona. Essa versão é antiga e não tem mais atualização.

Tomas @ 2W Consultoria

• G
                                        gumergs
                                        last edited by

PfSense 2.2.1
                                        Squid 3.4.10_2 pkg 0.2.7

Squid reinicia o tempo todo !!

Log:

Apr 8 13:59:03 squid[18123]: Squid Parent: (squid-1) process 40086 exited with status 1
                                        Apr 8 13:59:03 (squid-1): The check_cp helpers are crashing too rapidly, need help!
                                        Apr 8 13:59:02 squid[18123]: Squid Parent: (squid-1) process 40086 started
                                        Apr 8 13:58:59 squid[18123]: Squid Parent: (squid-1) process 33588 exited with status 1
                                        Apr 8 13:58:59 (squid-1): The check_cp helpers are crashing too rapidly, need help!
                                        Apr 8 13:58:59 squid[18123]: Squid Parent: (squid-1) process 33588 started
                                        Apr 8 13:58:56 check_reload_status: Reloading filter
                                        Apr 8 13:58:56 squid[18123]: Squid Parent: (squid-1) process 25098 exited with status 1
                                        Apr 8 13:58:56 (squid-1): The check_cp helpers are crashing too rapidly, need help!
                                        Apr 8 13:58:55 Squid_Alarm[26162]: Squid has resumed. Reconfiguring filter.

• A
                                          aniquiler
                                          last edited by

simmmm fica reiniciando…. help pls!!

• T
                                            tomaswaldow
                                            last edited by

Tente fazer uma instalação nova em uma maquina de teste.
                                            Vai validando cada alteração até descobrir o erro, as vezes uma coisa simples está passando.

Tomas @ 2W Consultoria

• First post
                                              Last post
                                            Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.