Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Montar USB (Pendrive) + Compartilhamento via SMB [RESOLVIDO]

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    6 Posts 2 Posters 1.3k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • M Offline
      matheus.santos
      last edited by

Olá pessoal!

Bom, minha dificuldade é a seguinte: tenho um pfsense 2.2, todo redondinho… mas um cliente me pediu para adicionar um compartilhamento através de USB. As máquinas na rede usam Windows (7, servidor: 2008 R2). Ele lida com arquivos sigilosos e já teve problemas com vírus e etc.

Ofereci a ele a solução do pfSense e ele gostou muito.

O problema agora é esse: preciso que, ao colocar um pendrive no pfsense, o mesmo monte-o e compartilhe-o através da LAN. É possivel? tentei instalar o Samba4, não consegui sucesso. Tentei tambem montar o pendrive com os comandos do FreeBSD e tambem nao consegui.

Agradeceria muito se pudessem me dar uma luz de como fazer isso!

Valeu!
      Matheus Santos

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • marcellocM Offline
        marcelloc
        last edited by

@matheus.santos:

já teve problemas com vírus e etc.

Mesmo que você consiga instalar o samba no pfSense, você não vai continuar com o problema do compartilhamento sem antivirus?

A instalação manual do samba no pfsense não e complicada, busque outros tópicos aqui no fórum falando o samba4 no pfsense(principalmente forum internacional).

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• M Offline
          matheus.santos
          last edited by

@marcelloc:

@matheus.santos:

já teve problemas com vírus e etc.

Mesmo que você consiga instalar o samba no pfSense, você não vai continuar com o problema do compartilhamento sem antivirus?

A instalação manual do samba no pfsense não e complicada, busque outros tópicos aqui no fórum falando o samba4 no pfsense(principalmente forum internacional).

Prezado marcelloc,

Em relação ao problema de anti-virus, o que mais preocupa em sua rede é o problema de virus com autorun. Os outros, as maquinas possuem cliente do Forefront instalado. Em relação ao samba4, so vejo tutoriais relacionados a AD e afins. Só queria mesmo compartilhar uma pasta no pfsense.

• M Offline
            matheus.santos
            last edited by

Bom, problema resolvido.

Espero não ser banido e nem detonar algumas consultorias aqui, mas eis o que fiz:

Meu cliente, como havia dito anteriormente, gostaria que, ao ligar um pendrive, o mesmo fosse montado numa pasta via rede. Penei pra subir o Samba4, mas achei alguns tutoriais pela internet de como fazer (aqui mesmo inclusive). Depois, baixei algumas dependencias que o pfsense não traz herdado do FreeBSD. Compartilhei uma pasta pelo Samba4, criando uma pasta vazia dentro dele.

Apliquei essas configurações no boot. Agora, o mais dificil em minha opiniao: montar o pendrive automaticamente.

Consegui fazer isso via script. Um pouco de conhecimentos em bash + apache + ssh. Basta meu cliente ligar o pendrive (1 de cada vez; ainda conseguirei pular essa dificuldade), rodar o script e pronto: a pasta, alem de "pública" (tem controle de acesso por user), tem uma subpasta com o pendrive montado.

Para liberar, so rodar outro script e pimba! Pasta "apagada".

Mesmo assim, é legal saber que existe muitos conteudos em ingles que praticamente me ajudaram bastante no meu êxito. Uma pena maior para os que nao falam inglês.

• marcellocM Offline
              marcelloc
              last edited by

@matheus.santos:

O que mais preocupa em sua rede é o problema de virus com autorun.

Na minha rede? ??? :)

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• M Offline
                matheus.santos
                last edited by

@marcelloc:

@matheus.santos:

O que mais preocupa em sua rede é o problema de virus com autorun.

Na minha rede? ??? :)

"em sua rede" = rede do cliente

• First post
                  Last post
                Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.