Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Acesso a arquivos em lan pela vlan

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    11 Posts 5 Posters 2.3k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • T
      tomaswaldow
      last edited by

Usar VLANs separa as redes, então você vai precisar criar regras de firewall na VLAN liberando o acesso ao servidor.

Tomas @ 2W Consultoria

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • M
        Maicon Santos
        last edited by

Obrigado pela resposta. Já havia criado uma regra destas, dentro das regras da minha vlan. Coloquei a imagem das configurações em anexo. Sabe se existe algo errado na configuração ou se precisa permitir algo na minha lan ?

fpsense.png
        fpsense.png_thumb

• M
          marcosjk20
          last edited by

Maicon como voce esta configurando essa vlan? ta usando switch?  o Pfsense ja e um roteador de redes entao nao haveria problema no acesso , nos passe seu cenario com mais detalhespois tenho ambiente com varias Vlans e funciona perfeitamente

abs

Marcos

• T
            tomaswaldow
            last edited by

@Maicon:

Obrigado pela resposta. Já havia criado uma regra destas, dentro das regras da minha vlan. Coloquei a imagem das configurações em anexo. Sabe se existe algo errado na configuração ou se precisa permitir algo na minha lan ?

Pelo que vi está certo a regra, lembrando que somente os IPs dos alias vão acessar.
            Não sei quais são os serviços que tem nesse servidor, mas seria interessante criar um alias com as portas utilizadas e somente permitir essa.
            Evita problema com vírus, etc. Também observe a questão do protocolo UDP, a regra que fez só deixa passar TCP.

Tomas @ 2W Consultoria

• M
              Maicon Santos
              last edited by

Marcos, se está falando em switch gerenciável, não. Criei minhas vlans diretamente pelo pfsense. Faço a distribuição a partir de um gerenciador de WiFi da Ruckus, que me permite criar diversas SSID e atribuir uma vlan para cada. Não tive nenhum problema relacionado a isso. A vlan foi configura de uma forma básica, tanto ela quanto a minha lan estão apontando para a mesma placa de rede e cada uma possui uma faixa de IP diferente.

• M
                Maicon Santos
                last edited by

Tomas, alterei a questão do protocolo, mas continuo sem acesso. Atualmente também alterei meu Source para aceitar qualquer conexão, e deixei o destination como o IP do meu servidor. O Pfsense deveria me dar acesso automático entre vlans ou exite alguma configuração que deve ser feita para ele acessa-las ?

• T
                  tomaswaldow
                  last edited by

Hoje não tenho como testar isso, mas amanhã vou implantar um PFSense com 2 Vlan e te falo.
                  Mas a principio o tratamento de uma VLAN é o mesmo de uma rede física.

Tomas @ 2W Consultoria

• M
                    Maicon Santos
                    last edited by

@Tomas:

Hoje não tenho como testar isso, mas amanhã vou implantar um PFSense com 2 Vlan e te falo.
                    Mas a principio o tratamento de uma VLAN é o mesmo de uma rede física.

Obrigado, fico no aguardo.

• A
                      Andre Filho
                      last edited by

Passei pelo o mesmo dilema, após vários teste a solução encontrada foi como no print abaixo funcionando de boa!
                      em vlan deixar como na img.

![Captura de Tela 2015-03-18 às 09.41.30.png](/public/imported_attachments/1/Captura de Tela 2015-03-18 às 09.41.30.png)
                      ![Captura de Tela 2015-03-18 às 09.41.30.png_thumb](/public/imported_attachments/1/Captura de Tela 2015-03-18 às 09.41.30.png_thumb)
                      ![Captura de Tela 2015-03-18 às 09.41.30.png](/public/imported_attachments/1/Captura de Tela 2015-03-18 às 09.41.30.png)
                      ![Captura de Tela 2015-03-18 às 09.41.30.png_thumb](/public/imported_attachments/1/Captura de Tela 2015-03-18 às 09.41.30.png_thumb)

• F
                        fabiolourenco
                        last edited by

Maicon,

Veja esse how to pra ve se te ajuda:

http://keabird.com/blogs/2014/08/03/configuring-vlan-on-pfsense/

Adicionei esse post aqui também caso precise.

https://forum.pfsense.org/index.php?topic=91498.0

abs,

• First post
                          Last post
                        Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.