Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

[Resolvido] PFsense + Wifi Ubquit Unifi + Vlans

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    11 Posts 6 Posters 5.6k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • L Offline
      LFCavalcanti
      last edited by

Olá!

Você precisa criar as interfaces VLAN no PFSense, as Tags nos UniFi Controller e sim, um Switch L2 Gerenciável para definir as VLANs.

Como você usará antenas Unifi, sugiro você usar o Tough Switch 5 PoE, ele é L2 e gerenciável, além de prover energia para as antenas.

–

Luiz Fernando Cavalcanti
      IT Manager
      Arriviera Technology Group

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • T Offline
        tomaswaldow
        last edited by

É apenas um UniFi? Porque precisa de VLAN? Se é somente para prover rede sem fio pode ser direto na placa mesmo sem problema.
        Tenho 4 funcionando assim.

Tomas @ 2W Consultoria

• edugiants4xE Offline
          edugiants4x
          last edited by

tbm possuo pfsense mais virtual crio as nics apartir da fisica e atrelo ao pfsense e os unifi. dai no meu switch eu configuro tagged as portas que ira passar os dhcp.. simples assim.

• S Offline
            Slackwarez
            last edited by

Olá pessoal,

Muito  obrigado por responderem minha dúvida!

A questão da VLan é que essa estrutura se trata de uma loja, gostaria de dividir, para clientes e representantes não tivessem acesso a rede interna ao acessarem a internet, ao mesmo tempo uso alguns equipamentos da empresa ligados ao Wifi (notebooks e impressoras)
            Pensei que pelo fato de estarem ligados direto, sem nenhum switch ou qualquer outra coisa no meio, tendo o pfsense aceitando Vlans e o Ubiquiti Unifi tambem aceitando, pensei que eles se comunicariam sem problemas…

Obrigado a todos que participaram

• L Offline
              LFCavalcanti
              last edited by

@Slackwarez:

Olá pessoal,

Muito  obrigado por responderem minha dúvida!

A questão da VLan é que essa estrutura se trata de uma loja, gostaria de dividir, para clientes e representantes não tivessem acesso a rede interna ao acessarem a internet, ao mesmo tempo uso alguns equipamentos da empresa ligados ao Wifi (notebooks e impressoras)
              Pensei que pelo fato de estarem ligados direto, sem nenhum switch ou qualquer outra coisa no meio, tendo o pfsense aceitando Vlans e o Ubiquiti Unifi tambem aceitando, pensei que eles se comunicariam sem problemas…

Obrigado a todos que participaram

Para esclarecimento…

Essa questão não é atrelada ao PFSense nem as antenas Ubiquiti.

VLAN é o nome que damos a implementação do protocolo 802.1Q. Para haver comunicação de diferentes subredes pelo mesmo meio físico, é necessário colocar uma impressão digital no pacote, o que chamamos de TAG.

Switches geralmente fazem o papel de identificação dos pacotes de acordo com as configurações das portas e troncos. O PFSense já marca os pacotes em suas interfaces, mas para que os pacotes sejam encaminhados para as antenas, é necessário um Switch entre eles que opere o protocolo 802.1Q.

–

Luiz Fernando Cavalcanti
              IT Manager
              Arriviera Technology Group

• S Offline
                Slackwarez
                last edited by

Olá Luiz Fernando,

Muito obrigado pela brevia explicação porém foi a mais clara e eficiente que encontrei na internet!

Agora entendi!

Mais uma vez muito obrigado a todos que participaram deste tópico!

• H Offline
                  henriquejensen
                  last edited by

Por que um cabo ligado diretamente ao pfsense numa placa de rede com VLANs definidas não funcionaria com o mesmo cabo plugado direto na porta lan do Unifi?

Ao meu ver, quando definimos as VLANs na porta do Unifi, teremos comunicação dessas redes virtuais sem a necessidade de um switch gerenciável entre ambos.
                  Até vou testar isso em breve na minha loja onde tenho ambiente igual.
                  Dou retorno assim que possível.

• S Offline
                    Slackwarez
                    last edited by

Jener,
                    Esse foi o motivo de eu ter aberto essa questão…
                    Não tenho experiência nesse ramo...
                    Aguardo o resultado do seu teste...

Abraço

• H Offline
                      henriquejensen
                      last edited by

Funciona perfeitamente.
                      Você pode deixar a lan normal ativada em cima da placa de rede, e na mesma placa criar uma vlan no pfsense. Lá no Unifi basta vc criar uma rede wifi nova e setar o id da Vlan.
                      Fiz essa configuração hj na minha loja, onde tenho um Unifi que está conectado ao hub 10/100 de 16 portas e a placa lan do pfsense também.

minha LAN: 192.168.1.x (dhcp ativado)

minha VLAN: 192.168.5.x (dhcp ativado)

Acho que esses roteadores wireless com mais recursos ou firmware DD-WRT também vão funcionar de boa, já que ele tem a função VLAN nativa.

O bacana é o traffic graph monitora o uso da vlan, só isso já é uma beleza, pq aquele gerenciador do Unifi, pqp, é um pé no saco.

1 Reply Last reply Reply Quote 1
                      • T Offline
                        thiagomespb
                        last edited by

senhores,

para usar vlan no pfsense com unifi preciso do ativar tambem no switche ou não se faz necessário ?

• First post
                          Last post
                        Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.