Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

[Ajuda]2 Wan + 2 Lan - Sem Load Balance e Failover

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    3 Posts 2 Posters 520 Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • J Offline
      Junninz
      last edited by

Fala pessoal,

seguinte, tenho um pfsense rodando na versão 2.2.2, com squid + squidguard em modo transparente. Além disso, possuo o seguinte cenário:

WAN1 - DHCP
      WAN2 - STATIC
      LAN1 - 10.0.0./16
      LAN2 - 10.2.0.0/16

Minha dúvida é a seguinte, preciso configurar o pfsense de forma que todo o tráfego da LAN1 saia pela interface WAN1 e todo o tráfego da LAN2 saia pela interface WAN2.

Configurei os 2 gateways dentro de System\Routing e nas regras de LAN1, adicionei o gateway WAN1, mesma coisa nas regras de LAN2, com gateway WAN2, porém, durante um tracert pela interface LAN2, a saída esta sendo pela WAN1.

Como eu poderia resolver este problema? Os tráfegos das 2 interfaces precisam ser distintos.

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • T Offline
        tomaswaldow
        last edited by

Você precisa configurar manualmente nas regras de firewall de cada interface por qual gateway deve sair.

Nas opções avançadas de cada regra tem onde você a saída.

Tomas @ 2W Consultoria

• J Offline
          Junninz
          last edited by

Obrigado pela resposta.

As 2 interfaces LAN já estão com os devidos gateways configurados em advanced, porém, no tracert a interface lan 2 ainda sai pelo gateway da wan 1.

Nas regras das 2 interfaces lan estão com acesso default, sem bloqueios, sendo os mesmos feito por conteúdo pelo squidguard.

• First post
            Last post
          Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.