[RESOLVIDO] SquidGuard não inicializa
-
Passei por esse problema recentemente. Quando instalei o squid + squidguard funcionou até eu reiniciar a maquina quando reinicie o squidguard não iniciava o serviço e quando iria iniciar ele derrubava o serviço do squid também.
Resolvi esse problema da seguinte forma.
entre proxy filter na opção Target Categories e crie uma categoria. Somente crie não precisa fazer mais nada. Após criado de um apply que vai funcionar.
-
Passei por esse problema recentemente. Quando instalei o squid + squidguard funcionou até eu reiniciar a maquina quando reinicie o squidguard não iniciava o serviço e quando iria iniciar ele derrubava o serviço do squid também.
Resolvi esse problema da seguinte forma.
entre proxy filter na opção Target Categories e crie uma categoria. Somente crie não precisa fazer mais nada. Após criado de um apply que vai funcionar.
Boa tarde fernando_mlc
Fiz o procedimento, mas não funcionou também…
-
Posta as .conf e os logs por favor.
Se for o caso as telas de print do squid.Abs
-
Bom dia Pessoal,
Estou tendo um problemão para inicializar o SquidGuard.
O serviço do squidGuard não inicializa de forma alguma. Já reinstalei o pacote, limpei o cache do squid, reconstrui a estrutura de pastas, restaurei o último backup que funcionava, mas nada dá certo!Então já funcionou tudo perfeitamente antes? E de repende o SquidGuard parou de funcionar, e em resultado disso o Squid também?
Lembra o que alterou na configuração, ou isso aconteceu do "nada"?Se instalou o SquidGuard pela primeira vez, ou fez alguma atualização, talvez precise mudar umas coisas na ".conf"
-
Se instalou o SquidGuard pela primeira vez, ou fez alguma atualização, talvez precise mudar umas coisas na ".conf"
Por exemplo?
-
Se instalou o SquidGuard pela primeira vez, ou fez alguma atualização, talvez precise mudar umas coisas na ".conf"
Por exemplo?
Vamos tentar:
-
squidclamav.conf – redirect https://192.168.x.y/squid_clwarn.php
-
no c-icap.conf apagar tudo no final que tem haver com LDAP
-
incluir isso no final de c-icap.conf : Service squid_clamav squidclamav.so
Qualquer dúvida, tentente entender isso que está em alemao e ingles:
http://taste-of-it.de/pfsense-squid-als-transparenter-proxy-mit-antivirus-funktion-fuer-http/ -
-
Pra mim não faz sentido usar Squid 2, pois não é mais atualizado, no FreeBSd não está mais disponível e no pfSense está ainda por questão de compatibilidade, mas será descontinuado também.
-
Pra mim não faz sentido usar Squid 2, pois não é mais atualizado, no FreeBSd não está mais disponível e no pfSense está ainda por questão de compatibilidade, mas será descontinuado também.
Eu estou usando :
squid3 0.2.8
squidGuard 1.9.14 -
Bom dia Pessoal,
Estou tendo um problemão para inicializar o SquidGuard.
O serviço do squidGuard não inicializa de forma alguma. Já reinstalei o pacote, limpei o cache do squid, reconstrui a estrutura de pastas, restaurei o último backup que funcionava, mas nada dá certo!Então já funcionou tudo perfeitamente antes? E de repende o SquidGuard parou de funcionar, e em resultado disso o Squid também?
Lembra o que alterou na configuração, ou isso aconteceu do "nada"?Se instalou o SquidGuard pela primeira vez, ou fez alguma atualização, talvez precise mudar umas coisas na ".conf"
Bom dia max2012
Então, o squidGuard funcionava normalmente. Então no dia em que criei esse tópico, cheguei na empresa e vi que o serviço do squidGuard estava como "STOPPED".
Não fiz qualquer alteração, aliás, fazia tempo que eu não mexia nas configurações do Proxy Filter.
Obrigado pela atenção!
-
Então no dia em que criei esse tópico, cheguei na empresa e vi que o serviço do squidGuard estava como "STOPPED".
Não fiz qualquer alteração, aliás, fazia tempo que eu não mexia nas configurações do Proxy Filter.Então os Logs serão reveladores, para entender o que aconteceu.
Eu procuraria no {Services / Proxy filter / Log page / Filter log} por alguma indicação de algo que deixou de funcionar, ou que está sendo impedido de iniciar.
Será que foi alguma atualização do Antivirus?
Se vc for no {Proxy Server / Real time}, o que o "SquidSuard Log" diz? -
Prezados,
Bom saber que esse assunto ta rolando por aqui, pois já havia desinstalado e instalado, exclui blacklist atualizei… e nada... Squid e SquidGard parado, o Squid sobe só... quando tenta subir SquidGuard o Squid para também. O Pior que fica negando quase tudo... problemão na minha rede corporativa. Tentarei na segunda-feira essa criação de Target Categories. E só pra constar, no meu caso, tava funcionando perfeitamente... parou do nada... passei a quinta e a sexta tentando, tive que deixar a rede passando tudo, esses dias.
-
Já passei por isso também , mas no meu caso o "Power" squid + squidGuard se auto regeneraram 8) . Como foi sorte, tenho medo que aconteça novamente então já estou seguindo o tópico até a solução. :)
-
Então os Logs serão reveladores, para entender o que aconteceu.
Eu procuraria no {Services / Proxy filter / Log page / Filter log} por alguma indicação de algo que deixou de funcionar, ou que está sendo impedido de iniciar.
Será que foi alguma atualização do Antivirus?
Se vc for no {Proxy Server / Real time}, o que o "SquidSuard Log" diz?Pessoal, boa tarde!
Peço desculpa pela demora em responder, pois estive ausente esses dias…
max2012, eu não tenho como olhar os Logs pela interface web, mas tive que deixar o squid desativado.
Agora mesmo deixando apenas o Squid instalado, quando eu ativo ele, todos os sites ficam inacessíveis.
Por enquanto estou fazendo testes com o PfSense 2.1.5 e 2.2.2, para poder atualizar nesse mês de Julho.
Até o momento estou sem Squid e sem SquidGuard instalados por conta desse problema :/ -
Fala galerinha, tudo bem?
Estava com este mesmo problema no PF, sou novo com ele, fazem dois meses que o conheci e estou trabalhando com ele.
Estou com a versão 2.2.2 amd64.
Sempre que reinicio o server, em quesito testes, pois ele é super estável, o squid e o squidguard param.Resolvo o problema da seguinte forma:
1 - Inicio o squid normalmente pelo serviço;
2 - No squidguard, guia "Blacklist", clico no botão "Download" e aguardo ele concluir todo o processo;
3 - Na guia "General Settings", apago o link da blacklist "http://www.shallalist.de/Downloads/shallalist.tar.gz" e coloco novamente e salvo;
4 - Clico no botão "Apply" e aguardo ele concluir. Mesmo assim, aparece como "Stopped", mas não se preocupe ele já iniciou;
5 - Clico em qualquer outra guia, por exemplo "Common ACL" e clico de volta na guia "General Settings".Pronto, squid e squidguard com serviços funcionando!
Não sei o porque, só sei que funciona!
Todas as vezes que faço desta forma, o serviço volta a funcionar perfeitamente!!!Espero ter ajudado…
...se sim, posta pra nós!!!! -
Provavelmente a pasta onde os arquivos da blacklist ficam são excluídos durante o boot.
Talvez criar um tar da blacklist possa agilizar o processo.
Um script de inicialização para a blacklist também pode ajudar a contornar esse problema. -
Primeiramente você instalou no pendrive seu pfsense?
Se for é preciso checar o espaço em disco e ativar /etc/rc.conf_mount_rw no boot do sistema.
Porque senão sempre que for bootar o sistema, o blacklist vai desaparer e o squidguard nao vai startar.Senão se foi instalado em hd vai funcionar sim. bastar checar os logs do sistema.
Obs: É bom sempre atualizar o sistema.
-
Boa tarde, tenho acompanhado este tópico pelo fato de estar passando pelo mesmo problema.
Porém, percebi que a causa estava relacionada com as blacklists. Sendo assim fiz download de outra Blacklist no site: http://www.squidguard.org/blacklists.htmlLogo depois em Proxy Filter > General Settings >Blacklist Options > Marquei a opção "Blacklist". Em Blacklist proxy coloquei o IP do PFSense/Porta (Ex: 172.16.0.1:80) e Blacklist URL deixei em branco.
Aparentemente o serviço parou de cair mesmo reiniciando várias vezes o PFSense.
PFSense 2.2.3 - Squid 2.7.9 - Squidguard 1.9.14
-
Boa tarde, tenho acompanhado este tópico pelo fato de estar passando pelo mesmo problema.
Porém, percebi que a causa estava relacionada com as blacklists. Sendo assim fiz download de outra Blacklist no site: http://www.squidguard.org/blacklists.htmlLogo depois em Proxy Filter > General Settings >Blacklist Options > Marquei a opção "Blacklist". Em Blacklist proxy coloquei o IP do PFSense/Porta (Ex: 172.16.0.1:80) e Blacklist URL deixei em branco.
Aparentemente o serviço parou de cair mesmo reiniciando várias vezes o PFSense.
PFSense 2.2.3 - Squid 2.7.9 - Squidguard 1.9.14
Olá Ricardo,
Obrigado pela ajuda.
Então, eu solucionei o problema aqui, instalando a versão do pfSense 2.2.2. Depois que coloquei essa versão, os bloqueios estão ocorrendo normalmente, e os serviços não caíram em nenhum momento.
Agradeço a atenção e ajuda de todos!!
Abraço
-
aqui tem uma solução: https://forum.pfsense.org/index.php?topic=99450.0