Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Como identificar as máquinas que estão online?

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    8 Posts 4 Posters 5.1k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • M
      max2012
      last edited by

Olá,
      talvez o tema já foi abordado e até respondido, mas infelizmente não encontrei nada a respeito.
      É o seguinte: quero identificar através do pfSense, que máquinas/computadores/aparelhos/etc. de momento estão ativos na rede (online).
      O problema é que se o IP for dinamico, o estado aparece na lista do DHCP Lease.
      Mas se o IP for estático, então não dá para ver quando esse computador está online.
      Quem tem uma ideia como resolver isso?

Obrigado & cumprimentos

Router+Firewall+pfBlockerNG by pfSense 2.2.3 (amd64) on
      Zotac ZBOX ID41 [Atom D525 @1.8GHz; 4GB Ram; SSD; USB 3.0 Gigabit NIC AX88179]

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • B
        broonu
        last edited by

Se você for em "Status -> DHCP Leases -> Show all configured leases" ele mostra todos os leases, inclusive os offline.

• M
          max2012
          last edited by

@broonu:

Se você for em "Status -> DHCP Leases -> Show all configured leases" ele mostra todos os leases, inclusive os offline.

Então, eu sei disso, mas acho então que algo está errado.
          Porque os "Leases" que são dinamicos, são devidamente classificados como "online" ou "offline", dependendo se estão ligados ou não.
          Mas os "Leases" estáticos, que mantém sempre o mesmo IP, eles aparecem na lista sempre como "online", o que não é verdade.
          Por exemplo agora mesmo um PC está desligado, mas aparece na lista "ONLINE".

Porque será?

• W
            wesmp3
            last edited by

Se você atrelou o ip ao mac, então eles sempre serão online para garantir que nenhum dispositivo na rede pegue o tal ip. Na minha rede eu uso o IP scanner (windows) e o fing (Linux) pra mostrar quem ta conectado no momento.

• B
              broonu
              last edited by

Você pode instalar o nmap e escanear com ping, mas se alguma maquina estiver bloqueando ICMP não vai pegar.

• M
                max2012
                last edited by

@broonu:

Você pode instalar o nmap e escanear com ping, mas se alguma maquina estiver bloqueando ICMP não vai pegar.

então, a solução por enquanto vai ter que ser essa mesmo!
                a maioria dos roteadores (senão todos) tem essa função; alguns até conseguem sinalizar se o client está só na rede interna ou está se comunicando com a rede externa/internet.

mas como a função pricipal do pfSense é Firewall/NAT, isso vai ter que esperar, se é que um dia vai ter…

• D
                  denicio
                  last edited by

A tabela ARP ajuda?  8).
                  Diagnostics –> ARP Table
                  Valeu.

• M
                    max2012
                    last edited by

@denicio:

A tabela ARP ajuda?  8) .
                    Diagnostics –> ARP Table
                    Valeu.

Oi, nao ajuda, porque lá só tem uma lista do equipamento alguma vez "encontrado".
                    Por exemplo a minha impressora está desligada, e aparece nessa lista.

• First post
                      Last post
                    Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.