Virtualizando PfSense
-
Se não tiver um switch gerenciavel para configurar as vlans, você vai precisar de uam placa de rede para cada segmento.
Ex: 2 wans, 1 lan = 3 placas de rede.
-
Só para compartilhar,
Estou virtualizando o PFSense sob o Proxmox com 4 placas de rede reais, onde as 4 placas estão em modo Bridge.
1 - LAN
1 - WI-FI
1 - LINK INTERNET 1 - Ip fixo
1 - LINK INTERNET 2 - Speedy PPPOESó duas observações a serem feitas:
No dashboard do PF, em Interfaces Statistics, há muita colisão nos dois links de internet, o que não está gerando problemas na navegação, download, upload etc(Eu li aqui no fórum que uma pessoa virtualizou com Xen e teve o mesmo erro).
E a segunda observação que eu não acho um problema para o meu cenário, se o modem de um dos links de internet queimar, ou a antena de wi-fi, ele não acusa Interface Down, ele sempre vai acusar como UP/OK.
Como foi um projeto teste, estou agora tentando disponibilizar no PF virtualizado, a interface de rede fisicamente.
-
Bom dia pessoal!
Marcelloc, não tenho switch gerenciavel.
No cenário que queria testar seria:
1 Pf firewall para 2 links = 2 placas
1 pf proxy e DHCP = 2 PLACAS?
1 interface de acesso ao Xen ?
-
1 placa para cada wan
1 placa para a lan (dhcp, proxy, gerencia do xen) -
Uso PROXMOX VE 3.3 em vários clientes e como o marcello citou sobre a placa E1000 utilizo ela é funciona perfeitamente com rede de 1GB e 100MB também….
;) -
Bom dia pessoal,
Só para compartilhar, eu também utilizo o Xen na versão 6.2 com o Pfsense 2.1.4.
2 Placas Wan
1 LanSobre as placas Gigalan.
Não vi ninguém comentar, mas para quem for usar a versão Free do Xen e for usar as placas em Gigalan por padrão ele apenas deixa passar 100Mb, precisa fazer uma pequena alteração no Xen para ele liberar o driver da Intel que ai vc consegue usar o Gigalan.Estou usando há +- 3 meses e até o momento está ótimo. Estou colocando tmb o Zabbix neste Xen.
-
Sobre as placas Gigalan.
Não vi ninguém comentar, mas para quem for usar a versão Free do Xen e for usar as placas em Gigalan por padrão ele apenas deixa passar 100Mb, precisa fazer uma pequena alteração no Xen para ele liberar o driver da Intel que ai vc consegue usar o Gigalan.Esta na 1a pagina desse mesmo topico
https://forum.pfsense.org/index.php?topic=69518.msg382984#msg382984 -
Sobre as placas Gigalan.
Não vi ninguém comentar, mas para quem for usar a versão Free do Xen e for usar as placas em Gigalan por padrão ele apenas deixa passar 100Mb, precisa fazer uma pequena alteração no Xen para ele liberar o driver da Intel que ai vc consegue usar o Gigalan.Esta na 1a pagina desse mesmo topico
https://forum.pfsense.org/index.php?topic=69518.msg382984#msg382984Desculpa ae !
-
Legal Marcelloc, essa era minha dúvida, quantas placas eu vou precisar fisicamente, vlw
Vou testar aqui.
-
Estou virutualizando o PFsense pela VM
Versão da VWware 10.0.1
VMnet0-Wan - em0 v4: 192.168.2.1/24 modo NAT
VMnet1-Lan - em1 v4: 192.168.0.1/24 modo Host onlyConsigo pingar nesses ips pela minha maquina
Mas nao consigo acessa via Web da minha maquina
O que pode esta acontecendo?
Link da interface de configuração:http://1drv.ms/1fBDUjn