Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Configuraação pfsense 2.2.3 + GVT + Net + Failover

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    4 Posts 3 Posters 475 Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • I Offline
      iagonm
      last edited by

Bom dia pessoal!

Sou bem novato nessa área de redes e principalmente no que se trata do pfsene. Tenho ele instalado em uma máquina virtual e dois links de internet conforme citado no título, um do provedor GVT (principal) e um do provedor NET (secundário).

O modem da GVT está configurado como Bridge com o pfsense autenticando e está funcionando perfeitamente, identificado no pfsense como WAN1.

Já o modem da Net está como veio da operadora, o seu modelo é um Motorola SVG1202, o pool do DHCP começa no IP 11, então setamos a WAN2 do pfsense como "Static IPV4", colocamos o IP dela como o final 10 e criamos uma DMZ dmz do modem para o IP 10.

As minhas dúvidas surgem em como me certificar de que através do link da net estamos conseguindo navegar e como vou conseguir criar uma simples regra de failover, já me certifiquei de que o modem da net por fora do pfsense está funcionando perfeitamente, o "problema" está em apenas eu ter dificuldade na criação dessa regra.

Desde já agradeço a paciência e compreensão com o novato por parte de todos!

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • I Offline
        iagonm
        last edited by

Pessoal, fiz mais alguns testes, de dentro do pfsense fazendo um teste de tracert para um endereço qualquer na web eu consigo chegar la normalmente, fiz o teste com ambos os links para o mesmo endereço e o resultado foi semelhante para ambos, obviamente por se tratarem de operadoras diferentes os saltos diferenciam.

Acredito que o problema esteja apenas na configuração da regra de failover.  ???

• R Offline
          reinaldo.feitosa
          last edited by

Acesse Roteamento em Sistemas e crie um grupo onde seu link principal tenha peso1 e o secundário peso 2 e o gatilho perda de conexão.

• M Offline
            m4kin
            last edited by

Status > Gateways > Gateways Group
            Crie o grupo, e coloque os pesos conforme a sua vontade, eu particularmente deixo tudo tier 1.

• First post
              Last post
            Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.