Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Integração captive portal + freeradius + postgresql

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    13 Posts 2 Posters 3.7k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • R
      reinaldo.feitosa
      last edited by

Marcos, bom dia!

Eu desenvolvi um monitor em Delphi que faz a leitura em um banco MSSQL(Faculdade) e alimenta o banco do freeradius e outro que lê um banco firebird(Hotel) e alimenta o freeradius.

Os dois sistema estão funcionando a um bom tempo.

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • marcosjostM
        marcosjost
        last edited by

Reinaldo, eu estava vendo se teria como fazer isso so com o pfsense e o freeradius dele, sem precisar de um sistema intermediario….Mas acho que nao vai rolar....
        Eu brinquei com delphi a uns 10 anos atras quando estava no tecnico...rss...depois nao mexi mais.....
        Como o sistema e base rodam em windows seria uma opção interessante....fazer um monitor pra ler essa base do postgresql e alimentar o freeradius do pfsense..... 8)
        Ando meio enferrujado em programação e desenvolvimento ( mais de um ano afastado disso).....vamos ver o que aparece... ;D

• marcosjostM
          marcosjost
          last edited by

Atualizando…
          Vendo este artigo:
          http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Freeradius-servidor-radius-eficiente-e-completo?pagina=4

Entendi melhor como funciona o freeradius, e como ele autentica numa base de dados.
          Pelo visto vou precisar criar um banco de dados com as tabelas do freeradius, e uma aplicação/monitor que leia consulte a minha base postgresl atual, faça o tratamento das variaveis e alimente a base usado pelo freeradius.
          Onde o username do freeradius vai ser o campo cpf da minha base e o passawrd o campo registro.

• marcosjostM
            marcosjost
            last edited by

Bom, fiz um pouco diferente. Criei uma vm basica com apache-php-mysql, criei a base do freeradius no mysql (usei o exemplo que vem no pacote do freeradius do centos), e um script que consulta a base postgres e insere os dados nessa do freeradius do mysql ( depois de pronto coloco o codigo aqui).
            Tenho o pfsese 2.2.24 64 bits, instalei o pacote do freeradius, mas ele nao inicia…vi nos logs esses erros:
            ep 16 12:48:47 radiusd[18985]: Failed to load virtual server <default>Sep 16 12:48:47 radiusd[18985]: /usr/local/etc/raddb/sites-enabled/default[69]: Errors parsing authorize section.
            Sep 16 12:48:47 radiusd[18985]: /usr/local/etc/raddb/sites-enabled/default[185]: Failed to parse "sql" entry.
            Sep 16 12:48:47 radiusd[18985]: /usr/local/etc/raddb/sites-enabled/default[185]: Failed to find "sql" in the "modules" section.
            Sep 16 12:48:47 radiusd[18985]: /usr/local/etc/raddb/sql.conf[2]: Instantiation failed for module "sql"

Lembro de ter visto algo no forum, mas nao consegui achar mais…....</default>

• R
              reinaldo.feitosa
              last edited by

Você liberou o msql da vm para receber conexão externas?

• marcosjostM
                marcosjost
                last edited by

Ola Reinaldo, liberei sim pois antes de liberar ele dava tambem que nao pode conectar ao servidor mysql root@ip…etcc...
                Depois que liberei ficou esse erro ainda....

• R
                  reinaldo.feitosa
                  last edited by

No seu MySql tem a tabela NAS? Se não tiver a tabela NAS tem duas soluções, ou vc cria ela pelo script da pagina do projeto freeradius ou desmarque a opção cliente na Guia SQL do FreeRadius.

• marcosjostM
                    marcosjost
                    last edited by

Humm…vou ver se tem essa tabela, usei o  /etc/raddb/sql/mysql/schema.sql  da instalação do freeradius de um centos para criar as tabelas no mysql.....

• marcosjostM
                      marcosjost
                      last edited by

Ola Reinaldo, agora que consegui retomar isso.
                      Nao tem a tabela NAS
                      as tabelas que tenho no banco radius:
                      | radacct          |
                      | radcheck        |
                      | radgroupcheck    |
                      | radgroupreply    |
                      | radpostauth      |
                      | radreply        |
                      | radusergroup

Que sao as tabelas do schema.sql

Agora usei
                      mysql> SOURCE /etc/raddb/sql/mysql/nas.sql

E criou a tabela nas….
                      Vamos ver se agora vai....

• marcosjostM
                        marcosjost
                        last edited by

Ajustes feitos…foi agora...
                        Detalhe, o campo: attribute da tabela radcheck precisa ser colocado como User-Password

Estou sem o script aqui, depois coloco ( sao so umas 10 linhas de php)

1 Reply Last reply Reply Quote 1
                        • First post
                          Last post
                        Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.