Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

[Duvida] Informações minimas necessárias RADIUS Captive Portal

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    19 Posts 5 Posters 3.2k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • T
      tacioandrade
      last edited by

@reinaldo.feitosa:

usei este how to como base:

http://www.serveradminblog.com/2011/12/freeradius-install-howto-4-populating-tables/

Tem tudo o que vc precisa

Se o limite de banda for o mesmo para todos usuarios é só configurar no CP mesmo. Ex. eu limitei todos Down 512kbps up 128kbps.

Reinaldo realmente não tinha pensado nessa possibilidade, não é o perfeito (pois queria limitar a banda por grupos, de forma que os professores e funcionários tivessem uma banda maior que os alunos por exemplo), porem caso não ache no Radius a opção correta vai ser a melhor forma de trabalhar mesmo. =)

E muito obrigado mesmo por esse link dai, dei uma olhada por cima agora e vi que tem exatamente o que preciso.

Abração e sucessos para você.

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • R
        reinaldo.feitosa
        last edited by

@tacioandrade:

@reinaldo.feitosa:

http://www.serveradminblog.com/2011/12/freeradius-install-howto-4-populating-tables/

Se o limite de banda for o mesmo para todos usuarios é só configurar no CP mesmo. Ex. eu limitei todos Down 512kbps up 128kbps.

Reinaldo realmente não tinha pensado nessa possibilidade, não é o perfeito (pois queria limitar a banda por grupos, de forma que os professores e funcionários tivessem uma banda maior que os alunos por exemplo), porem caso não ache no Radius a opção correta vai ser a melhor forma de trabalhar mesmo. =)

E muito obrigado mesmo por esse link dai, dei uma olhada por cima agora e vi que tem exatamente o que preciso.

Boa noite. Esta no link que postei, mas vamos lá, vou facilitar um pouco.
        Para criar limites por grupo você terá que poplular duas tabelas conforme abaixo:

INSERT INTO radgroupreply (id ,groupname ,attribute ,op ,value )
        VALUES (NULL , 'professores', 'Ascend-Xmit-Rate', ':=', '524288'),
        (NULL , 'professores', 'Ascend-Data-Rate', ':=', '131072');

'Ascend-Xmit-Rate'=Downlod
        'Ascend-Data-Rate'=Upload

INSERT INTO radusergroup (username ,groupname ,priority )
        VALUES ('professor1', 'professores', '1');

Acho agora ficou claro

• T
          tacioandrade
          last edited by

@reinaldo.feitosa:

@tacioandrade:

@reinaldo.feitosa:

Boa noite. Esta no link que postei, mas vamos lá, vou facilitar um pouco.
          Para criar limites por grupo você terá que poplular duas tabelas conforme abaixo:

INSERT INTO radgroupreply (id ,groupname ,attribute ,op ,value )
          VALUES (NULL , 'professores', 'Ascend-Xmit-Rate', ':=', '524288'),
          (NULL , 'professores', 'Ascend-Data-Rate', ':=', '131072');

'Ascend-Xmit-Rate'=Downlod
          'Ascend-Data-Rate'=Upload

INSERT INTO radusergroup (username ,groupname ,priority )
          VALUES ('professor1', 'professores', '1');

Acho agora ficou claro

Reinaldo foi mal mesmo, semana passada foi complicado por aqui por conta deste novo projeto que não me excluiu dos trabalhos normais do setor e dei uma olhada no artigo porem acho que pulei essa parte, focando apenas na descrição das tabelas e não na parte de controle de banda.

Agora já sei como implementar tudo o que preciso e assim que concluir dou um retorno por aqui.

Obrigado mais uma vez e sucessos em seus projetos.

• A
            alandnc
            last edited by

Bom dia pessoal,

Estou tentando colocar o freeradius pra funcionar junto com mysql, porem ele só funciona criando os usuários no próprio freradius, quando ativo a aba sql só dar usuário não encontrado, ja desabilitei a opção do nas e não funciona. alguém poderia me ajudar?

• R
              reinaldo.feitosa
              last edited by

@alandnc:

Bom dia pessoal,

Estou tentando colocar o freeradius pra funcionar junto com mysql, porem ele só funciona criando os usuários no próprio freradius, quando ativo a aba sql só dar usuário não encontrado, ja desabilitei a opção do nas e não funciona. alguém poderia me ajudar?

Posta os logs do freeradius (Status->System Logs) use o filtro "radius"

• marcosjostM
                marcosjost
                last edited by

Ola Alan, de uma olhada no meu topico abaixo tive alguns problemas na intregração do freeradius com msyql tambem, o reinaldo deu umas dicas que ajudaram, ve se resolve para voce.

https://forum.pfsense.org/index.php?topic=98294

• A
                  alandnc
                  last edited by

Obrigado pela Ajuda, segue log:

Oct 10 20:22:21 radiusd[87810]: rlm_sql (sql): Attempting to connect rlm_sql_mysql #4
                  Oct 10 20:22:21 radiusd[87810]: rlm_sql_mysql: Starting connect to MySQL server for #4
                  Oct 10 20:22:21 radiusd[87810]: rlm_sql_mysql: Couldn't connect socket to MySQL server root@192.168.1.5:radius
                  Oct 10 20:22:21 radiusd[87810]: rlm_sql_mysql: Mysql error 'Can't connect to MySQL server on '192.168.1.5' (61)'
                  Oct 10 20:22:21 radiusd[87810]: rlm_sql (sql): Failed to connect DB handle #4
                  Oct 10 20:22:21 radiusd[87810]: rlm_sql (sql): There are no DB handles to use! skipped 5, tried to connect 1
                  Oct 10 20:22:21 radiusd[87810]: Invalid user: [00:0c:29:a0:c3:23] (from client captiveportal port 2064 cli 00:0c:29:a0:c3:23)
                  Oct 10 20:22:22 radiusd[87810]: rlm_sql (sql): There are no DB handles to use! skipped 5, tried to connect 0
                  Oct 10 20:22:22 radiusd[87810]: Invalid user: [00:0c:29:a0:c3:23] (from client captiveportal port 2064 cli 00:0c:29:a0:c3:23)
                  Oct 10 20:22:28 radiusd[87810]: rlm_sql (sql): There are no DB handles to use! skipped 5, tried to connect 0
                  Oct 10 20:22:28 radiusd[87810]: Invalid user: [00:0c:29:a0:c3:23] (from client captiveportal port 2064 cli 00:0c:29:a0:c3:23)
                  Oct 10 20:22:29 radiusd[87810]: rlm_sql (sql): There are no DB handles to use! skipped 5, tried to connect 0
                  Oct 10 20:22:29 radiusd[87810]: Invalid user: [alan] (from client captiveportal port 2064 cli 00:0c:29:a0:c3:23)
                  Oct 10 20:22:30 radiusd[87810]: rlm_sql (sql): There are no DB handles to use! skipped 5, tried to connect 0
                  Oct 10 20:22:30 radiusd[87810]: Invalid user: [00:0c:29:a0:c3:23] (from client captiveportal port 2064 cli 00:0c:29:a0:c3:23)

• R
                    reinaldo.feitosa
                    last edited by

Pelo log o freeradius não está conseguindo conectar no seu mysql. Tudo indica que é problema permissão do usuário root que não tem permissão para conectar pela rede. Por default o usuário root só tem permissão para conectar através do localhost.

No meu caso eu criei um usuario radius com permissão para conectar de qualquer host.

Verifica as permissões e tenta iniciar o freeradius.

• A
                      alandnc
                      last edited by

Boa tarde Reinado,

Tinha percebido depois que era banco, realmente era a permissão, estava colocando o nome do pfsense sem o .dominio. Agora foi.

Com relação a aplicação que fez para coletar dados dos mssql e escrever no mysql. poderia descrever como fez?

Grato a todos pela ajuda.

• R
                        reinaldo.feitosa
                        last edited by

Desenvolvi uma aplicação em delphi que lê os dados no mssql e grava os dados necessário no mysql(radius).
                        A aplicação fica rodando em background e a cada 30 segundos lê todos os usuários do  mssql e compara com os dados do mysql se houve alteração na senha, faz o update do resgistro e se não existe no mysql inclui o mesmo. Neste caso preciso verificar a senha, pois os alunos podem alterar a senha no portal acadêmico. Coloquei uma opção para ler somente os registros novos, alterados ou incluído na base mssql, para isso preciso de um parâmetro com data e hora da inclusão/alteração da senha. No meu caso não foi possível usar, pois o programa acadêmico não estava gravando data e hora para as alterações de senha, somente para a inclusão de novos alunos. Mesmo lendo toda a base é muito rápido ele gasta cerca de 5 segundos para ler aproximadamente 2300 alunos e fazer as alterações caso necessário.

• A
                          alandnc
                          last edited by

Reinaldo,

No meu cado a aplicação vai ler uma tabela no mssql onde contem numero quarto e numero de reservas e inserir no mysql o numero do quarto como id e numero reserva como senha, se não for pedir demais teria como compartilhar a aplicação? estamos tentando desenvolver uma aqui também, mas já que tem nos ajudaria abastante.

Grato,

• First post
                            Last post
                          Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.