Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Pfsense como Firewall de Borda

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    19 Posts 7 Posters 4.9k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • S
      santello
      last edited by

Firewall transparente é a solução certa pra vc.

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • L
        LFCavalcanti
        last edited by

@santeLLo:

Só reforçando que esse tipo de setup tem problemas de segurança. A CISCO por exemplo, desencoraja esse tipo de topologia.

–

Luiz Fernando Cavalcanti
        IT Manager
        Arriviera Technology Group

• R
          reinaldo.feitosa
          last edited by

Dependendo da sua faixa de ip disponibilizada pelo sua operadora e se tem acesso ao roteador da operadora você pode fazer uma subnet da rede criando um novo gateway no seu pfsense. Tenho uma instalação aqui desta forma, crei junto com a operadora uma subnet no router deles e ai passa tudo pelo pfsense mesmo tento ip válido no próprio servidor.

• S
            santello
            last edited by

@LFCavalcanti:

@santeLLo:

Só reforçando que esse tipo de setup tem problemas de segurança. A CISCO por exemplo, desencoraja esse tipo de topologia.

Poderia citar algumas fontes referente a isso?

• N
              natioli
              last edited by

Olá Reinaldo Feitosa

Acho que isso que vc fez é o que eu preciso fazer. Pode me dar mais detalhes de como você implementou essa estrutura?
              Obrigado

• R
                reinaldo.feitosa
                last edited by

No meu caso a operadora me passou um bloco e ip com mascara (255.255.255.224 27bits). Para resolver dividimos em duas com mascara (255.255.255.240 28bits).
                A operadora tem que mudar no router para que os ips vai tudo para o firewall
                no meu caso é assim
                xxx.xxx.xxx.193 router da operadora
                xxx.xxx.xxx.194 pfsense

xxx.xxx.xxx.209-222 rede de servidores atras do firewall (da para usar nat ou o ip fixo no servidor, mas cada um com um ip)

Qualquer rede da para dividir, mas se sua mascara for 255.255.255.248 não tem muito sentido dividir, pois vai ficar com 2 ip em cada rede um router e outro o cliente, não faz sentido.

Se sua mascara for 255.255.255.240 da para fazer duas 255.255.255.248 com 6 ips válidos cada uma.

Isso é TCP/IP nada particular do pfsense.

Espero que com estas dicas você consiga entender a topologia a ser aplicada.

• V
                  vcamposm31
                  last edited by

@natioli deu certo ? nos dê um feedback, tenho interesse nesse cenário ai também..

@santeLLo pode dar mais detalhes sobre esse firewall transparente no pfSense ?

• S
                    santello
                    last edited by

Setup inicial de 3 interfaces, duas em bridge e uma pra gerência.

pode tirar como base esse tutorial:

http://people.pharmacy.purdue.edu/~tarrh/Transparent%20Firewall-Filtering%20Bridge%20-%20pfSense%202.0.2%20By%20William%20Tarrh.pdf

• N
                      natioli
                      last edited by

Olá vcamposm31
                      Estou fazendo algumas pesquisas para implementar isso. Inicialmente, vou tentar com a operadora para ver se conseguimos dividir nossa rede e fazer o que o Reinaldo Feitosa sugeriu.
                      Acho que isso irá resolver pra mim. Mas ainda estou com  muitas dúvidas também…

Pode deixar que vou atualizando o post caso ele evolua.

• V
                        vcamposm31
                        last edited by

@santeLLo legal, dei uma olhada.. acho que é a maneira mais fácil deu fazer

@natioli certo legal..

Pessoal o meu cenário é assim

Provedor Rádio IP/PPPoE –-> WAN -- pfSense LAN -- 192.168.0.0/24 gw é a WAN

Dai eles cederam um /29, apontando pro IP da minha WAN no pfSense e pensei no seguinte cenário para que eu possa colocar IPS válidos em estações da LAN.

Provedor Rádio IP/29 ---> IP/PPPoE ---> WAN                            pfSense        LAN DHCP --- 192.168.0.0/24 gw é a WAN
                                                                                    VIRTUAL IP  xxx/29                              VPS 1 --- xxx/29 - gw ser o Virtual IP
                                                                                                                                              VPS 2 --- xxx/29 - gw ser o Virtual IP
                                                                                                                                              VPS 1 --- xxx/29 - gw ser o Virtual IP

É possível o cenário acima? É seguro para minha rede 192.168.0.0/24 na LAN ?

Eu conseguiria manter esse ambiente ai controlado ?
                        Os VPS com os /29 ficariam transparentes ?

O que vocês recomendam ?

• V
                          vcamposm31
                          last edited by

Eu esqueci de mencionar, mais no cenário ai será uma bridge com a WAN e a LAN.

• First post
                            Last post
                          Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.