Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Pequena dúvida sobre o campo Source [Resolvido]

Portuguese
    3
    7
    924
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • mshonoratoM
      mshonorato
      last edited by

Boa tarde pessoal,

Sou novo em pfsense, mais precisamente em firewall e tenho uma dúvida que deve ser meio besta para muitos.

Ao criar qualquer regra no pfsense, na opção "Source" tem várias opções, entre elas tem "Network" e "Single Host or Alias ".

Qual a diferença entre as duas opções, "Network" e "Single Host or Alias"?

Abs!

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • A
        andr3.ribeiro
        last edited by

Network vc seleciona todo o range de IPs da rede que esta se fazendo a regra
        Single Host or Alias vc seleciona, por exemplo, um unico IP ou um alias com alguns IP criado anteriormente

• mshonoratoM
          mshonorato
          last edited by

Mas o ip eu tenho que digitar, e tanto no Network como em Single host or alias eu consigo digitar o ip, a diferença é que com a opção Network eu tenho que escolher a mascara.

Ainda não entendi.

• A
            andr3.ribeiro
            last edited by

@mshonorato:

Mas o ip eu tenho que digitar, e tanto no Network como em Single host or alias eu consigo digitar o ip, a diferença é que com a opção Network eu tenho que escolher a mascara.

Ainda não entendi.

Vc mesmo se explicou.
            Porque se coloca a mascara junto com o IP da rede (CIDR) ??? pra contemplar todos os IPs disponíveis para aquela mascara de bits.
            Se vc coloca uma mascara /24, todos os 254 IPs possiveis da rede serão verificados nessa regra.

Na opção Single Host or Alias vc seleciona apenas o IP (ou alias) que fara parte da sua regra. Se vc poe 192.168.0.56, os IPs final 54, 57, 59, 14, 19, e todos os outros da sua rede nao passaram pela regra. Apenas o final 56 será verificado

• mshonoratoM
              mshonorato
              last edited by

Vamos ver se entendi…

Se eu criar uma regra de bloqueio onde o IP 192.168.0.100 não poderá acessar o google, porém no "Source" eu escolher "Network" todos da rede serão bloqueados?

Mesmo eu colocando Network e especificando o IP 192.168.0.100.

Abs!

• marcellocM
                marcelloc
                last edited by

Se colocar um unico ip no source com o tipo network, voce tem que especificar a máscara. Nesse caso como é um único host, a máscara e /32

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• mshonoratoM
                  mshonorato
                  last edited by

Obrigado a todos pelas respostas!

• First post
                    Last post
                  Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.