Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Duvida - Captive Portal + Radius + Proxy Autenticado

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    18 Posts 4 Posters 4.6k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • D
      didonsom
      last edited by

Olá Marcello Bom dia!

Refiz a configuração do Radius, e agora consegui resolver o problema de autenticação no captive portal, (provavelmente tinha alguma configuração errada por isso retornava para a tela de login).

O Meu problema agora é a autenticação por SQUID se eu setar o squid 3 autenticação (Captive portal), o serviço é interrompido e não funciona de jeito nenhum.

Já apliquei o patch de correção que você disponibilizou, mas mesmo assim não tive sucesso,  tem mais alguma dica?

Obrigado

Diego

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • marcellocM
        marcelloc
        last edited by

@didonsom:

O Meu problema agora é a autenticação por SQUID se eu setar o squid 3 autenticação (Captive portal), o serviço é interrompido e não funciona de jeito nenhum.

fez o link das libs e do php?

arch="`uname -p`"
        ln -s /usr/local/bin/php /usr/pbi/squid-${arch}/local/bin/php
        ln -s /usr/local/lib/php /usr/pbi/squid-${arch}/local/lib/php
        ln -s /usr/local/etc/php.ini /usr/pbi/squid-${arch}/local/etc/php.ini
        ln -s /usr/local/lib/libsqlite3.so.0 /usr/pbi/squid-${arch}/local/lib/
        ln -s /usr/local/lib/libintl.so.8.1.14 /usr/pbi/squid-${arch}/lib/libintl.so.8
        ln -s /usr/local/lib/libmcrypt.so.4 /usr/pbi/squid-${arch}/lib
        ln -s /usr/local/lib/libonig.so.1 /usr/pbi/squid-${arch}/lib
        ln -s /usr/local/lib/libsodium.so.13 /usr/pbi/squid-${arch}/lib
        ln -s /usr/local/lib/libssh2.so.1 /usr/pbi/squid-${arch}/lib
        ln -s /usr/local/lib/ipsec/libvici.so.0 /usr/pbi/squid-${arch}/lib
        ln -s /usr/local/lib/libzmq.so.5 /usr/pbi/squid-${arch}/lib

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• D
          didonsom
          last edited by

Olá Marcello, Bom dia!

Realmente o problema era esse, fiz o que você me passou e agora os serviços estão ativos.

Só não estou conseguindo obter o redirecionamento de pagina, mas deve ser algum problema de configuração.

Obrigado,

Abraços

Diego

• D
            didonsom
            last edited by

Olá, Pessoal,

alguém tem mais alguma dica? tentei de tudo e não consigo utilizar o captive portal em conjunto com squid.

Quando o proxy está setado no navegador o captive portal não carrega, o squid informa que o proxy não está respondendo mesmo com o serviço ativo,  mas o captive está funcionando em conjunto com o radius, pq se eu desmarcar o proxy e liberar o trafego da porta 80 e 443 navego normalmente.

obrigado

Diego

• T
              tomaswaldow
              last edited by

A questão é que para o Captive Portal funcionar (redirecionar para a pagina de autenticação) é necessário uma conexão para porta 80.
              Então você irá ter que fazer uma exceção de um site HTTP para que não passe pelo proxy e "chegue" no Captive Portal.
              Eu tenho um cliente (escola) onde a exceção é o site da escola, então a regra é acessar o site da escola e assim é redirecionado para a autenticação.

Tomas @ 2W Consultoria

• D
                didonsom
                last edited by

Olá Tomas,

Obrigado pela ajuda!

Então eu fiz essa exceção nas regras do firewall liberando o site da empresa para a porta 80, mas ai está abrindo o site da empresa em vez de puxar a autenticação do captive, mas se eu desmarcar o proxy o captive funciona normalmente.

abraços

Diego

• T
                  tomaswaldow
                  last edited by

A exceção precisa ser feita no Squid também e manter o proxy ativo.

Tomas @ 2W Consultoria

• D
                    didonsom
                    last edited by

@Tomas:

A exceção precisa ser feita no Squid também e manter o proxy ativo.

Eu fiz o que você falou, mas em vez de redirecionar para a autenticação captive portal o site é aberto.

Abaixo minhas configurações, aonde estou errando?

obrigado

Diego

![server status.png](/public/imported_attachments/1/server status.png)
                    ![server status.png_thumb](/public/imported_attachments/1/server status.png_thumb)
                    ![squid 0.png](/public/imported_attachments/1/squid 0.png)
                    ![squid 0.png_thumb](/public/imported_attachments/1/squid 0.png_thumb)
                    ![print squid.png](/public/imported_attachments/1/print squid.png)
                    ![print squid.png_thumb](/public/imported_attachments/1/print squid.png_thumb)
                    ![patch captive portal.png](/public/imported_attachments/1/patch captive portal.png)
                    ![patch captive portal.png_thumb](/public/imported_attachments/1/patch captive portal.png_thumb)
                    ![print captive 1.png](/public/imported_attachments/1/print captive 1.png)
                    ![print captive 1.png_thumb](/public/imported_attachments/1/print captive 1.png_thumb)
                    ![print captive 2.png](/public/imported_attachments/1/print captive 2.png)
                    ![print captive 2.png_thumb](/public/imported_attachments/1/print captive 2.png_thumb)
                    ![print captive 3.png](/public/imported_attachments/1/print captive 3.png)
                    ![print captive 3.png_thumb](/public/imported_attachments/1/print captive 3.png_thumb)
                    ![config captive.png](/public/imported_attachments/1/config captive.png)
                    ![config captive.png_thumb](/public/imported_attachments/1/config captive.png_thumb)
                    ![regra firewall.png](/public/imported_attachments/1/regra firewall.png)
                    ![regra firewall.png_thumb](/public/imported_attachments/1/regra firewall.png_thumb)

• T
                      tomaswaldow
                      last edited by

Limpe o campo: Pre-authentication redirect URL, você está dizendo para redirecionar para esse site e não para o CP.
                      Isso é para ser usado se tem uma pagina personalizada de autenticação.

Tomas @ 2W Consultoria

• D
                        didonsom
                        last edited by

@Tomas:

Limpe o campo: Pre-authentication redirect URL, você está dizendo para redirecionar para esse site e não para o CP.
                        Isso é para ser usado se tem uma pagina personalizada de autenticação.

limpei, mas não funcionou, fora isso minha configuração está certa? vou tentar instalar o squid de novo pra ver se resolve

obrigado

abraços

diego

• D
                          didonsom
                          last edited by

Olá Pessoal,

Em testes que fiz, identifiquei que meu problema é na autenticação do Squid com o captive portal

O Captive portal funciona normalmente, quando desmarco o proxy do navegador, mas quando marco o proxy e tento autenticar no captive portal o proxy parece não identificar essa autenticação a pagina que liberei nas "exceções" é exibida mas as demais não.

Estou postando um print da forma que liberei o site de teste uol.com.br no navegador.

Precisa realizar mais algum procedimento?

• Url de exceção liberada.
                          • Proxy marcado no navegador.
                          • Patch aplicado no squid, através de system patches
                          • link das libs e php realizado.

Abraços,

Diego

login.jpg
                          login.jpg_thumb
                          proxy.png
                          proxy.png_thumb

• D
                            didonsom
                            last edited by

Pessoal,

Desculpem por da um up nesse tópico, mas alguém tem mais alguma sugestão?

O captive portal funciona normalmente fora do proxy, mas quando habilito o proxy, o captive autentica e libera somente a pagina q liberei nas rules para chamar a tela de autenticação, ao tentar acessar as demais paginas o proxy retorna a mensagem de acesso negado, preciso ter alguma regra especifica ou configuração para redirecionar o trafego para o squid?

Vale salientar q tenho uma regra bloqueando o trafego das portas 443 e 80 e utilizo squid em conjunto com squidguard

Abraços

Diego

• marcellocM
                              marcelloc
                              last edited by

Faz uma coisa de cada vez. Deixa o squidguard por último e olha os logs do squid, principalmente o access pra procurar o nome do usuário e cache.log pra debugar os erros.

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• D
                                didonsom
                                last edited by

@marcelloc:

Faz uma coisa de cada vez. Deixa o squidguard por último e olha os logs do squid, principalmente o access pra procurar o nome do usuário e cache.log pra debugar os erros.

Marcello,

Fiz o que você falou, desabilitei o squidguard deixei somente o squid.

Olha nas imagens o que o access log e o cache retornam depois da autenticação.

o access.log não busca usuário o usuario retorna "Aborted" é como se o squid não identificasse a autenticação  e  o patch está aplicado! não consigo identificar o que estou fazendo de errado :(

Estou encaminhando prints de tela dos serviços para confirmar que estão ativos e print do usuário autenticado.

abraços,

Diego

![Sem título.png](/public/imported_attachments/1/Sem título.png)
                                ![Sem título.png_thumb](/public/imported_attachments/1/Sem título.png_thumb)
                                cachelog.jpg
                                cachelog.jpg_thumb
                                patch.png
                                patch.png_thumb
                                servico.png
                                servico.png_thumb
                                print.png_thumb
                                print.png

• V
                                  VictorM
                                  last edited by

@didonsom:

Olá Pessoal,

Em testes que fiz, identifiquei que meu problema é na autenticação do Squid com o captive portal

O Captive portal funciona normalmente, quando desmarco o proxy do navegador, mas quando marco o proxy e tento autenticar no captive portal o proxy parece não identificar essa autenticação a pagina que liberei nas "exceções" é exibida mas as demais não.

Estou postando um print da forma que liberei o site de teste uol.com.br no navegador.

Precisa realizar mais algum procedimento?

• Url de exceção liberada.
                                  • Proxy marcado no navegador.
                                  • Patch aplicado no squid, através de system patches
                                  • link das libs e php realizado.

Abraços,

Diego

Fiz tudo igualzinho como o diego descreveu no topico, porem quando ativo o proxy na maquina e abro a pagina teste que no meu caso é o google ele não redireciona para a pagina do captive portal ele apenas abre a pagina do google, alguma dica do que devo fazer?

• D
                                    didonsom
                                    last edited by

@didonsom:

@marcelloc:

Marcello,

Fiz o que você falou, desabilitei o squidguard deixei somente o squid.

Olha nas imagens o que o access log e o cache retornam depois da autenticação.

o access.log não busca usuário o usuario retorna "Aborted" é como se o squid não identificasse a autenticação  e  o patch está aplicado! não consigo identificar o que estou fazendo de errado :(

Estou encaminhando prints de tela dos serviços para confirmar que estão ativos e print do usuário autenticado.

abraços,

Diego

Marcello,

Nenhuma dica? :)

Abraços,

Diego

• First post
                                      Last post
                                    Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.