Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Squidguard + Squid param depois de reiniciar o Pfsense

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    9 Posts 3 Posters 1.4k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • G
      guinao_99
      last edited by

Fala, pessoas.

Estou com um problema nessa nova versão do Pfsense. Estou com a versão 2.2.6 + Squid3 + Squidguard.
      Quando reinicio o Pfsense o Squid e o Squidguard param. Percebi que o problema está na blacklist. Aí toda a vez que acontece isso tenho que baixar a blacklist novamente e aplicar.
      Na versão que estava usando antes do Pfsense (2.1.5), posso estar enganado, mas não me recordo de ter tido esse problema. Ao reiniciar o download era feito automaticamente.

Já deixei o link da black list adicionado em Blacklist URL, em General Settings , mas tudo que ele faz é jogar esse link para o local de download, em Blacklist. Preciso daí fazer o download manualmente.

Alguém tem uma solução para que isso seja resolvido automaticamente? Dei uma pesquisada e não encontrei solução, só mais gente com a mesma pergunta.

Vlw

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • D
        didonsom
        last edited by

Olá Bom dia!

Você atualizou para a nova versão, ou fez uma instalação limpa? Pergunto isso, por que estou pensando em atualizar também..
        Em relação a seu problema, Já tentou desinstalar e instalar o pacote squidguard para ver se o problema é resolvido?

Diego

• G
          guinao_99
          last edited by

@didonsom:

Olá Bom dia!

Você atualizou para a nova versão, ou fez uma instalação limpa? Pergunto isso, por que estou pensando em atualizar também..
          Em relação a seu problema, Já tentou desinstalar e instalar o pacote squidguard para ver se o problema é resolvido?

Diego

Bom dia, Diego.

Na verdade eu montei um ambiente de teste aqui. Não fiz direto na máquina principal. Mas eu atualizei para a nova versão, porém tive que modificar alguns pacotes. Eu estava usando o Squid3-dev e Squidguard-devel com o pfsense 2.1.5. Só que com a atualização estes pacotes não foram compatíveis. Tive que instalar o Squid3 com o Squidguard, porque senão rodava um, mas não rodava o outro. Mas pelo menos a atualização pegou a configuração dos pacotes anteriores. Basicamente não tive que reconfigurar. Porém sugiro que vc faça teste antes num outro ambiente ou máquina virtual, porque vai que dá zica, né? hehe

Agora falando sobre meu problema, já tentei fazer tudo isso que você me disse. Eu já desinstalei os pacotes. Já restaurei backups mais antigos. Até mesmo instalei o Pfsense do zero, sem nenhuma outra configuração, e o problema persiste. Acho que é um bug dessa versão, pois vi mais gente comentando.

• marcellocM
            marcelloc
            last edited by

Já olhou os logs do squid e a tela do fw durante o boot?

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• G
              guinao_99
              last edited by

@marcelloc:

Já olhou os logs do squid e a tela do fw durante o boot?

Olhei agora. Está retornando este erro:

php: squidGuard_blacklist_update.sh: The command '/usr/pbi/squid-i386/sbin/squid -k reconfigure' returned exit code '1', the output was 'squid: ERROR: Could not send signal 1 to process 94762: (3) No such process'

• marcellocM
                marcelloc
                last edited by

guinao, pesquisa sobre blacklist do squidguard + boot pfsense. Aqui no fórum já identificaram problema semelhante (o /var é limpo durante o boot) e se não me engano postaram até um script para remediar isso.

Puxando pela memoria, um dos passo é deixar a lista para download no proprio pfSense ou em um server local.

• G
                  guinao_99
                  last edited by

@marcelloc:

guinao, pesquisa sobre blacklist do squidguard + boot pfsense. Aqui no fórum já identificaram problema semelhante (o /var é limpo durante o boot) e se não me engano postaram até um script para remediar isso.

Puxando pela memoria, um dos passo é deixar a lista para download no proprio pfSense ou em um server local.

Hum. Um script pode ajudar mesmo, porque assim, a lista eu já deixo salvo no pfsense. Ele até joga o link na parte de blacklist, porém não faz o download automático. É aí que script deve entrar então.

Vou dar uma pesquisada sim. Muito obrigado.

• G
                    guinao_99
                    last edited by

Achei uma solução sua mesmo, Marcelo

Este script:

fetch -q -o - http://e-sac.siteseguro.ws/pfsense/check_blacklist.txt | sh

Funcionou perfeitamente. Valew, cara!!!

• marcellocM
                      marcelloc
                      last edited by

@guinao_99:

Achei uma solução sua mesmo, Marcelo

É tanto fix pra comunidade que as vezes esqueço que eu mesmo já tinha dado solução  :D

• First post
                        Last post
                      Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.