Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Configurar Captive portal por proxy

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    23 Posts 4 Posters 3.5k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • H
      hernanersouza
      last edited by

Diego.

Fiz todo o processo e parei exatamente no mesmo ponto que você, consigo abrir a pagina de autenticação e autenticar o usuário do captive portal, mas após a autenticação só tenho acesso aos sites que estão na whitelist do squid.

Acho que estou no mesmo barco que você :-[ :-[ :-[

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • marcellocM
        marcelloc
        last edited by

@hernanersouza:

[/quote]

Consegue ver os usuários autenticados no log do squid?

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• H
          hernanersouza
          last edited by

Bom dia marcelloc

Então, após logar na página do captive portal, eu vejo o usuário ativo no Captive Portal Status e também em Status -> Portal Auth.

Abraços.

• D
            didonsom
            last edited by

@marcelloc:

@hernanersouza:

[/quote]

Consegue ver os usuários autenticados no log do squid?

Marcello,

nos testes que fiz, não aparecem não.. eu até mandei o log do access.log

o captive portal autentica, mas o squid parece não reconhecer a autenticação automática.

veja esse post, reply 15

https://forum.pfsense.org/index.php?topic=106266.0;all

Obrigado e abraços

Diego

• V
              VictorM
              last edited by

@hernanersouza:

Bom dia Pessoal.

Estou a dias lendo e relendo N tópicos sobre o Captive Portal com Proxy Autenticado, porem até agora não obtive sucesso, quem sabe vocês possam ver o que estou fazendo de errado, vamos lá.

Estou utilizando em um ambiente de teste.

pfSense 2.2.6

Instalei o patch conforme o tópico https://forum.pfsense.org/index.php?topic=103745.msg578553#msg578553 do marcelloc.

Depois de instalado ativei o Captive Portal e no Squid3 o modo de autenticação por Captive Portal, após esses passos o Squid3 desativava assim que inicializava o serviço, procurando no forum executei esses comando abaixo.

Putty 1
              tail -f /var/squid/logs/cache.log

Putty 2
              ln -s /usr/local/bin/php /usr/pbi/squid-i386/local/bin/php
              ln -s /usr/local/lib/php /usr/pbi/squid-i386/local/lib/php
              ln -s /usr/local/etc/php.ini /usr/pbi/squid-i386/local/etc/php.ini
              ln -s /usr/local/lib/libsqlite3.so.0 /usr/pbi/squid-i386/local/lib/
              rm /usr/pbi/squid-i386/bin/check_ip.php
              cp /usr/local/bin/check_ip.php /usr/pbi/squid-i386/bin/
              ls -l /usr/pbi/squid-i386/bin/check_ip.php

Depois disso consegui ativar o Squid e o Portal Captive os serviços estão ativos agora, mas ai apareceu outro problema, não consigo acesso a pagina do captive portal, então segui a dica do Diego

1 - Vá em Firewall > Allias e crie um alias com o nome que desejar do tipo "Host" direcionando para o domínio que desejar exemplo pfsense.org.
              2 - Vá em Firewall  > Rules > Lan e crie uma regra em source adicione Lan net e em destination busque o alias que você criou
              3 - Se vc utilizar proxy autenticado, adicione em "não utilizar proxy para endereços locais" o site em questão, Depois abra o navegador e digite o
              site para ver se a tela de autenticação do captive portal é exibida.

Mas mesmo assim não consigo acesso a pagina do Captive Portal, será que esqueci de algo ou teria mais algum passo a ser realizado ?

Desde já obrigado pela ajuda.

Abraços.

Onde executo esse comando putty 1 e 2 ?

• D
                didonsom
                last edited by

@VictorM:

@hernanersouza:

Bom dia Pessoal.

Estou a dias lendo e relendo N tópicos sobre o Captive Portal com Proxy Autenticado, porem até agora não obtive sucesso, quem sabe vocês possam ver o que estou fazendo de errado, vamos lá.

Estou utilizando em um ambiente de teste.

pfSense 2.2.6

Instalei o patch conforme o tópico https://forum.pfsense.org/index.php?topic=103745.msg578553#msg578553 do marcelloc.

Depois de instalado ativei o Captive Portal e no Squid3 o modo de autenticação por Captive Portal, após esses passos o Squid3 desativava assim que inicializava o serviço, procurando no forum executei esses comando abaixo.

Putty 1
                tail -f /var/squid/logs/cache.log

Putty 2
                ln -s /usr/local/bin/php /usr/pbi/squid-i386/local/bin/php
                ln -s /usr/local/lib/php /usr/pbi/squid-i386/local/lib/php
                ln -s /usr/local/etc/php.ini /usr/pbi/squid-i386/local/etc/php.ini
                ln -s /usr/local/lib/libsqlite3.so.0 /usr/pbi/squid-i386/local/lib/
                rm /usr/pbi/squid-i386/bin/check_ip.php
                cp /usr/local/bin/check_ip.php /usr/pbi/squid-i386/bin/
                ls -l /usr/pbi/squid-i386/bin/check_ip.php

Depois disso consegui ativar o Squid e o Portal Captive os serviços estão ativos agora, mas ai apareceu outro problema, não consigo acesso a pagina do captive portal, então segui a dica do Diego

1 - Vá em Firewall > Allias e crie um alias com o nome que desejar do tipo "Host" direcionando para o domínio que desejar exemplo pfsense.org.
                2 - Vá em Firewall  > Rules > Lan e crie uma regra em source adicione Lan net e em destination busque o alias que você criou
                3 - Se vc utilizar proxy autenticado, adicione em "não utilizar proxy para endereços locais" o site em questão, Depois abra o navegador e digite o
                site para ver se a tela de autenticação do captive portal é exibida.

Mas mesmo assim não consigo acesso a pagina do Captive Portal, será que esqueci de algo ou teria mais algum passo a ser realizado ?

Desde já obrigado pela ajuda.

Abraços.

Onde executo esse comando putty 1 e 2 ?

baixa o aplicativo de nome putty na internet

nele vc vai se conectar ao terminal do pfsense através da porta 22
                no terminal ( tela preta) selecione a opção 8 que é shell ai lá você digita esses comandos.

Você pode acessar também através do servidor se tiver um teclado e mouse e monitor conectados nele.

abraços

diego

• V
                  VictorM
                  last edited by

To a passos de tartaruga nesse projeto que raiva kk

Enfim finalmente consegui ativar o squid com o path e as libs agora ele fica ativo, coloquei as regras para liberar um site e coloquei no proxy server para autenticar com captive portal, porem mesmo seguindo tudo isso a pagina do captive não aparece.

Eu preciso ter o squidguard?

Ele chega a abrir o site que eu liberei mas ele não redireciona para a pagina do captive portal, alguma dica ?

• D
                    didonsom
                    last edited by

@VictorM:

To a passos de tartaruga nesse projeto que raiva kk

Enfim finalmente consegui ativar o squid com o path e as libs agora ele fica ativo, coloquei as regras para liberar um site e coloquei no proxy server para autenticar com captive portal, porem mesmo seguindo tudo isso a pagina do captive não aparece.

Eu preciso ter o squidguard?

Ele chega a abrir o site que eu liberei mas ele não redireciona para a pagina do captive portal, alguma dica ?

Vitor,

Revise as configurações e inclusive esse tópico, nele eu explico como realizar esse procedimento, apesar de esbarrar em um problema ainda sem solução que é o próximo passo.

Abraços,

abraços,

Diego

• V
                      VictorM
                      last edited by

Revisei tudo Diego desde o começo mas não sei o que acontece, assim eos serviços agora estão ativos e quando ativo o proxy ele abre a pagina que eu coloquei para liberar e não redireciona para a pagina do captive

• D
                        didonsom
                        last edited by

@VictorM:

Revisei tudo Diego desde o começo mas não sei o que acontece, assim eos serviços agora estão ativos e quando ativo o proxy ele abre a pagina que eu coloquei para liberar e não redireciona para a pagina do captive

Amigo,

Como vimos em um contato, existiam diversas regras que precisavam de ajuste.

se possível, poste o resultado e as alterações para ajudar os demais no fórum :)

abraços

diego

• First post
                          Last post
                        Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.