DHCP não funciona em uma VLan
-
Saudações marcelloc, agradeço a ajuda!
Como estou em teste, estou com um computador ligado diretamente via cabo de rede a porta LAN do pfsense.Mais alguma sugestão?
-
Wanderson, configurei um ambiente desse essa semana com 7 vlans e funcinou 100%. A única diferença foi q eu nao to usando a interface LAN diretamente(nem IP ela possui).To usando somente as VLANs. Veja os prints.
-
Saudações rlrobs.
Como ficou suas regras de firewall? Poderia mostrar um print?Agradeço!
-
Como ainda nao finalizei as configurações o firewall das interfaces de vlan estão abertos. Segue o print de uma das interfaces.
-
Ok, vou testar no meu sistema e depois passo uma resposta.
Agradeço! -
Boa Tarde,
Estou com o mesmo problema do wanderton, o dhcp da vlan não passa ip. Já fiz como o colega sugeriu, tirando o ip da lan, mas não funcionou.
Meu cenario é um switch gerenciavel da HP, um pfsense e um note, só funciona o dhcp da lan. se eu setar na mao o ip da vlan, ele não pinga a vlan.Aguem sabe o que pode ser?
-
Boa Tarde
wanderton e moisesdasilvadeoliveira
Senhores quando trabalhamos com VLAN temos que ter um switch gerenciavel, quando você cria uma VLAN no pfsense ela é uma VLAN Tagged quer dizer que ele marca o pacote quando sai da placa de rede do firewall se seu switch nao for gerencialvel não interpretaro pacote porque ele nao sabe para que rede esse pacote esta indo, a porta do switch tem que ser Hybrid untagged VLAN padrao e tagged a vlan que você criou no pfsense, só assim o switch vai saber para onde o pacote vai ir. E no resto do switch onde você quer que a VLAN trabalhe as portas tem que estar na VLAN que você quer como untagged
OBrigado.
-
Boa Tarde,
Tu ta me dizendo que a porta do que liga ao pfsense precisa ser Tagged?? e as de acesso Untagged??
É isso??
-
Indio29,
Thanks.. Mudei a porta do pfsense e coloquei pra Tagged. Funcionou.. Muito obrigado pela dica..
Abraço
-
Blz doutor sempre é um pouco complicado de configurar vlan
abraços