Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Roteamento entre redes distintas.

Portuguese
    3
    6
    1.5k
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • T
      tt0001
      last edited by

Prezados,

Boa Tarde.

Encontro uma pequena dificuldade ao rotear minhas redes, podem por gentileza me ajudar?

Cenário Atual

Lan A -> 172.16.0.0/16
      Lan B -> 192.168.10.0/24

Minha WAN possui 50Mbps e saí pela Lan A, até então ok, minha Lan B navega através da Lan A porém, não consigo comunicar meus hosts da Lan A com a Lan B e vice versa.

Ex.

Da Lan A se eu pingar PfSense Lan B 192.168.10.1 ele responde agora, da Lan B se eu pingar o PfSense da Lan A 172.16.0.1 ele não responde.

Já fui nas regras das ambas interfaces dizendo o seguinte.

Lan A -> * * * * Lan B
      Lan B -> * * * * Lan A

Porém, nada.

Como devo proceder?

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • N
        neobr
        last edited by

Fisicamente a LAN A e B estão no mesmo lugar? Se não, como elas se "conversam"? Qual é rede padrão do pfsense na LAN?

Talvez esteja faltando apenas ajustar as rotas, vc pode fazer isso pela gerência do seu switch e não no pfsense..

[]´s
        Eduardo.

• T
          tt0001
          last edited by

Eduardo,

Boa Tarde.

Obrigado pelo feedback.

Então, as redes estão e locais diferentes fisicamente, porém, elas estão em MPLS.

Eu consegui no PfSense fazer a LAN B navegar, agora necessito fazer essa mesma rede se comunicar com a minha LAN A.

–

No eu PfSense tenho dua Interface de LAN (A e B) quero fazer a comunicação dos hosts em ambas as redes, a WAN já fiz, agora a LAN não vai, não consigo chegar do host da LAN A para o host da LAN B.

• G
            GustavoPru
            last edited by

Boa tarde.

Cara, se eu entendi, você tem uma "LAN B" que navega pela "LAN A". Aí você quer "pingar/acessar" da "LAN A" os Hosts da "LAN B" e vice-versa? Desculpe-me mas não consegui visualizar o seu cenário…

Bom, mas supondo que seja assim, acredito que você pode utilizar a opção 33 do DHCP/Bootp e criar rotas para as redes de forma estática.

Na rede A você cria a rota para a LAN B assim:
            Rede: 192.168.10.0
            Mask: 255.255.255.0
            GT: IP_da_WAN_rede_B (como a rede B passa pela A, ele deve ser um IP da sua rede A, é o que eu entendi...)

Na rede B você cria assim:
            Rede: 172.16.0.0
            Mask: 255.255.0.0
            GT: 192.168.10.1

Isso te ajuda?

Se você utiliza switch gerenciável dá pra fazer isto nele...

Passe adiante todo conhecimento que adquiriu.

• N
              neobr
              last edited by

@tt0001:

Eduardo,

Boa Tarde.

Obrigado pelo feedback.

Então, as redes estão e locais diferentes fisicamente, porém, elas estão em MPLS.

Eu consegui no PfSense fazer a LAN B navegar, agora necessito fazer essa mesma rede se comunicar com a minha LAN A.

–

No eu PfSense tenho dua Interface de LAN (A e B) quero fazer a comunicação dos hosts em ambas as redes, a WAN já fiz, agora a LAN não vai, não consigo chegar do host da LAN A para o host da LAN B.

Lembre-se que as mesmas regras que vc fizer pra uma rede, vc tem que fazer para a outra também.

Eu administro um pfsense que está com uma topologia bem parecida com a sua, com a diferença que o pfsense tem apenas uma porta LAN mas com várias VLAN´s nela. O procedimento é relativamente depois que vc pega o conceito da coisa. Quando comecei a mexer com isso a primeira coisa que consegui fazer foi uma rede conversar com a outra antes mesmo de fazer a "LAN B" (no seu caso) conseguir acessar a internet.

Lembre-se de criar os roteamentos de uma rede para a outra em suas respectivas regras de firewall (Firewall / Rules - em cada interface) da mesma forma que vc já deve ter feito para a LAN B acessar a internet. Vc está bem perto da solução :)

[]´s
              Eduardo.

• T
                tt0001
                last edited by

Obrigado senhores novamente pelo retorno.

Pois bem, a priore fizemos um IPSEC entre Matriz e as duas filiais, por tanto a conexão não ficou da forma como esperávamos, a comunicação entre as redes estão ok, porém, a lentidão é muito grande. Temos um sistema que roda na filial  na qual uma outra filial acessa também, só que fica muito lento. Vou fazer os procedimentos mencionados anteriormente pelos senhores e volta em seguida para dizer se funcionou.

Mas á principio, obrigado!

• First post
                  Last post
                Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.