[RESOLVIDO] Dúvidas - LoadBalance e FailOver
-
Pessoal, estou precisando da ajuda de Vocês!
Bom, venho tentando ativar o LoadBalance e FailOver no meu Pfsense, mas não estou obtendo êxito.
Possuo dois links de internet, sendo o default 25MB e o secundário com 10MB.
Em ambos os modens o IP é fixo, pois é o Pfsense é quem gerencia o DHCP.
Fiz um teste em meu notebook, utilizando o IP do modem secundário + gateway + DNS e consegui navegar sem problemas.
Em seguida, na hora de configurar o LB no Pfsense, coloquei os mesmos dados do modem, mas o link NETGW "secundário" não fica online.
No status é exibido "Pending" e depois "Offline". O que estou fazendo de errado?
Não prossegui com as configs, por conta desse erro inicial…
Segue print com as configurações (ainda falta habilitar o loadbalance/failover nas regras).Obs: ainda estou aprendendo a trabalhar com o Pfsense :)
Quem puder ajudar agradeço.
-
Olá,
Vc disse que está começando a trabalhar com pfsense mas qual seu nível de conhecimento de redes?
Talvez tenha sido apenas distração mas de cara reparei que vc está usando a mesma máscara de rede na LAN e na "NET" (192.168.0.x), o problema está aí. Vc precisa alterar uma delas ;)
[]´s
Eduardo. -
Então, tenho um conhecimento razoável em redes :)
Mas sobre a questão da máscara, faz sentido e não tinha reparado mesmo, rs… o problema é que o modem da NET não aceita outro formato, tipo: 192.168.2.XX
Vou verificar se consigo de alguma forma mudar esta máscara e ver o que vai dar.
Obrigado pela ajuda. -
Se estiver fazendo essa brincadeira em casa e/ou numa rede pequena talvez sabe seja mais prático mudar o range da rede interna :)
Boa sorte aí.
[]´s
-
Vou levar em consideração a dica também. Obrigado.
-
Galera, com a dica de Vocês, consegui ativar o meu LB :D
Eu estava tão "bitolado" com a faixa de IP 192.168.X.X e nem havia tentado outra faixa, no modem, como por exemplo: 10.10.X.X
Enfim, deu certo.
LB e FailOver, funcionando corretamente.
Muito obrigado!
-
posta uma tela de como você configurou os grupos de gateway por favor (routes -> Gateway groups)
-
Segue telas :)
-
Obrigado, eu tinha essa dúvida. Aqui eu coloco um como tiver 1 e o segundo como 2. Assim fica somente fail over