Cache dinamico no squid3-dev
-
Tenho algumas excelentes experiências usando Squid 3 com proxy dinâmico. Vale a pena testar! ;)
Compartilha Jack, só tenho recebido feedbacks negativos das opções de cache dinâmico do squid3. :(
-
Compartilha Jack, só tenho recebido feedbacks negativos das opções de cache dinâmico do squid3. :(
É mesmo marcelloc?
Cara, usamos cache dinâmico até mesmo internamente na ConexTI. Ele funciona muito bem com Youtube, Windows Update e até mesmo apt-get.
Quais relatos negativos você tem recebido?
Abraços!
Jack -
Quais relatos negativos você tem recebido?
Nenhum ou quase nenhum TCP_HIT no log, só TCP_MISS
-
Nenhum ou quase nenhum TCP_HIT no log, só TCP_MISS
Pelo que testamos e homologamos, para se ter sucesso neste tipo de implantação, é importante se ter pelo menos 4GB de cache no Squid. Do contrário, normalmente, ele não ocorre.
Outro detalhe importante, é que em função da alteração de hashs de serviços como o Youtube, por exemplo, é preciso adicionar alguns parâmetros adicionais ao Squid, pra que e o mesmo funcione adequadamente neste tipo de cenário: http://wiki.squid-cache.org/ConfigExamples/DynamicContent
Abraços!
Jack -
Se quiser/puder publicar uma configuração funcional, posso alterar os parâmetros da instalação padrão.
-
Tenho interesse em testar..
-
Também tenho interesse.
Acompanhando o post…
-
No squid3-dev ainda não testei.
Mas no squid3 no pfsense 2.03 vejo varios TCP_HIT/200 no log do squid3. -
Bom dia.
Revivendo este topico vi algo muito interessante.
Tenho squid3 autenticado rodando em pfsense 2.03 gerando TCP_HIT/200 de normalmente. aqui na empresa temos 3.
Pois bem fui então configurar uma outra maquina para servir de proxy transparente e para minha surpresa não gera nem um TCP_HIT/200.
Fui olhar em outra maquina também ja ta servindo uma rede sem fio com captive portal e tambem não gera nem um TCP_HIT/200.
No pfsense 2.03 testei tanto com o squid como squid3 e squid3-dev e nem um gera o TCP_HIT/200 em modo transparente.
O mais interessante que na empresa tenho um outro ambiente muito parecido porem a unica diferença que e squid3 autenticado e gera os TCP_HIT/200 de boa.
Será que e algo no squid3 ou squid3-dev em modo transparente?
Alguém tem alguma ideia.
Desde já agradeço. -
bom dia.
Fazendo alguns testes tanto com o pfsense 2.03 e 2.1, ambos os casos usando e squid3 na versao do pfsense 2.03 e 2.1 deparei com a seguinte com o seguinte problema.
Caso eu utilizar o cache dinâmico so tenho TCP_HIT caso utilize proxy não transparente tanto no pf 2.03 como pf 2.1.
Testei em modo transparente com o cache dinâmico habilitado nas versoes 2.03 e 2.1 ai nao tive mais TCP_HITS.
Deixei o dia todo rodando com cache dinâmico habilitado e nem um TCP_HIT.
No outro dia desmarquei o cache dinâmico e começou a gerar os TCP_HIT. -
Obrigado pelo feedback Gilmar.
-
Que isso Marcello.
Só reforçando estes testes foram realizado com a versão do squid3 que esta no pakages do pfsense.
Ainda não simulei com o squid3-dev -
Comecei os testes com o pfsense 2.1 com o squid3-dev.
O squid3-dev com o pfsense 2.1 trabalhando com proxy transparente sem habilitar o filtro SSL porem o mesmo ainda esta sendo obrigatório habilitar o suporte a IPV6 na GUI do pfsense.
Caso eu não habilitar o suporte a ipv6 na GUI do pfsense o mesmo so fica com a porta 3128 closed.
Conforme abaixo.tcp4 0 0 localhost.3128 . CLOSED
tcp4 0 0 angelin.3128 . CLOSED -
Bom dia.
Marcello conseguiu fazer os testes do squid3-devel no pfsense 2.1 desabilitando o suporte a IPV6?
Desde já agradeço -
Afinal, já ta rolando cache pro youtube no squid 3? o problema é só o youtube?
-
estou tentando entender algums problemas de cache.
Tem momentos que vejo no log o TCP HIT de link do YouTube mas o video
fica travando.
Em demais caso estou notando que esta parando de gerar o TCP HIT e restarto
ai volta. gerar o TCO HIT.
Estou n luta para tentar entender isso no pf 2.1 com squid3—dev -
sem querer dar uma de "COVEIRO" ^^ mais alguem tem uma noticia boa sobre cache eficaz com squid3 de conteúdo dinâmico? na verdade tenho lan e o que precisava mesmo era cache dos videos do youtube.
-
Youtube agora utiliza protocolo https em seu videos.
Então para fazer cache do youtube terá que utilizar o squid3 com interceptação de ssl