Instalação SquidAnalyzer
-
Show Tomas,
Excelente complemento! deixa a ferramenta mais completa e simples ainda, vou testar os paramentros que passou, qualquer coisa ja edito o tutorial com os devidos créditos ;D
Eu que agradeço, e aproveitando também mudei no arquivo squidanalyzer.conf a linha
DateFormat %y-%m-%d ```para``` DateFormat %d-%m-%y ```a fim de ficar no nosso formato!
-
A sim essa mudança no conf eu também fiz.
tem varias coisas no conf que da para trocar de acordo com a preferência de cada um, por isso nem entrei muito em detalhes dele, até porque ele esta bem comentado tb.
-
Fiz umas alterações, caso seja de interesse:
Para não precisar entrar no diretorio para executar (cd /opt/squidanalyzer/ && perl squid-analyzer)
basta editar o excutavel:vi /opt/squidanalyzer/squid-analyzer
e incluir a linha:```
use lib '/opt/squidanalyzer';Depois dar permissão de execução para o arquivo:
chmod +x /opt/squidanalyzer/squid-analyzer
Fazer o agendamento no cron usando a linha de comando:
/opt/squidanalyzer/squid-analyzer
Também é possivel gerar os acessos negados no squidGuard alterando o agendamendo para:
/opt/squidanalyzer/squid-analyzer /var/squid/logs/access.log /var/squidGuard/log/block.log
Boa tarde Tomas,
Testei suas mudanças e correu tudo bem, fiz uma melhoria adicionando o caminho dos 2 logs diretamente no config para não precisar passar de forma manual ficou show.
Atualizei o tutorial de forma mais completa agora, assim como novas prints diretamente da minha maquina teste. favor revisarem
-
Valeu!
-
Testei suas mudanças e correu tudo bem, fiz uma melhoria adicionando o caminho dos 2 logs diretamente no config para não precisar passar de forma manual ficou show.
Como ficou no arquivo, testei aqui e deu erro!
-
Da uma olhada no tutorial do primeiro post q eu atualizei com os 2 juntos
E só separar o caminho dos 2 com uma vírgula.
-
Da uma olhada no tutorial do primeiro post q eu atualizei com os 2 juntos
E só separar o caminho dos 2 com uma vírgula.
Desculpe a burrice de não ler!!
-
Estou com um problema, segui os passos do howto , a aparentemente foi instalado o squid analyzer.
Mais meu diretorio /etc/squidanalyzer/ está vazio só com uma pasta Lang que também está vazia.
Alguma dica ai ?
-
Uma pequena contribuição para quem esta na versão 2.2.6 do PFsense.
Com a exceção ao passo 6, as demais operações são as mesmas, que por questões de segurança o make não funciona nesta versão, então executem o seguinte comando:
sh install_all.sh
na etapa 7 verifique nas linhas:
11 - WebUrl /squidanalyzer
…
14 - LogFile /var/squid/logs/access.logcaso não esteja semelhante, ou o arquivo de log seja em outro local façam o ajuste.
att.
guitarcleiton,
to usando aqui o 2.2.6 mas deu a seguinte msg na hora da execução do passo 6:
[2.2.6-RELEASE][root@pfSense.localdomain]/opt/squidanalyzer: sh install_all.sh
cannot open install_all.sh: No such file or directory
[2.2.6-RELEASE][root@pfSense.localdomain]/opt/squidanalyzer:segui os procedimentos editei o arquivo Makefile.PL porém me retorna esse erro ao executar o comando "sh install_all.sh"
veja o meu diretório do squid analyzer:
[2.2.6-RELEASE][root@pfSense.localdomain]/opt/squidanalyzer: ls
ChangeLog MANIFEST Makefile.PL SquidAnalyzer.pm doc lang resources
INSTALL META.yml README TODO etc packaging squid-analyzerto fazendo algo errado? :/
-
guitarcleiton,
to usando aqui o 2.2.6 mas deu a seguinte msg na hora da execução do passo 6:
[2.2.6-RELEASE][root@pfSense.localdomain]/opt/squidanalyzer: sh install_all.sh
cannot open install_all.sh: No such file or directory
[2.2.6-RELEASE][root@pfSense.localdomain]/opt/squidanalyzer:segui os procedimentos editei o arquivo Makefile.PL porém me retorna esse erro ao executar o comando "sh install_all.sh"
veja o meu diretório do squid analyzer:
[2.2.6-RELEASE][root@pfSense.localdomain]/opt/squidanalyzer: ls
ChangeLog MANIFEST Makefile.PL SquidAnalyzer.pm doc lang resources
INSTALL META.yml README TODO etc packaging squid-analyzerto fazendo algo errado? :/
O procedimento esta correto, porem por algum motivo não existe o script "install_all.sh" em seu diretório, você pode criá-lo com o código abaixo e e executar novamente.
#!/bin/sh test ! -d "/usr/local/bin" && mkdir -p /usr/local/bin test ! -d "/etc/squidanalyzer" && mkdir -p /etc/squidanalyzer test ! -d "/etc/squidanalyzer/lang" && mkdir -p /etc/squidanalyzer/lang test ! -d "/usr/local/www/squidanalyzer" && mkdir -p /usr/local/www/squidanalyzer test ! -d "/usr/local/www/squidanalyzer/images" && mkdir -p /usr/local/www/squidanalyzer/images test ! -d "/usr/local/man/man3" && mkdir -p /usr/local/man/man3 # Copy files that must not be overriden for file in squidanalyzer.conf network-aliases user-aliases excluded included; do if [ -r /etc/squidanalyzer/$file ]; then install -m 644 etc/$file /etc/squidanalyzer/$file.sample else install -m 644 etc/$file /etc/squidanalyzer/$file fi done install -m 755 squid-analyzer /usr/local/bin/ install -m 644 resources/sorttable.js /usr/local/www/squidanalyzer/ install -m 644 resources/squidanalyzer.css /usr/local/www/squidanalyzer/ install -m 644 resources/flotr2.js /usr/local/www/squidanalyzer/ install -m 644 resources/images/logo-squidanalyzer.png /usr/local/www/squidanalyzer/images/ install -m 644 resources/images/cursor.png /usr/local/www/squidanalyzer/images/ install -m 644 resources/images/domain.png /usr/local/www/squidanalyzer/images/ install -m 644 resources/images/back-arrow.png /usr/local/www/squidanalyzer/images/ install -m 644 resources/images/info.png /usr/local/www/squidanalyzer/images/ install -m 644 resources/images/network.png /usr/local/www/squidanalyzer/images/ install -m 644 resources/images/user.png /usr/local/www/squidanalyzer/images/ install -m 644 lang/* /etc/squidanalyzer/lang/ pod2text doc/SquidAnalyzer.pod README pod2man doc/SquidAnalyzer.pod squid-analyzer.3 install -m 644 squid-analyzer.3 /usr/local/man/man3/ echo " ----------------------------------------------------------------------------- 1\. Modify your httpd.conf to allow access to HTML output like follow: Alias /squidreport /usr/local/www/squidanalyzer <directory usr="" local="" www="" squidanalyzer="">Options -Indexes FollowSymLinks MultiViews AllowOverride None Order deny,allow Deny from all Allow from 127.0.0.1</directory> 2\. If necessary, give additional host access to SquidAnalyzer in httpd.conf. Restart and ensure that httpd is running. 3\. Browse to http://my.host.dom/squidreport/ to ensure that things are working properly. 4\. Setup a cronjob to run squid-analyzer daily: # SquidAnalyzer log reporting daily 0 2 * * * /usr/local/bin/squid-analyzer > /dev/null 2>&1 or run it manually. For more information, see /README file. ----------------------------------------------------------------------------- "
-
estou tentando no pfsense 2.2.6 e gera este erro
env: perl: No such file or directory
-
estou tentando no pfsense 2.2.6 e gera este erro
env: perl: No such file or directory
Isaias em que momento ocorre este erro?
-
quando rodo este comando para criar o relatorio
/opt/squidanalyzer/ && perl squid-analyzer -c /etc/squidanalyzer/squidanalyzer.conf -
Vou fazer um teste com a versão 2.2.6 assim que eu pegar um tempo pois no momento estou apenas com a versão 2.3.1 em mãos. Aí vejo se consigo simular este erro
-
beleza pode ser que fiz alguma coisa errada no processo.
-
Bom dia,
Estou tentando efetuar a instalação no pfSense 2.3.1 e esta me retornando o seguinte erro:install_all.sh: install: not found
Preciso instalar algum pacote?
Muito obrigado
-
Tentei instalar mas o meu da esse erro:
make install
Installing blib/arch/SquidAnalyzer.pm
sh install_all.sh
install_all.sh: install: not found
install_all.sh: install: not found–---------------------------------------------------------------------------
-
A instalação que estão fazendo e no 2.3.1 ou no 2.2.6??
Confiram se existe o install_all.sh depois de rodar o mãe
-
A instalação que estão fazendo e no 2.3.1 ou no 2.2.6??
Confiram se existe o install_all.sh depois de rodar o mãe
A minha é no 2.3.1. O make criou o arquivo, este erro me retorna na instalação. Se rodar o arquivo direto também me retorna este erro.
-
Da permissão de execução no arquivo e testa denovo.
chmod +× install_all.sh
Depois roda o comando denovo