Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Dúvidas vlan e v1910-48g

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    9 Posts 7 Posters 1.3k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • M
      maic
      last edited by

Bom dia, aqui na empresa temos um pc com 2 interfaces físicas: em1 (LAN / 10.0.0.1) e em0 (Wan /velox) funcionando 100%. Há algum tempo compramos um Hp v1910-48g  e pretendo começar a usar vlans mas tenho algumas dúvidas, pesquisei aqui no fórum e em outros lugares mas ainda estou tendo dificuldades em algo que eu acho que seja simples.

Digamos o seguinte, que eu queira fazer um simples teste com vlan :

Na porta 10 do switch eu quero criar uma vlan 192.168.1.0/24 e atribuir dhcp pelo pfsense.
      Na porta 15 do switch é onde vai o cabo que sai da LAN (em1).

Como eu devo realizar essa configuração corretamente?
      Estou fazendo da seguinte maneira, mas não obtive sucesso:

Eu crio uma vlan id 100 e atribuo na porta 10 como untagged no switch.
      Já a porta 15 eu marco como trunk no switch.

Já no pfsense crio a vlan tag 100 com a parent interface em1, ativo dhcp (192.168.1.10 - 192.168.1.20), habilito a interface e permito passar tudo por ela, mas não consigo pegar ip quando plugo um pc na porta 10.

Pesquisando sobre vlans vi que no switch todas as portas fazem parte de uma Vlan1, eu preciso remover a porta 10 e 15 dessa vlan1? preciso setar algum ip na interface 10 do switch?

Talvez seja uma dúvida mais com o switch, mesmo assim peço a ajuda de vocês. Obrigado.

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • R
        rlrobs
        last edited by

Você colocou a vlan 100 na porta 15?

• M
          mantunespb
          last edited by

Faça assim.

Depois diga se deu certo.  Pode usar como trunk.. sei hydrid para teste.

wlanpfsense.png_thumb
          wlanpfsense.png

R 1 Reply Last reply Reply Quote 0
          • M
            maic
            last edited by

@mantunespb:

Faça assim.

Obrigado mantunespb , fiz como na imagem e consegui fazer pegar ip pelo dhcp do pfsense nessa porta  :).
            Pode me tirar outra dúvida? Tenho um link de internet com ip 172.168.1.1 se eu quiser usar esse link na mesma porta e vlan (24/100) é o mesmo procedimento de adicionar a interface? Crio uma interface baseada nessa vlan 100, adiciono algum ip tipo 172.168.1.10 e crio um novo gateway com ip do modem 172.168.1.1? Obrigado por sua ajuda.

• M
              mantunespb
              last edited by

@maic:

@mantunespb:

Faça assim.

Obrigado mantunespb , fiz como na imagem e consegui fazer pegar ip pelo dhcp do pfsense nessa porta  :).
              Pode me tirar outra dúvida? Tenho um link de internet com ip 172.168.1.1 se eu quiser usar esse link na mesma porta e vlan (24/100) é o mesmo procedimento de adicionar a interface? Crio uma interface baseada nessa vlan 100, adiciono algum ip tipo 172.168.1.10 e crio um novo gateway com ip do modem 172.168.1.1? Obrigado por sua ajuda.

Sim.. sugiro para usar várias VLAN a placa seja /1000.

• J
                JRicardo
                last edited by

Boa tarde Colegas, estou com uma dificuldade parecida.

Tenho um PFSENSE 2.3.2 com 3 placas de rede Giga e estou tentando usar algumas VLANS nele, mas não estou conseguindo fazer funcionar.  Em uma das placas, a re2 eu coloque1 duas vlans, vlans200 e vlan300, no Switch V1910 24G eu configurei as duas vlans  onde uma 10.1.1.0 e 10.1.2.0 quando consigo fazer a comunicação dos computadores e acessar as interfaces do switch em ambas as vlans, mas no PFSENSE não.  O DHCP não funciona em nenhuma das VLANS e mesmo colocando o ip estático no pc, não consigo acessar o pfsense pela vlan. Alguém pode me dizer o que devo fazer para fazer funcionar? Obrigado.

• C
                  chipbr
                  last edited by

@JRicardo:

Boa tarde Colegas, estou com uma dificuldade parecida.

Tenho um PFSENSE 2.3.2 com 3 placas de rede Giga e estou tentando usar algumas VLANS nele, mas não estou conseguindo fazer funcionar.  Em uma das placas, a re2 eu coloque1 duas vlans, vlans200 e vlan300, no Switch V1910 24G eu configurei as duas vlans  onde uma 10.1.1.0 e 10.1.2.0 quando consigo fazer a comunicação dos computadores e acessar as interfaces do switch em ambas as vlans, mas no PFSENSE não.  O DHCP não funciona em nenhuma das VLANS e mesmo colocando o ip estático no pc, não consigo acessar o pfsense pela vlan. Alguém pode me dizer o que devo fazer para fazer funcionar? Obrigado.

a porta do switch que vai para o pfsense deve ser trunk, e estar com estas 2 VLAN atribuidas

• T
                    talididai
                    last edited by

Bom dia Pessoal,

Quando desejo utilizar varias vlans diferentes, eu virtualizo o pfsense, e atribuo como TAG que vai ser ligada no servidor, e ligo diretamente os links no switch, onde atribuo uma vlan para cada link.

Exemplo:

VLAN-1-LINK1
                    VLAN-2-LINK2
                    VLAN-3-FW    (DEIXO COMO TAG TODAS AS VLANS)

• R
                      raphael feltrin @mantunespb
                      last edited by

@mantunespb said in Dúvidas vlan e v1910-48g:

nao consigo visualizar a imagem

• First post
                        Last post
                      Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.