Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

SquidGuard + Proxy Transparente (SSL Interception)

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    26 Posts 7 Posters 4.7k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • B
      brunok
      last edited by

@danilosv.03:

rodrigo.passini pra tu não ficar que nem loco liberando por IP, cria uma target para o site no squidguard.

brunok:

Nesse caso você diz para  não deixarmos marcado o SSL correto? Aqui eu uso dessa forma, entretanto para o cara visualizar minha mensagem que eu coloquei no meu squidguard ele precisa ir naquela opção de: ir para página não segura, que o google da. E eu queria poder usar o SSL para resolver isso.

Com proxy ATIVO, não há necessidade de instalar o certificado.

Era para funcionar normalmente.

Quanto a tela de bloqueio do squidguard, só aparece em páginas HTTP.

Quando o acesso a uma página HTTPS que está bloqueada, aparece página de "erro de navegação" informando problemas no firewall ou proxy. No caso, o bloqueio.

No seu caso, há uma solução alternativa, subindo uma segunda instância do NGINX na porta 80 e apontando o erro do squidguard para EXT ERROR.

Procure por NGINX2.CONF aqui no forum que você acha o tópico.

Eu estou implementando desta maneira e funciona 100%!

Desmarcando as guias Proxy transparente e Interception SSL, obrigatoriamente você precisa setar no navegador, ip e porta do proxy (para fins de testes).

Para automatizar isso, pesquise por WPAD via DHCP e DNS (fiz num ambiente de testes e funcionou 100%).

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • B
        brunok
        last edited by

Resumindo:

Realmente há um problema com estas versões mais recentes. Não consegui reproduzir de forma transparente com SSL Interception.

Se você quiser fazer uso do squidGuard, somente nestes moldes:

• Proxy ATIVO

• Proxy transparente SEM interceptação SSL.

EXTRA: Se usa WEBGui com HTTPS (Recomendado), suba uma 2ª instância do NGINX apenas para apresentar o erro do squidguard sempre em HTTP:

https://forum.pfsense.org/index.php?topic=115653.0

• R
          rodrigo.passini
          last edited by

Sim, brunok. Perfeito, Obrigado.

Com Proxy ativo funciona mesmo, eu já utilizava exatamente dessa forma aqui.
          Precisei voltar a utilizar proxy transparente por outros motivos, por isso que caí nesse problema.

Tks.

• danilosv.03D
            danilosv.03
            last edited by

Mas as páginas estão dando erro ainda?

:)
            |E-mail: danilosv.03@gmail.com
            |Skype: danilosv.03

• R
              rodrigo.passini
              last edited by

Sim, danilosv.

Sendo assim, vejo duas opções até que esse 'bug' não seja corrigido:

Opção 01:
              Proxy Não-Transparente + Interceptação SSL + SquidGuard = Funciona 100%;

Obs: Vai ter que setar o proxy nos navegadores dos usuários. O pessoal recomenda WPAD, eu fiz por GPO mesmo.

Opção 02:
              Proxy Transparente + Interceptação SSL + SquidGuard = Ok para sites HTTP, mas dá erro de Certificado em todos sites HTTPS;

Obs: Possível contornar dando bypass nos endereços ou IP's dos sites HTTPS, porém é trabalhoso pois tem que liberar todo site https que alguém for tentar acessar.

Se existir alguma outra alternativa por favor nos informem rs

• danilosv.03D
                danilosv.03
                last edited by

Rodrigo Passini
                Estou nessa luta contigo amigo. KKKK. Essas duas alternativas que tu deu a melhor delas é nãos transparente. E eu curto mais o transparente é mais legal de se trabalhar.

• danilosv.03D
                  danilosv.03
                  last edited by

Eu só tenho uma observação a fazer. Eu fiz um cenário no virtualbox e o proxy transparente com autentificação funcionou perfeitamente. Agora quando vou colocar em produção, ele não funciona.

• B
                    brunok
                    last edited by

@Rodrigo:

Opção 01:
                    Proxy Não-Transparente + Interceptação SSL + SquidGuard = Funciona 100%;

Obs: Vai ter que setar o proxy nos navegadores dos usuários. O pessoal recomenda WPAD, eu fiz por GPO mesmo.

Desse jeito, os bloqueios https caem na página sgerror.php do squidGuard?  ???

Meio estranho isso, já que o browser "sabe" que as requisições vão passar pelo proxy, teoricamente, a interceptação SSL só traria "transtornos".  :P

Via GPO, basicamente, só é possível ajustar para Chrome ou IE/EDGE;

Firefox ou Opera, tem um outro esquema mais avançado para se fazer por GPO.

Ou você contorna com WPAD via DHCP e DNS Forwarder, que aí, nenhum navegador escapa (exceto de aparelhos mobile - tablet/smartphone que não reconhecem por padrão o wpad).  :D

• R
                      rodrigo.passini
                      last edited by

@brunok:

Desse jeito, os bloqueios https caem na página sgerror.php do squidGuard?

Infelizmente não. Ele bloqueia apenas o que está bloqueado no squidguard (http ou https), mas apenas as http caem no sgerror.php. As https caem em outra tela, mas pelo menos está bloqueado rs

@brunok:

Via GPO, basicamente, só é possível ajustar para Chrome ou IE/EDGE;

Firefox ou Opera, tem um outro esquema mais avançado para se fazer por GPO.

Ou você contorna com WPAD via DHCP e DNS Forwarder, que aí, nenhum navegador escapa (exceto de aparelhos mobile - tablet/smartphone que não reconhecem por padrão o wpad).

Obrigado. Não tinha conhecimento disso, mas é bom saber. Aqui o Chrome é padrão para todos usuários e ninguém tem permissão para instalar outros navegadores, sendo assim eu nem havia chegado a testar no Firefox ou no Opera.

• B
                        brunok
                        last edited by

Validei um ambiente de testes, fazendo com que funcione tudo de forma transparente, baseado no cenário comentado pelo Rodrigo.

Vou restaurar de fábrica e configurar novamente este esquema.

Se ficar 100%, vou publicar em um novo tópico, o manual para este cenário que apresenta muitas dúvidas pela galera (além de problemas).

Ao navegar (se for bloqueado):

HTTP, cai no sgerror.php porta 80, independente do protocolo e porta do seu WebGUI

HTTPS, aparece mensagem do próprio navegador, avisando problema com o tunel ssl (pois foi bloqueado)

Proxy ativo + Interceptação SSL + SquidGuard + WPAD via DHCP e DNS

** Sem a necessidade de instalar o certificado nos clientes!!!  8)

• danilosv.03D
                          danilosv.03
                          last edited by

Caso você consiga fazer isso, nos avise por aqui também, para ficarmos sabendo de seu novo ambiente.
                          Outra coisa que eu estou sofrendo aqui também é com a lentidão em meus download. Alguém poderia ajuda?

• B
                            brunok
                            last edited by

Está aí, o tão sonhado guia…

https://forum.pfsense.org/index.php?topic=118346.msg655113#msg655113

• D
                              Douglas Araujo
                              last edited by

Boa tarde,

pelo que notei é apenas permissão na pagina de erro padrão do squid e faça o texte.

a questão do ntb.br
                              coloquei o s IP e dns caso queira escolher algumas da opções apenas isso.

ou pode ser tbm que o certificado de autoridade de raiz confiável não está não está lá da uma olhada as vezes tem 2 certificados com mesmo nome lá.

pq funcionou correto aqui até modifiquei a Page de erro do squid.
                              versão 2.3.1

Network Administrator Linux and Windows

• First post
                                Last post
                              Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.