Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

DHCP Server[caindo]

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    8 Posts 5 Posters 1.5k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • danilosv.03D
      danilosv.03
      last edited by

Fala galera,

Servidor DHCP.
      Existe a possibilidade do Server DHCP do Pfsense dá problema? Pois estou tendo uma dificuldade no meu cenário:
      Eu tenho um unifi, dois switches gerenciáveis (porém apenas para roteamento) todo IP é gerenciado pelo o PfSense. Contrapartida o meu PfSense de vez em quando anda dando problema, ele não libera IP para meu usuário, eu configurei os ranger da seguinte maneira 2.45 e vai até 2.245. Eu mapiei 05 IP´s que ficam fora do meu ranger do DHCP ou seja ele começa do 2.3 e vai até 2.8, onde eles são (VW, Win server 2008 aplicação e um outro para produção). Alguém já passou por algo desta natureza?

:)
      |E-mail: danilosv.03@gmail.com
      |Skype: danilosv.03

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • D
        Douglas Araujo
        last edited by

Nunca,
        está com cara de ter DHCP na mesma
        ou até mesmo cabeamento verifique o ponto se está ok.

Network Administrator Linux and Windows

• J
          jvicente
          last edited by

@Douglas:

Nunca,
          está com cara de ter DHCP na mesma
          ou até mesmo cabeamento verifique o ponto se está ok.

Não esta estourando o pool liberado?
          Como esta o lease time?
          Já verificou nos logs o que esta ocorrendo, poste ai os logs para podermos analisar junto.

• H
            hardloko
            last edited by

Estranho que isso ocorreu comigo também,
            tenho Switch Gerenciável, e tenho Antenas Ubiquiti em outro Range interligando 9 Lojas com um Estoque (Escritório), mas todos trabalham no mesmo range e o DHCP é o PFSense que distribui para todas estações, quando ocorreu este problema parou todos, só funcionava quando colocava IP fixo na placa de rede das estações, cheguei pensar que alguma estação estava gerando conflito com o servidor, cabeamento sendo que o mesmo é tudo novo CAT6, Escritório rodando tudo 1GB de tráfego,

cheguei a isolar o servidor e colocar um switch do servidor direto em um PC e quando fica desse jeito não funciona o DHCP de jeito nenhum, a não ser que retorne o PFSense ao Padrão de Fabrica e configure novamente (na Mão) porque nem com Backup anterior quando ele não estava com problema não adianta,

como mencionei no outro post, só sanei este problema migrando para a versão 32bits

Meu Hardware

Servidor HP ML110 G5
            Processador Xeon 3065
            2GB de RAM
            1 Placa de Rede Onboard (Não Utilizo)
            1 Placa de Rede HP Chipset Intel PRO 1000 com Dual Port (Fica ligado 1 Link de Internet e a LAN)
            1 Placa de rede Chipset Broadcom 1000 (Ligada o Segundo Link de Internet em Modo LoadBalance)

• danilosv.03D
              danilosv.03
              last edited by

De qual logs você está falando? E quais eu posso mandar aqui no forum?

• J
                jvicente
                last edited by

Acesse o menu Status e System Logs, já que esta utilizando o pfsense como DHCP Server deverá ter uma aba DHCP onde vc encontrará os logs do DHCP e aba System / General os logs do sistema num geral… coloque eles ai para ver se conseguimos lhe ajudar.

• danilosv.03D
                  danilosv.03
                  last edited by

Pensei em outros logs, como: squid, squidguard, light squid dentre outros. Olha os prints que fiz.

DHCP1.jpg
                  DHCP1.jpg_thumb
                  DHCP2.jpg
                  DHCP2.jpg_thumb

• I
                    indio29
                    last edited by

Bom dia

Danilo,
                    Seu eu entendi direito quem faz o roteamento da sua rede é o switch ele é L3? se for tenta habilitar o dhcp relay pode ser que resolva seu problema.

Abraços

• First post
                      Last post
                    Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.