Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Squid consumindo swap

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    11 Posts 5 Posters 2.1k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • Z
      znowm
      last edited by

Boa tarde pessoal estou com problemas no meu proxy. Tenho um servidor Dell com 8gb e não estou usando o disco para fazer cache, apenas a memoria. O consumo de memoria RAM fica no máximo em 25% da capacidade total do server, mas mesmo assim o processo do squid acaba consumindo a swap, acredito que minhas configurações de memoria do squid estejam erradas ou mal dimensionadas, preciso de ajuda. Tenho cerca de 60 clientes conectados ao server, e apesar de ninguém reclamar da velocidade da internet, acredito que da pra conseguir uma performance melhor.

Estou anexando minhas configurações atuais.

Valeu!

Estou com a versão 2.2.4
      conf_squid.PNG
      conf_squid.PNG_thumb

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • T
        tomaswaldow
        last edited by

Quais os valores na seção: Squid Memory Cache Settings?

Tomas @ 2W Consultoria

• Z
          znowm
          last edited by

Hard disk cache size = 5000 (apesar de não está usando o cache de disco o valor ta setado lá)
          Memory cache size = 4096
          Minimum object size = 0
          Maximum object size = 1024
          Maximum object size in RAM = 64

• E
            ericpa
            last edited by

nao acho necessario manter uma memoria swap em pcs com 4GB ou mais, eu sempre desativo o swap usando o comando swapoff -a no shellcmd
            com isso evito que de o famoso erro swap_pager_getswapspace e a performace melhora um pouquinho ja que ele nao tem que usar HD para alocar a memoria swap.

• R
              rlrobs
              last edited by

Revivendo o tópico, vi lendo a documentação do freebsd.

https://www.freebsd.org/doc/pt_BR/books/faq/misc.html#idp62232168

Aparentemente é uma característica do SO. Veja oq fala:

16.1.

O FreeBSD usa bem mais espaço de swap do que o Linux. Por quê?

Só parece que o FreeBSD usa mais swap do que o Linux. Na verdade não usa. A principal diferença entre o FreeBSD e o Linux nesse quesito é que o FreeBSD vai sempre remanejar - de forma pró-ativa - toda memória que estiver completamente inativa e subutilizada, para o swap, dessa forma garantindo sempre mais memória principal disponível para utilização. O Linux tende a remanejar páginas de memória para o swap apenas como última alternativa. A utilização mais acentuada do swap é balanceada pela utilização mais eficiente da memória principal.

Note que, pelo fato do FreeBSD ser próativo nesse quesito, ele não decide arbitrariamente fazer swap das páginas quando o sistema está de fato inativo. Portanto você não corre o risco de encontrar todo seu sistema despaginado pela manhã, depois de uma noite inteira de inatividade.

• J
                jmalafaia
                last edited by

Pessoal bom dia,

Desculpem reviver o tópico, mas estou com o mesmo problema. Tenho Squid 0.4.23 + Squid Guard 1.14_3

O PFSENSE está virtualizado com 2512MB de RAM disponível + Swap de 2048MB - Core i5 com 2 nucleos. 40GB de Hard Disk

No Squid uso as seguintes configurações:

Mem Cache Size= 1024
                Max Obj SIze in RAM= 128
                Cache em Disco está desabilitado

Acontece que ele consome toda memoria RAM, e depois ele começa a consumir o Swap, quando estoura a memoria Swap, ele derruba os serviços. Eu até pesquisei, vi que tem a instalação com softupdates, porem como sou um pouco leigo com PFSENSE, acabei instalando no modo default. O que eu poderia fazer para resolver esse problema ? Realmente realizando nova instalação separando as partições e com o softupdates habilitado ?

Ou dá para mim melhorar essa configuração no proprio PFSENSE ou Squid para melhorar isso ?

Obs. Essa rede não possui mais do que 10 usuarios.

Obrigado a todos, abraços…

João Malafaia

• J
                  jmalafaia
                  last edited by

@jmalafaia:

Pessoal bom dia,

Desculpem reviver o tópico, mas estou com o mesmo problema. Tenho Squid 0.4.23 + Squid Guard 1.14_3

O PFSENSE está virtualizado com 2512MB de RAM disponível + Swap de 2048MB - Core i5 com 2 nucleos. 40GB de Hard Disk

No Squid uso as seguintes configurações:

Mem Cache Size= 1024
                  Max Obj SIze in RAM= 128
                  Cache em Disco está desabilitado

Acontece que ele consome toda memoria RAM, e depois ele começa a consumir o Swap, quando estoura a memoria Swap, ele derruba os serviços. Eu até pesquisei, vi que tem a instalação com softupdates, porem como sou um pouco leigo com PFSENSE, acabei instalando no modo default. O que eu poderia fazer para resolver esse problema ? Realmente realizando nova instalação separando as partições e com o softupdates habilitado ?

Ou dá para mim melhorar essa configuração no proprio PFSENSE ou Squid para melhorar isso ?

Obs. Essa rede não possui mais do que 10 usuarios.

Obrigado a todos, abraços…

João Malafaia

Boa tarde

Pessoal alguém poderia me ajudar ? Eu refiz a instalação do pfsense e instalei as partições separadas e com softupdate, porem acontece o mesmo problema.

Dei uma olhada no log, e apareceu isso: pid 86402 (squid), uid 100, was killed: out of swap space

Por favor nao sei mais o que fazer. Será que é a versão que estou utilizando ?

Abç

• J
                    jmalafaia
                    last edited by

Pessoal ninguem ?

• T
                      tomaswaldow
                      last edited by

Coloca o valor baixo no Mem Cache Size, por exemplo 256 e reinicie o pfSense, e acompanhe.
                      Pelo que entendi está com 2GB de memoria total, e colocou 50% para o Squid, isso é muito se usa outros serviços como squidguard, etc…

Tomas @ 2W Consultoria

• J
                        jmalafaia
                        last edited by

@Tomas:

Coloca o valor baixo no Mem Cache Size, por exemplo 256 e reinicie o pfSense, e acompanhe.
                        Pelo que entendi está com 2GB de memoria total, e colocou 50% para o Squid, isso é muito se usa outros serviços como squidguard, etc…

Tomas boa tarde,

Eu aumentei a memoria do servidor e está com 4GB de RAM e 8 GB no swap - No Squid estou utilizando os valores: Mem Cache Size= 256MB e Maximum Object Size in RAM= 128KB - Sem cache em disco.

Ainda posso diminuir esses valores do squid ? Outra coisa, vi em algum topico, mas nao estou achando. É possivel criar algum JOB para quando chegar a 95% de uso de memoria, ele automaticamente reiniciar o serviço do squid ?

Desde já agradeço, Obrigado

João Malafaia

• T
                          tomaswaldow
                          last edited by

Vai testandi assim

Tomas @ 2W Consultoria

• First post
                            Last post
                          Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.