Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Traffic Shaper PRIQ

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    2 Posts 2 Posters 836 Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • M Offline
      murilocamargo
      last edited by

Boa tarde, Galera

Estou me aventurando agora a utilizar QoS e estou fazendo um lab antes de colocar em produção.

Montei o seguinte cenário no VirtualBox:

-Host1 = 192.168.56.20

-Host2 = 192.168.56.30

-pfSense = Lan 192.168.56.1, Wan 172.16.127.253

Criei as regras básicas no pfSense para poder liberar a navegação dos Hosts.

Configurei o Traffic Shaper através do wizard, informei a quantidade de interface (1:1), em Shaper Configuration: LAN PRIQ e WAN PRIQ a taxa de Upload e de Download. As próximas fases não selecionei mais nada até finalizar o wizard.

Neste caso criou apenas as Queues Default em cada Interface:

Wan
      qACK = Priority 6
      qDefault = Priority 3 = Queue Default

Lan
      qLink = Priority 2 = Queue Default
      qACK = Priority 6

Também não criou nem uma regra na interface Floating.
      Teste 1 - Analise de tráfego nas Queues Default: startei um download em cada host para poder ver o comportamento de cada fila, no cenário atual as filas que teve tráfego foram: qDefaul (Wan) e qLink (Lan), pois estão setadas como Queue Default.

Criei uma nova fila para cada interface:

Wan
      qACK = Priority 6
      qDefault = Priority 3 = Queue Default
      qUpload = Priority 7

Lan
      qLink = Priority 2 = Queue Default
      qACK = Priority 6
      qDownload = Priority 7

Teste 2 - Priorizando Download do Host1: criei uma regra na interface Floating do tipo Match, Interface Lan, Direction Any, TCP/IP Version IPv4, Protocol TCP, Source 192.168.56.20, Source port range Any, Destination Any, Destination port range, Ackqueue/Queue qUpload/qDownload.

Startei o download no Host2 e esperei cerca de um minuto para poder começar o download no Host1, neste período de espera o Host2 consumiu toda a banda disponível para fazer o download a velocidade estava 500 Kb/s; quando o download começou no Host1 que tem uma maior prioridade a maior taxa de transferência alcançada foi 180 Kb/s enquanto o Host2 continuava o download com 400 Kb/s.

A minha dúvida é o seguinte, com a configuração do QoS o Host1 não deveria ter a maior taxa de transferência em relação o Host2 ou pelo menos igualar?

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • N Offline
        nizopi
        last edited by

Olá amigo, conseguiu resolver o problema?

1 Reply Last reply Reply Quote 0
        • First post
          Last post
        Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.