Traffic Shaper PRIQ
-
Boa tarde, Galera
Estou me aventurando agora a utilizar QoS e estou fazendo um lab antes de colocar em produção.
Montei o seguinte cenário no VirtualBox:
-Host1 = 192.168.56.20
-Host2 = 192.168.56.30
-pfSense = Lan 192.168.56.1, Wan 172.16.127.253
Criei as regras básicas no pfSense para poder liberar a navegação dos Hosts.
Configurei o Traffic Shaper através do wizard, informei a quantidade de interface (1:1), em Shaper Configuration: LAN PRIQ e WAN PRIQ a taxa de Upload e de Download. As próximas fases não selecionei mais nada até finalizar o wizard.
Neste caso criou apenas as Queues Default em cada Interface:
Wan
qACK = Priority 6
qDefault = Priority 3 = Queue DefaultLan
qLink = Priority 2 = Queue Default
qACK = Priority 6Também não criou nem uma regra na interface Floating.
Teste 1 - Analise de tráfego nas Queues Default: startei um download em cada host para poder ver o comportamento de cada fila, no cenário atual as filas que teve tráfego foram: qDefaul (Wan) e qLink (Lan), pois estão setadas como Queue Default.Criei uma nova fila para cada interface:
Wan
qACK = Priority 6
qDefault = Priority 3 = Queue Default
qUpload = Priority 7Lan
qLink = Priority 2 = Queue Default
qACK = Priority 6
qDownload = Priority 7Teste 2 - Priorizando Download do Host1: criei uma regra na interface Floating do tipo Match, Interface Lan, Direction Any, TCP/IP Version IPv4, Protocol TCP, Source 192.168.56.20, Source port range Any, Destination Any, Destination port range, Ackqueue/Queue qUpload/qDownload.
Startei o download no Host2 e esperei cerca de um minuto para poder começar o download no Host1, neste período de espera o Host2 consumiu toda a banda disponível para fazer o download a velocidade estava 500 Kb/s; quando o download começou no Host1 que tem uma maior prioridade a maior taxa de transferência alcançada foi 180 Kb/s enquanto o Host2 continuava o download com 400 Kb/s.
A minha dúvida é o seguinte, com a configuração do QoS o Host1 não deveria ter a maior taxa de transferência em relação o Host2 ou pelo menos igualar?
-
Olá amigo, conseguiu resolver o problema?