Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Vlan no Pfsense

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    5 Posts 3 Posters 1.3k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • N
      natioli
      last edited by

Boa noite pessoal,
      Estou com um problema aqui (não sei se é um problema ou algo que estou fazendo errado).
      No pfsense tenho duas placas de rede (wan e lan). Criei duas vlans na interface Lan (uma para a lan e outra para a administração dos switches), logo minhas interfaces ficaram assim: Wan, Vlan111 e Vlan222
      Utilizo proxy transparent e não sei porque os bloqueios do firewall de uma vlan para outra não funcionam. Se eu desabilito o proxy, ai as regras do firewall funcionam - no que diz respeito a o que pode ser acessado de uma vlan para a outra.

Criei tb as vlans no switche e a porta que vai para o pfsense configurei como trunk passando as duas vlans

Resumindo, por exemplo, quero que apenas meu ip da vlan111 acesse a porta 80 da vlan 222 (que é a administração do switche). Uma vez não tendo nenhuma regra para liberar esse tráfego, ou se, tiver a regra bloqueando esse tráfego, não era para bloquear ou liberar? Se o squid estiver rodando, ele desconsidera tudo que eu coloquei em firewall/rules, ou seja, se eu não liberei ou até mesmo bloqueio esse tráfego, ele continua acessando. Agora se eu paro o serviço do squid, ai sim ele lê as regras do firewall.

Testei também colocando o IP do swicthe em Bypass Proxy for These Destination IPs, e ai as regras do firewall também passam a valer.

Alguém pode me ajudar?

Obrigada

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • R
        rogeriorabelo
        last edited by

Boa noite,

O ideal seria você postar um print das regras de firewall do PFSense.

No PFsense se vc não criou uma regra liberando ele está bloqueando.

• N
          natioli
          last edited by

Olá rogeriorabelo

O problema não é liberar.. o problema é que não está bloqueando.

• R
            rogeriorabelo
            last edited by

Bom dia,

Por padrão o PFSense cria uma regra no firewall chamada "Anti-Lockout Rule", ela está acima de qualquer regra no seu firewall e tem como portas liberadas aquelas que você usa para a administração do PFSense 80,443 e 22( Se você ativou o SSH e definiu essa porta).

Se você não desabilitou essa regra, ela quer dizer que: para qualquer IP de origem para a rede onde está o seu PFSense na porta 80 seja liberado o acesso.Por isso você está conseguindo acessar de outra VLAN.

Para resolver isso você cria uma regra, com a origem sendo o seu IP com destino ao IP do Switch na porta 80 liberando.

Logo abaixo vai uma regra na VLAN111 dizendo que: para todos os IP's dessa VLAN para o IP do SWITCH na porta 80 sejam bloqueados.

Para ficar "bonitinho" você cria alias para seu IP e para o IP do Switch, assim fica fácil você adicionar outras máquinas para ter acesso ao Switch, e fica fácil adicionar diversos Switch para a administração.

Se você não possui a "Anti-Lockout Rule", o problema deve estar nas precedências de regras.

Sobre o Squid em modo transparente você pode criar regras separadas para cada VLAN, e essas não vão interferir quanto o assunto é porta.
            Nesse seu caso acredito que é só as regras de firewall mesmo.

• C
              chipbr
              last edited by

porque você precisa de squid para acessar a vlan de gerenciamento?
              desligue o squid desta interface

crie regras de firewall para rotear da sua rede para a rede de gerenciamento apenas para os IP que você quiser.

• First post
                Last post
              Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.