LightSquid - Ajuda na parametrização
-
Danilo, poderia explicar melhor o comando do cache dinâmico?
refresh_pattern -i microsoft.com/..(cab|exe|ms[i|u|f]|asf|wm[v|a]|dat|zip|psf) 4320 80% 43200 reload-into-ims
refresh_pattern -i windowsupdate.com/..(cab|exe|ms[i|u|f]|asf|wm[v|a]|dat|zip|psf) 4320 80% 43200 reload-into-ims -
danilosv.03
Fiz as alterações, mas agora não é mais exibido o relatório do lightsquid.
Tentei consultar pelo Diagnostics / Edit File, lista os arquivos mas não consigo carregar os dados.
Pela shell,utilizei o VI e foi possível .
-
Verifica se está sendo gerado algum log no arquivo access.log do Squid.
tail -f /var/squid/logs/access.log
-
refresh_pattern -i microsoft.com/..(cab|exe|ms[i|u|f]|asf|wm[v|a]|dat|zip|psf) 4320 80% 43200 reload-into-ims
refresh_pattern -i windowsupdate.com/..(cab|exe|ms[i|u|f]|asf|wm[v|a]|dat|zip|psf) 4320 80% 43200 reload-into-imsQuando o arquivo do windows update é baixado pela primeira vez, o squid armazena em memória ou em disco (neste caso seria em disco). Caso outro computador necessite do mesmo arquivo de update, o squid não irá na internet baixa-lo, irá fornece-lo diretamente o que já está armazenado no HD. Isso se chama cache.
Com isso o consumo da banda reduz drasticamente.
http://www.hardware.com.br/livros/linux-redes/configurando-cache-paginas-arquivos.html
-
Olá hunterjn
apliquei o comando e gerou o resultado anexo.
-
Olá hunterjn
Você já tentou levantar o pfsense em virtualizado e refazer os testes? Ou então refazer as configurações de fabrica?
-
Não tentei virtualizar@danilosv.03:
Olá hunterjn
Você já tentou levantar o pfsense em virtualizado e refazer os testes? Ou então refazer as configurações de fabrica?
Não tentei virtualizar, mas posso refazer as configurações de fabrica no final do dia.
-
Não tentei virtualizar@danilosv.03:
Olá hunterjn
Não tentei virtualizar, mas posso refazer as configurações de fabrica no final do dia.
Tenta fazer tudo do zero. A instalação e configuração do light é uma coisa super básica, não tem nem o por que ter feito errado.
-
Faz por parte
Squid - configurações
Squiguard - configurações
Lightsquid - configurações. -
Depois que você faz a instalação e configuração, depois de salvar você clica na opção: open sqstat?
-
Sim, ele carrega o IP 127.0.0.1
-
-
Sim, ele carrega o IP 127.0.0.1
Tire um print da sua configuração DHCP SERVER.
Segue
-
Se vocÊ tiver um AD na sua rede e você trabalhar com GPO coloca em DNS Server 1 o IP do seu WinServer e no seguindo DNS Server você coloca o DNS do seu pfsense. Outra coisa também, você liberou a porta do lightsquid? Ou todas as portas no eu fire é liberada?
-
Se vocÊ tiver um AD na sua rede e você trabalhar com GPO coloca em DNS Server 1 o IP do seu WinServer e no seguindo DNS Server você coloca o DNS do seu pfsense. Outra coisa também, você liberou a porta do lightsquid? Ou todas as portas no eu fire é liberada?
danilosv.03
Não temos AD ainda. Acredito que estejam todas liberadas, só há restrição nas regras do firewall. -
danilosv.03
Não temos AD ainda. Acredito que estejam todas liberadas, só há restrição nas regras do firewall.Pois coloca como primeiro DNS o teu Pfsense e lá em: SystemGeneral Setup coloca o DNS do teu provedor. Tenta abrir o ligh dessa maneira:
https://192.168.0.1:7445/ (IP do Pfsense). E mande um print das suas regras em Firewall Rules Lan
-
refresh_pattern -i windowsupdate.com/..(cab|exe|ms[i|u|f]|asf|wm[v|a]|dat|zip|psf) 4320 80% 43200 reload-into-imsQuando o arquivo do windows update é baixado pela primeira vez, o squid armazena em memória ou em disco (neste caso seria em disco). Caso outro computador necessite do mesmo arquivo de update, o squid não irá na internet baixa-lo, irá fornece-lo diretamente o que já está armazenado no HD. Isso se chama cache.
Com isso o consumo da banda reduz drasticamente.
http://www.hardware.com.br/livros/linux-redes/configurando-cache-paginas-arquivos.html
Entendo o que é cache Sorriso, mas achei estranho a necessidade de adicionar comandos ao squid, já que meu cache já está ativo..
Por dedução, nao já deveria funcionar sem adição destes comandos? -
Faz por parte
Squid - configurações
Lightsquid - configurações.Bom dia Pessoal!
Segui as orientações passadas pelo danilosv.03, apenas coloquei em funcionamento o Squiguard e agora está rodando da forma como eu esperava.
Valeu! -
Faz por parte
Squid - configurações
Lightsquid - configurações.Bom dia Pessoal!
Segui as orientações passadas pelo danilosv.03, apenas coloquei em funcionamento o Squiguard e agora está rodando da forma como eu esperava.
Valeu!Fico feliz por ter ajudado de alguma forma.
Click em: Thank you para facilitar nas pesquisas dentro do fórum. Caso alguém no futuro precise da mesma ajuda que você precisou.