Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Detected stationary source udp flood attack, dropped

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    5 Posts 3 Posters 1.8k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • M
      mbreda
      last edited by

Pessoal , por gentileza gostaria de saber se alguem pode me ajudar

nao tenho muita habilidade com o pfsense, estou aprendendo, na empresa onde trabalho, tenho um load balance onde recebo dois links, dele sai um cabo para o pfsense que retorna por outro cabo para um switch que distribui na rede.

Eu estava com uma config que liberava a porta TS , mas eu desabilitei depois que começaram a aparecer no meu load balance a msg abaixo

Detected stationary source udp flood attack, dropped 39 packets, attack source: 172.16.0.100

isso é invasao? tentativa o que seria isso e como eu poderia barrar ?

Por favor se alguem puder me ajudar serei muito grato

Obrigado

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • danilosv.03D
        danilosv.03
        last edited by

@mbreda:

Pessoal , por gentileza gostaria de saber se alguem pode me ajudar

nao tenho muita habilidade com o pfsense, estou aprendendo, na empresa onde trabalho, tenho um load balance onde recebo dois links, dele sai um cabo para o pfsense que retorna por outro cabo para um switch que distribui na rede.

Eu estava com uma config que liberava a porta TS , mas eu desabilitei depois que começaram a aparecer no meu load balance a msg abaixo

Detected stationary source udp flood attack, dropped 39 packets, attack source: 172.16.0.100

isso é invasao? tentativa o que seria isso e como eu poderia barrar ?

Por favor se alguem puder me ajudar serei muito grato

Obrigado

Possivelmente. O seu cenário, como ele está hoje. Está apenas com o loadbalance nele?

:)
        |E-mail: danilosv.03@gmail.com
        |Skype: danilosv.03

• M
          mbreda
          last edited by

Esta assim

tenho os links que chegam no loadbalance e do load balance eu passo para o pfsense e do pfsense eu jogo para rede.

Nos logs do load esta lotado de mensagens assim:

1      2016-12-31 18:11:08 <4> : Detected stationary source udp flood attack, dropped 68 packets, attack source: 172.16.0.100 .
          2 2016-12-31 18:51:39 <4> : Detected stationary source udp flood attack, dropped 36 packets, attack source: 172.16.0.100 .
          3 2016-12-31 19:33:32 <4> : Detected stationary source udp flood attack, dropped 29 packets, attack source: 172.16.0.100 .
          4 2016-12-31 23:35:56 <4> : Detected stationary source udp flood attack, dropped 65 packets, attack source: 172.16.0.100 .

• H
            hunterjn
            last edited by

Bom dia.

Preciso de algumas informações, tua rede tem wifi?
            Tua rede tem portas abertas alem do TS (Rule de FW ou NAT)?
            Teu ip público é fixo ou dinâmico?
            A rede 172.16.0.0 é de alguma rede interna sua?

Parece um UDP DOS. A origem pode ser um único endereço MAC (estacionário), ou algum vírus pode estar falsificando IPs internos, fazendo com que o roteador responda aos diferentes IPs internos e não acione uma regra de firewall. Porem com as informações acima conseguimos ter uma ideia melhor do que possa ser.

Juan Damo - Network Administrator

Principal área: TCP/IP (Modo escovar bits)

Também posso te ajudar com Cisco Systems, Windows Server e Zabbix.

https://www.facebook.com/hunterjn

https://juandhelper.wordpress.com/

• H
              hunterjn
              last edited by

Outra coisa que tu pode testar é o seguinte. A maioria desses dispositivos certamente está executando o Chrome e visitando sites de produtos do Google. A Google tem um protocolo chamado QUIC que move HTTPS sobre UDP construído no Chrome por um determinado tempo. Você pode obter uma quantidade bastante grande de tráfego UDP ao visitar o YouTube, Google Maps, etc. Abra o Chrome em uma das máquinas e veja chrome://net-internals/#quic para stats.
              Eu geralmente configuro o limite de udp do roteador (para roteadores gerenciáveis) para mais ou menos 20.000, para as inundações estacionárias UDP. Se você realmente começar a ser atacado, irá passar dos 20 000. Isso se o ataque estiver vindo de sua própria rede lan.

Juan Damo - Network Administrator

Principal área: TCP/IP (Modo escovar bits)

Também posso te ajudar com Cisco Systems, Windows Server e Zabbix.

https://www.facebook.com/hunterjn

https://juandhelper.wordpress.com/

• First post
                Last post
              Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.