Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Vlans nao enxergam pfsense

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    7 Posts 6 Posters 1.8k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • R
      rmartins
      last edited by

Possuo uma rede 192.168.x.0/23 e vlans na rede 10.x.x.x/8, todas as maquinas se comunicam a rede 10 chega na 192 assim como a 192 na 10, me veio a curiosidade de utilizar o pfsense então o instalei e configurei com um ip da rede 192.168.x.x só que não consigo acessar esse pfsense a partir da rede 10.x.x.x, tem q ser feita alguma configuração especifica dentro do pfsense?

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • marcellocM
        marcelloc
        last edited by

Sim. As mesmas configurações de vlan que configurou no seu switch.

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• J
          JRicardo
          last edited by

Boa tarde!

Prezado marcelloc, estou com a mesma dificuldade que o colega rmartins apresentou, já criei as vlans no PFSENSE com as mesmas tags que criei no NO Switch, ainda assim não rola comunicação do Switch com o server. Pode me tirar algumas duvidas?

1º- Preciso criar LAGG?
          2º- Preciso mesmo eliminar a Lan fisica para que seja possivel criar as VLANS?
          3º- Preciso ter um uma porta com Trunk configurada no Switch?

agradeço desde já.

• empbillyE
            empbilly
            last edited by

1º- Preciso criar LAGG?

Não

2º- Preciso mesmo eliminar a Lan fisica para que seja possivel criar as VLANS?

Não. As vlans são associadas a LAN física.

3º- Preciso ter um uma porta com Trunk configurada no Switch?

Sim, pois no pfsense você irá criar uma ou mais vlans e essas irão ser associadas a sua LAN física. Ate pode uma LAN física utilizar uma porta access/untagged do switch, mas assim você terá que ter varias interfaces físicas de rede.

A image em anexo é de nosso firewall. Veja a associação das vlans com a lan.

vlans.png
            vlans.png_thumb

https://eliasmoraispereira.wordpress.com/

• C
              chipbr
              last edited by

"VLAN catracas" é o melhor kkkkk sempre tem as catracas e CFTV pra incomodar  ;D

• empbillyE
                empbilly
                last edited by

@chipbr:

"VLAN catracas" é o melhor kkkkk sempre tem as catracas e CFTV pra incomodar  ;D

Sim!! kkkkk
                Um estagiário fez um projeto com arduino. Muito bacana!! :D

https://eliasmoraispereira.wordpress.com/

• D
                  ddorts
                  last edited by

Boa tarde Elias, pode me dar uma força :D tenho dois Switch Dell um N2048 e 1 PowerConect 2848

1. No Pfsense criei a VLAN 16 na interface LAN
                  2. Depois no N2048 criei a VLAN 16 e coloquei a porta em que o Pfsense esta ligado em Trunk.
                  3. No outro PowerConnet 2848 criei a VLAN 16 coloquei a porta de up link de ambos switch em trunk
                  4. na porta 12 do PowerConnet 2848 mudei o PVID para 16.

Na interface da VLAN 16 no pfsense eu habilitei um DHCP, quando um ligo um notebook na porta 12 do Power Conect 2848 pega ip e funciona tudo certinho se eu ligo um Roteador WIFI trabalhando como bridge não funciona de jeito nenhum se eu ligar o notebook nas portas do roteador pega ip normalmente. Pode me ajudar?

Segue print de log do DHCP o mesmo chega aparecer o pedido de ip, to perdido aqui  :o :o :o :okkk

Obrigado, att.

![Log DHCP.JPG](/public/imported_attachments/1/Log DHCP.JPG)
                  ![Log DHCP.JPG_thumb](/public/imported_attachments/1/Log DHCP.JPG_thumb)

• First post
                    Last post
                  Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.