Travamentos após segundo link ficar off line
-
Chipbr
O valor do sticky connections não pode ser inferior a 1.
Sim, a regra padrão de saída utiliza o grupo de gateway failover.
Mesmo alterando o sticky connections, o problema persiste. Acabei de testar. -
Porque não pode ser inferior a 1?
O comportamento dele é bem isso, é o timeout de quando um estado expira ou é inválido (como no caso de queda de conexão).
Qualquer valor acima de 1 informa ao pfsense que ele tem que manter aquele estado/conexão válido por um período de tempo (no caso, num link que não está funcionando) e pode ser esse o motivo das travadas.
-
O sistema não aceita valor abaixo de 1
-
Coloca o valor de sticky connections como 0 e monitora.
-
Olá Chipbr,
Não consigo setar um valor menor que 1, para o Sticky Connections. O sistema não permite.
Esta opção não seria apenas para Load Balance ?
Aqui eu não utilizo Load balance, uso apenas Failover. -
Conforme já tinha copiado acima novamente, o valor é 0 (ZERO) não "menor que 1"
-
Veja a imagem anexo.
quando coloco o valor 0, ele não deixa salvar, informando: "Por favor, selecione um valor que não seja menor que 1"Para definir este valor como 0, só se eu desativar o "Use Sticky Connections". Dai o valor fica como 0 e o campo é desabilitado.
É este procedimento que você está dizendo ?
 -
Sim, o meu está marcada a opção e o valor é 0. E está salvo.
Tenta outro navegador… parece um erro, pois você digita 0 e ele está validando menor que 1
-
Chipbr, agora testei no Chrome e Opera.
Surge o mesmo erro quando tento alterar o valor para 0.
 -
Já tentou deixar esse campo vazio e depois dar um save?
-
Se eu deixar em branco e salvar, ele aceita. Ao fazer isso ele desmarca a opção "use sticky connections"
-
A opção 0 é a default. Então basta marcar a opção "use sticky connections" q ele já utilizará o valor 0. Nao precisa preencher.
-
Olá Rlrobs,
Correto, marquei novamente a opção use sticky connections e salvei. A opção foi ativada com o valor 0. -
Realizei um teste hoje. Desconectei o link secundário.
Resultados:
Quando o PF começou acusar que o link estava com perda de pacote, logo depois perdi o acesso SSH e a interface web travou. Começou a negar as solicitações de navegação, os clientes ficaram sem internet.
Depois de mais ou menos 2 minutos a navegação voltou ao normal. Mas o SSH ficou desconectando.
O mesmo problema surgiu quando reconectei o link novamente. Até o link ser reconhecido que estava online, os travamentos surgiram.