Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Firewall Transparente / Bridge

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    4 Posts 2 Posters 812 Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • J
      joaomedina
      last edited by

Olá Pessoal!

Estou usando hoje a versão 2.3.2 para gerenciar minha rede. Hoje é bem simples, uma wan, uma lan, DHCP, FW e deu, nada demais, afinal instituição de ensino é simples mesmo hehehehe

O stress que estou tendo é para liberar todo o meu /24 para uso. Minha wan é o final .253/30 o que me limita a usar um /25 ao invés do /24 inteiro para os ip´s interno, e isso é pouco para os 2 laboratórios e a parte administrativa.

Sei q devo fazer a configuração do FW para transparente, ou bridge mas o único tutorial q achei é para a versão 2.0 e não funcionou na 2.3.2.

Alguém tem uma luz de como faço pra resolver essa bronca?

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • marcellocM
        marcelloc
        last edited by

joaomedina,

Você tem 128 endereços para "balancear" no nat de saída. Normalmente as operadoras entregam no máximo 16.

Porque precisa usar tantos ips de saída para navegação?

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• J
          joaomedina
          last edited by

Eu recebo o /24 do provedor e tenho uma forte recomendação para não usar NAT.

• marcellocM
            marcelloc
            last edited by

Estação de trabalho com ip válido é bem arriscado mas o ipv6 está aí para tornar isso padrão.

Se colocou forçadamente o ip da wan com /30, vai ter que voltar a configuração para um /24 e combinar a alteração na outra ponta também.

Depois disso, nas abas de interface assign se não me engano você tem a opção de fazer uma bridge com duas placas e atribuir um ip a elas ou na interface resultante.

Depois disso, suba um dhcp com sua faixa de ips válidos e defina as regras de acesso.

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• First post
              Last post
            Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.