Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

[Resolvido] Re: Processo Consumindo 100% CPU

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    8 Posts 2 Posters 2.6k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • D
      dbastos
      last edited by

Pessoal, boa tarde.

Meu Pfsense está com 1 processo que está consumindo 100% de um dos núcleos da CPU. No Dashboard mostra que o consumo de CPU está em 50%,  via shell, através do comando TOP, mostra que está consumindo 100% (entendi que ele está consumindo 100% de 1 dos núcleos do processador). O processador é um Pentium Dual Core de Sexta Geração.

Observei que o que está consumindo é o check_reload_status.

Esse problema começou hoje quando o meu link principal (link dedicado VIVO) ficou indisponível, então manualmente ativei um link de backup que temos com outra empresa. O problema com o link da VIVO não durou muito e logo foi restabelecido (coisa de 15 a 20 min +/-) e voltei a usa-lo, desativando o de backup.

Após esse evento percebi o aumento no consumo da CPU.

Desabilitei o DPINGER, imaginando que poderia estar relacionado, mas não tive sucesso.

O que observei até agora:

Ao tentar acessar o Package Manager > Avaliable packages tenho a seguinte mensagem:  Unable to retrieve package information.
      No dashboard, onde é exibido as releases disponíveis está sendo exibida a mensagem:  Unable to check for updates

Estou usando a release: 2.3.2-RELEASE-p1 (amd64)

Anexei a tela do shell exibindo os processos que estão consumindo recursos da máquina.

Alguém tem uma ideia do que possa ser e como resolver?

Grato.

![pfsense - Tela1.PNG](/public/imported_attachments/1/pfsense - Tela1.PNG)
      ![pfsense - Tela1.PNG_thumb](/public/imported_attachments/1/pfsense - Tela1.PNG_thumb)

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • empbillyE
        empbilly
        last edited by

Reiniciou o firewall?

https://eliasmoraispereira.wordpress.com/

• D
          dbastos
          last edited by

@empbilly:

Reiniciou o firewall?

Valeu pela resposta.

Bom, não reiniciei por estar em expediente e com muita gente por aqui ainda. Estava pretendendo fazer após as 18h, mas, como já está próximo do final do expediente resolvi apenas matar o processo que estava consumindo o recurso.

Não queria fazer isso durante o expediente também com medo de impactar em algum serviço, mas resolvi fazer agora, e funcionou hehe  ;D

Valeu!

• D
            dbastos
            last edited by

Na verdade resolveu em partes.

Após matar o processo, o consumo da CPU voltou ao normal, mas ainda não consigo acessar o package manager e também não me exibido a release mais recente do pfsense para instalação.

• empbillyE
              empbilly
              last edited by

@dbastos:

Após matar o processo, o consumo da CPU voltou ao normal, mas ainda não consigo acessar o package manager e também não me exibido a release mais recente do pfsense para instalação.

Verifica as rotas e se teu dns esta resolvendo corretamente.

• D
                dbastos
                last edited by

@empbilly:

@dbastos:

Verifica as rotas e se teu dns esta resolvendo corretamente.

DNS resolvendo corretamente.

O que fiz agora foi o seguinte:

Naveguei até: System > Update > Update Settings e dei um save sem alterar nada. Normalizou! Tanto a informação do update quanto o packege manager.  ;D

• empbillyE
                  empbilly
                  last edited by

Bacana. Se estiver tudo ok coloca teu topico como resolvido. Edita o primeiro post e no inicio coloca [RESOLVIDO]. :D

• D
                    dbastos
                    last edited by

@empbilly:

Bacana. Se estiver tudo ok coloca teu topico como resolvido. Edita o primeiro post e no inicio coloca [RESOLVIDO]. :D

Feito! ;D

• First post
                      Last post
                    Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.