WAN atravéz de uma conexão wifi
-
Boa noite!
Estou começando agora com o PFSense, e gostaria de saber se consigo configurar minha WAN para se conectar a uma rede Wi-Fi.
Já tenho uma interface wireless que vai ficar como WAN uma via cabo para LAN.
Desde já agradeço -
Não sei se entendi sua duvida, mas o ideal seria o pfsense estar na borda.
O link que seu provedor entrega entra na wan do pfsense e a partir dai tu faz as configurações necessárias para a lan e vlans, caso tu necessite.
-
Então, na verdade é o seguindo.
Meu vizinho compartilha a wifi dele comigo, então gostaria de configurar meu PFSense para receber esse sinal, e através da LAN eu compartilho via DHCP para alguns dispositivos da minha casa.Tenho 2 interface de rede conectadas ao Firewall, uma wifi e uma via cabo.
A ideia seria, receber o sinal do meu vizinho pela interface Wifi, e na LAN seria ligada ao meu Switch.
Estou usando a versão 2.3.3
Desde já agradeço.
-
Então, na verdade é o seguindo.
Meu vizinho compartilha a wifi dele comigo, então gostaria de configurar meu PFSense para receber esse sinal, e através da LAN eu compartilho via DHCP para alguns dispositivos da minha casa.Tenho 2 interface de rede conectadas ao Firewall, uma wifi e uma via cabo.
A ideia seria, receber o sinal do meu vizinho pela interface Wifi, e na LAN seria ligada ao meu Switch.
Estou usando a versão 2.3.3
Desde já agradeço.
Entendi. Não tenho certeza se no pfsense essa tua interface wifi pode trabalhar como cliente. Só você testando.
-
-
Quais são as outras opções que tem em Network-specific Wireless Configuration > Mode?
-
-
Da uma olhada nesse link.
https://doc.pfsense.org/index.php/Wireless_Details#Wireless_client_with_AES_encryption -
Infelizmente não consegui. Continuarei tentando.
-
Infelizmente não consegui. Continuarei tentando.
Faça isso com máquina virtual, funciona 100%, eu sei pq eu já usei esse tipo de configuração.
Essa maquina que vai ser seu pfSense, instale um Windows (qualquer versão) ou Linux.
Depois instale o Virtual Box, e rode o pfSense virtualmente, e na configurações de placa de rede da sua maquina virtual no programa VirtualBox,
Adaptador 01 = É referente sua placa Wan no pfSense. [Nela você opta por modo Bridge e escolha sua placa wireless]
Adaptador 02 = É referente sua placa Lan no pfSense. [Nela você opta por modo Bridge e escolha sua placa Ethernet]
Automaticamente seu pfSense vai se conectar a internet através do seu Windows ou Linux.
-
Pela definição, o modo a ser usado é infrastructure mode
https://www.lifewire.com/infrastructure-mode-in-wireless-networking-816539
Question: What is Infrastructure Mode in Wireless Networking?
Answer: Infrastructure mode wireless networking bridges (joins) a wireless network to a wired Ethernet network while supporting central connection points for local wireless clients.
E a parte específica do link que o empbilly postou
Wireless client with AES encryption
Config on the wireless page:Set Mode: Infrastructure
Set SSID: SSID of AP
Enable WPA: Checked
Set The PSK: Shared key from AP in ascii
Set WPA mode: WPA
Set wpa Key Management Mode: Pre Shared Key
Set Authentication: Open System Authentication
Set WPA Pairwise: AES
Channel: Use Auto or configure this to match the channel of the AP to which this client will connect.
Mode: Infrastructure (BSS)
SSID: The SSID of the AP to which this client will connect.
The following settings must match those found on the AP, but examples are provided:Enable WPA: Checked
WPA Pre-Shared Key: The "password" set on the AP
WPA mode: WPA2
WPA Key Management Mode: Pre Shared Key
Authentication: Open System Authentication
WPA Pairwise: AES (Recommended)
That should be it, Good luck and have fun.