Netgate Discussion Forum
    • Categories
    • Recent
    • Tags
    • Popular
    • Users
    • Search
    • Register
    • Login

Captive Portal - numero conexoes por usuario

Scheduled Pinned Locked Moved Portuguese
    9 Posts 5 Posters 2.3k Views
    Loading More Posts
    • Oldest to Newest
    • Newest to Oldest
    • Most Votes
    Reply
    • Reply as topic
    Log in to reply
    This topic has been deleted. Only users with topic management privileges can see it.
    • M
      marcoafm
      last edited by

Boa tarde.

Alguma dica de como posso limitar as conexões do Captive Portal autenticado via Radius/AD de forma que cada usuário consiga logar apenas uma sessão por vez?

Explico:

O cenário:
      Implementei o Captive Portal autenticado via Radius que por sua vez permite acesso se o usuário estiver em um grupo específico no meu AD.
      Tudo funcionando perfeitamente,

O problema:
      Preciso criar um bloqueio de forma que as pessoas não utilizem o wifi em seus equipamentos particulares.

Da forma que está as pessoas podem se conectar ao wifi e entrar com seus usuários/senhas de rede N vezes e assim elas vão ter acesso pelo notebook (cujo acesso é permitido) mas também vão conseguir pelo celular, tablet, etc…  e isso não pode acontecer.

Minha idéia então é limitar a autenticação via Radius a uma sessão por usuário. Assim a pessoa autentica pelo notebook normalmente para trabalhar e se tentar usar internet no celular por exemplo, ao entrar com usuário/senha novamente vai dar erro.

Também seria interessante a mesma solução utilizando vouchers.
      No futuro pretendo criar outro Captive Portal autenticado via voucher para visitantes e seria interessante se o visitante conseguir usar o voucher apenas em uma sessão (assim evito que aquelas pessoas que andam com 4 celulares não conecte todos na minha rede)

Obrigado.

1 Reply Last reply Reply Quote 0
      • D
        Douglas Araujo
        last edited by

Boa tarde,

https://forum.pfsense.org/index.php?topic=66809.0
        acho que esse cara vai te ajudar porem acredito que não tem como fazer varias funções no capitive portal
        tipo voucher com AD mais bloqueio via WIFI
        porem wifi dependendo da pra vc bloquear no próprio aparelho via MAC.

Network Administrator Linux and Windows

• M
          marcoafm
          last edited by

Vou dar uma olhada…

mas preciso de duas coisas distintas na verdade (tenho duas LANs no PF - LAN admin e LAN visitante):

Na LAN admin -> Utilizadas por funcionários.
          Fazer com que os funcionários acessem com seu  usuários da rede apenas uma vez, ou seja, só consiga logar no captive na sua maquina de trabalho.

Na LAN visitante  -> Utilizadas por visitantes e nos celulares corporativos para uso de skype, what's, etc...
          O problema aqui é que ao passar um voucher para um funcionário ele só deveria usar uma vez (assim como o usuário de AD mencionado acima) de forma que ele não utilize seu celular particular ou qualquer outro dispositivo e pior ainda, passe o voucher dele pra algum amigo da produção (aqui é uma industria) que também ira conectar o celular particular. E no caso dos visitantes, se o cara tem 2 dispositivos, laptop e celular, eu passaria 2 vouchers sem problema e em compensação o visitante só ira conseguir usar dois dispositivos na minha rede (tem gente q anda com laptop, tablet, 3 celulares.... já pensou uma unica pessoa "pendurar" isso tudo em nossas redes... ?

• F
            fabianopolone
            last edited by

Estou com o mesmo problema.

Aqui na escola as pessoas ( Funcionários ) estão passando seu usuário e senha para os alunos, assim no log aparece por exemplo 2 usuários logados com o mesmo nome.

Queria restringir para o usuário poder logar somente um aparelho por vez assim ele vai ter que desconectar o wifi do celular para conseguir se logar em seu notebook.

aguardo e obrigado

• R
              reinaldo.feitosa
              last edited by

Coloque 1 em Maximum concurrent connections

• F
                fabianopolone
                last edited by

Olá

Porem ai não vai deixar conectar somente um usuário? ou todos os usuários poderão se conectar porem somente 1 conexão simultaneamente

Aguardo e Obrigado

• marcellocM
                  marcelloc
                  last edited by

@fabianopolone:

Porem ai não vai deixar conectar somente um usuário? ou todos os usuários poderão se conectar porem somente 1 conexão simultaneamente

Uma conexão concorrente por usuário…

Treinamentos de Elite: http://sys-squad.com

Help a community developer! ;D

• F
                    fabianopolone
                    last edited by

Obrigado

vou tentar aqui e já mando de seu

• M
                      marcoafm
                      last edited by

Bom dia.

obrigado pela resposta. Eu realmente nem tinha percebido esta opção la no PF….

Uma forma para impedir os usuários de acessar com seus dispositivos particulares é fazer reservas no DHCP para os celulares corporativos e permitir somente os IPs cadastrado lá no CP.

• First post
                        Last post
                      Copyright 2025 Rubicon Communications LLC (Netgate). All rights reserved.