Pfsense não se comunica com servidor RESOLVIDO
-
Tu tem dois AD na tua rede, certo? E um deles não se comunica com o pfsense?Tu já colocou o IP manual nesse outro serv que não comunica?
-
Obrigado pelo retorno !
Esse que não comunica é o DHCP e o controlador do AD, ele tem o ip fixo 192.168.0.2.
Já desativei a firewall do windows e mesmo assim nao conecta. Mas é so o pfsense que não consegue conectar nele.
De qualquer outro computador da rede as conexoes são feitas normalmente. Telnet conecta nmap mostra as portas abertas mas só o pfsense que não consegue.
Esse 2008 tem uma placa de rede dual, a segunda fica sempre desativada. Hoje eu ativei ela, fixei um ip e exatamente o mesmo cenário, o pfsense não enxerga nada nela enquanto qualquer outro computador da rede enxerga. -
Faça um teste. Desabilita o DHCP dessa máquina e deixa o teu pfsense como DHCP da tua rede.
-
vou ter que esperar o final do expediente pra fazer esse teste.
depois falo o resultadoobrigado !
-
Desconfio que tem dois servidores DHCP na sua rede. Veja todos os servidores, roteadores etc. Veja quem está com o DHCP ativo.
-
Obrigado pelo retorno !
Esse que não comunica é o DHCP e o controlador do AD, ele tem o ip fixo 192.168.0.2.
Já desativei a firewall do windows e mesmo assim nao conecta. Mas é so o pfsense que não consegue conectar nele.
De qualquer outro computador da rede as conexoes são feitas normalmente. Telnet conecta nmap mostra as portas abertas mas só o pfsense que não consegue.
Esse 2008 tem uma placa de rede dual, a segunda fica sempre desativada. Hoje eu ativei ela, fixei um ip e exatamente o mesmo cenário, o pfsense não enxerga nada nela enquanto qualquer outro computador da rede enxerga.Vc tem algum anti-vírus instalado nesse Servidor AD ???
Ja passei por caso parecido, tenho um cliente com gerenciado por AD, e a vezes uma determinado computador não conseguia acessar os compartilhamento…etc. Depois de um tempo eu descobri o problema, era o anti-vírus do Servidor que bloqueava o acesso do computador.
No caso aqui era o Kapersky. -
desculpem pela demora mas não tenho muito tempo para fazer testes a não ser no final do expediente pois a maquina esta em produção.
Desconfio que tem dois servidores DHCP na sua rede. Veja todos os servidores, roteadores etc. Veja quem está com o DHCP ativo.
danilo, chequei e não existe nenhum outro dispositivo com o dhcp habilitado na rede não.
@andrezaomac:Obrigado pelo retorno !
Esse 2008 tem uma placa de rede dual, a segunda fica sempre desativada. Hoje eu ativei ela, fixei um ip e exatamente o mesmo cenário, o pfsense não enxerga nada nela enquanto qualquer outro computador da rede enxerga.Vc tem algum anti-vírus instalado nesse Servidor AD ???
Ja passei por caso parecido, tenho um cliente com gerenciado por AD, e a vezes uma determinado computador não conseguia acessar os compartilhamento…etc. Depois de um tempo eu descobri o problema, era o anti-vírus do Servidor que bloqueava o acesso do computador.
No caso aqui era o Kapersky.andre tem um bitdefender nesse servidor, já fizemos o teste desabilitando ele e não resolve, desabilitamos a firewall do windows tambem e não vai.
pelo que vejo o problema é só entre o pfsense e o 2008.
não consigo imaginar o que está causando isso.
-
Faz isso que eu te disse. Deixa o pfsense como teu servidor DHCP na tua rede.
-
pessoal consegui contornar o problema aqui.
a placa do 2008 é dual, fixei um ip na segunda interface e reiniciei o server 2008 e o pfsense e funcionou.
ainda não consegui resolver o problema do pfsense 192.168.0.1 para o server 2008 192.168.0.2 todas as portas ficam bloqueadas.
com a segunda interface com o ip 192.168.0.18 funcionou perfeitamente.
vou continuar tentando e quando descobrir posto aqui
muito obrigado pela atenção de todos !
abraço
-
pessoal consegui contornar o problema aqui.
a placa do 2008 é dual, fixei um ip na segunda interface e reiniciei o server 2008 e o pfsense e funcionou.
ainda não consegui resolver o problema do pfsense 192.168.0.1 para o server 2008 192.168.0.2 todas as portas ficam bloqueadas.
com a segunda interface com o ip 192.168.0.18 funcionou perfeitamente.
vou continuar tentando e quando descobrir posto aqui
muito obrigado pela atenção de todos !
abraço
mauro5599, Sua interface .0.2 ta com todas as settings de default gw corretas? Eu ja vi servidores perderem o gateway padrao das configs da placa de rede ao reiniciar.
-
agradeço o tempo de todos que tentaram ajudar !
hoje consegui identificar o problema.
na placa que estava com o ip final 2 tinham dois protocolos desativados, os protocolos eram:
driver de e/s do mapeador de descoberta de topologia
respondente de descoberta de topologia de camadaativei os dois e funcionou na hora, o que mais me intriga é que sempre funcionou com esses dois protocolos desativados.
muito obrigado a todos !
-
Edita seu primeiro post como RESOLVIDO.
-
Boa tarde mauro5599,
Seu servidor Windows não é IP estático?
Se não, deixe ele com IP estático (fixo) e ajuste o NAT para o IP fixo.
-
Boa tarde mauro5599,
Seu servidor Windows não é IP estático?
Se não, deixe ele com IP estático (fixo) e ajuste o NAT para o IP fixo.
sim ele é fixo, o NAT estava apontando para o ip fixo sim.
o problema eram esses dois protocolos desativados, mas agora já está funcionando corretamente. -